_
1/2
O primeiro golo de uma carreira fica sempre na memória e Samaris recordará sempre o dia 13 de janeiro de 2013, num jogo pelo Panionios, fora, diante do Larissa.Estreou-se a marcar na liga grega e dedicou o golo à mãe, Aggeliki, que se opunha ao sonho deste em ser futebolista. Preferia ver o filho na universidade. Finalmente, Samaris conseguia vingar no futebol, contra todas as dificuldades.
De águia ao peito estreou-se a marcar sábado, diante do Moreirense, depois de uma época inteira a tentar fazê-lo. Até atingir o atual patamar, o caminho não foi fácil. No Panachaiki, para onde se transferiu em 2006, Samaris era um "10" com técnica... mas lento.Em 2009, entrou em conflito com o presidente, este passou a mensagem de que era má influência, e o médio deixou o clube acusado de tentar lesionar dois colegas.
De imaturo a essencial
No Olympiacos, por exemplo, foi acusado de ser imaturo após uma derrota com o PSG, na Champions. Samaris deixou o relvado em lágrimas, mas Míchel segurou-o.
Na seleção grega demorou a convencer Fernando Santos mas com Rui Vitória parece estar a acontecer o oposto. Sempre concentrado, Samaris é um lutador por natureza. Até o facto de falar português fluentemente impressiona qualquer um. Precisou de 40 jogos para marcar o primeiro golo no Benfica, é certo, mas fê-lo da maneira que mais gosta: com um grande remate com o pé direito.
Quinto jogador grego a faturar
Demorou, mas Samaris conseguiu, finalmente, marcar o primeiro golo peloBenfica, juntando-se a outros quatro jogadores gregos que passaram pela Luz. Fyssas foi o primeiro a fazê-lo, com o bónus de ter ajudado à conquista de uma Taça de Portugal frente ao FC Porto, em 2003/04. Em 2006/07 chegou Katsouranis, que, em três épocas, faturou em 15 ocasiões. Antes, na época de 2005/06, já Karagounis havia marcado pelo Benfica.Curiosamente, Mitroglou, que chegou aos encarnados apenas esta temporada, ainda fez primeiro o gosto... à cabeça.
NÚMEROS
40 Número de jogos oficiais de Samaris com a camisola do Benfica. Soma 30 partidas na Liga NOS, 5 na Liga dos Campeões, 1 na Taça de Portugal, 3 na Taça da Liga e tem ainda uma participação na Supertaça Cândido de Oliveira
14 Número de golos que soma na carreira o médio grego, que custou ao Benfica 10 milhões de euros no verão de 2014. Antes de ter faturado pelas águias, já o tinha feito ao serviço de Panachaiki (3), Panionios (6) e Olympiacos (4)
Pode viver noite especial, tornando-se no melhor marcador português das águias neste século
Otamendi e Dahl não podem ver cartão na 3.ª feira caso queiram ser opção para Madrid, o mesmo sucedendo com Lukebakio
Rui Malheiro explica como o avançado cria "perigo real" e o que Mourinho espera dele
Georgy Yermakov acredita que o compatriota ainda "vai dar um passo em frente" no seu rendimento
Adidas lançou novos equipamentos para 2026 à imagem do maior nome da música reggae
Equipa de Roterdão suou para derrotar o Go Ahead Eagles
Belga diz ter aprendido muitas coisas com o técnico do Benfica
Central de 25 anos, formado no Benfica, deixou o Aris de Salónica
Ex-Santa Clara estreou-se a marcar no campeonato
Avançado português protagoniza exibição de gala em Glasgow. Cláudio Braga também marcou