Com Rui Vitória confirmado como sucessor de Jorge Jesus no comando técnico do Benfica, algumas vozes manifestam-se duvidosas quanto à capacidade do treinador ribatejano estar à altura das exigências. O seu currículo é, realmente, curto – apenas um título conquistado, mas logo uma Taça de Portugal diante …do Benfica – mas nada que não tenha acontecido várias vezes ao longo da história do clube da Luz.
Na verdade, de todos os treinadores que foram campeões nacionais com o Benfica, apenas onze já tinham conquistado qualquer outro troféu antes de assumirem o comando dos encarnados e, desses, cinco tinham apenas um título. Outros seis treinadores que foram campeões com o Benfica não haviam ganho qualquer prova antes de chegarem à Luz.
Por isso, Rui Vitória chegará ao comando do Benfica nas mesmas condições que históricos como Janos Biri, Otto Glória, Jimmy Hagan ou o próprio Jorge Jesus. E com melhor currículo que Toni, John Mortimore ou Fernando Riera, entre outros.
Os dois primeiros treinadores que conduziram o Benfica à conquista do campeonato nacional tinham apenas um troféu quando chegaram ao clube: Lipo Hertzka e Janos Biri. Hertzka ganhara um título espanhol com o Real Madrid (sem qualquer derrota) e Biri ganhara o campeonato distrital do Porto à frente do FC Porto.
O terceiro treinador campeão pelo Benfica, o inglês Ted Smith, chegou à Luz sem qualquer título no seu CV. E depois de deixar o clube encarnado também nunca mais ganhou outro troféu.
O mesmo não se pode dizer de Otto Glória. O brasileiro chegou ao Benfica depois de ganhar um estadual do Rio de Janeiro mas ainda como adjunto de Zezé Moreira. Na primeira passagem pela Luz ganhou três vezes a Taça de Portugal, troféu que repetiu à frente do Sporting, antes de vencer três campeonatos consecutivos na Luz entre 1968 e 1970. Mais tarde, ganharia o campeonato paulista com a Portuguesa, em 1973.
Guttmann titulado
Béla Guttmann, por seu lado, sabia bem o que era ganhar troféus quando chegou à Luz pela primeira vez, pois já tinha ganho na Hungria, Brasil e Itália. Mas também ele foi vítima da sua maldição e depois de ter abandonado o Benfica nunca mais ganhou qualquer título.
Fernando Riera e Elek Schwartz foram outros treinadores que só depois de assumirem o comando do Benfica conheceram o sabor da conquista de um título. Pelo meio, Lajos Czeizler apresentou-se na Luz com nada menos que nove troféus ganhos na Suécia, com o IFK Noorkoping, e em Itália, com o AC Milan. O Benfica acabou por ser o seu último clube.
O inglês Jimmy Hagan tinha ganho a Taça da Liga inglesa em 1966 à frente do West Bromwich Albion quando chegou ao Benfica. Conduziu o clube da Luz a três campeonatos consecutivos, sendo que o de 1972/73 foi o primeiro da história do clube sem qualquer derrota.
Depois de Hagan foi a vez de Mirolad Pavic ganhar o campeonato português à frente do Benfica, mas antes o sérvio já havia somado troféus na Bélgica e em Espanha.
Finalmente, o primeiro treinador português a sagrar-se campeão nacional à frente do Benfica, Mário Wilson, também não havia ganho qualquer troféu antes. Wilson, que orientou o clube em três ocasiões diferentes, foi campeão nacional em 1975/76.
Depois de Wilson, John Mortimore, Lajos Baroti e Sven-Goran Eriksson foram três outros treinadores estrangeiros campeões com o Benfica. Apenas Mortimore chegou sem qualquer título, acabando por ser campeão duas vezes, com um intervalo de dez anos, em 1976/77 e 1986/87. O húngaro chegou à Luz já com sete troféus na bagagem conquistados no seu país natal e na Áustria e o sueco aterrou em Lisboa com três troféus à frente do IFK Gotemburgo, entre eles uma Taça UEFA em 1982.
Depois de ter sido adjunto de Eriksson, Toni tornou-se no segundo treinador português a ganhar o campeonato nacional no comando do Benfica. Na primeira vez, em 1988/89, tinha no curriculum os títulos conquistados naquela qualidade em 1983 e 1984. Voltaria a ser campeão em 1993/94.
Trapattoni como mais titulado
Em 2004/05 Giovanni Trapattoni chegou à Luz como o treinador mais titulado de sempre a assumir o comando da equipa. O campeonato português conquistado nessa época foi o 12.º troféu da carreira, todos eles conquistados à frente de clubes italianos.
Finalmente, Jorge Jesus chegou ao Benfica em 2009 depois de já ter conquistado um troféu com o Sp. Braga, a Taça Intertoto. Na Luz tornou-se no primeiro treinador português a ganhar três campeonatos (2009/10, 2013/14 e 2014/15) e saiu do clube como o mais titulado na história do Benfica: dez troféus.
A LISTA DOS TREINADORES CAMPEÕES
COM TÍTULOS QUANDO CHEGARAM AO BENFICA
Lipo Hertzka
Janos Biri
Otto Glória
Bela Guttmann
Lajos Czerzler
Jimmy Hagan
Mirolad Pavic
Lajos Baroti
Sven-Goran Eriksson
Giovanni Trapattoni
Jorge Jesus
SEM TÍTULOS QUANDO CHEGARAM AO BENFICA
Ted Smith
Fernando Riera
Elek Schwartz
John Mortimore
Mário Wilson
Toni