_
O Sindicato dos Jornalistas emitiu um comunicado a condenar as palavras utilizadas por Valdemar Duarte, na BTV, durante o encontro entre o Benfica e o FC Porto, a contar para a Taça da Liga, onde apelidou jogadores dos dragões de "corja" e "bandidos mor", entre outras expressões.
"O Sindicato dos Jornalistas lastima e repudia os comentários ofensivos proferidos por Valdemar Duarte no relato do jogo entre o Benfica e o F. C. Porto, na terça-feira à noite, em Braga. A forma como Valdemar Duarte, que tem carteira profissional de jornalista e trabalha na BTV, se referiu aos adversários é atentatória dos valores defendidos no Código Deontológico e envergonha os jornalistas e o jornalismo. Considerando que as afirmações proferidas, que podem até configurar um discurso de incitamente ao ódio e à violência, a Direção do SJ remeteu para o Conselho Deontológico um pedido de apreciação sobre as mesmas e exorta a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista e a Entidade Reguladora para a Comunicação Social a tomarem posição sobre o que foi dito por Valdemar Duarte na BTV", pode ler-se na nota divulgada.
De qualquer forma, o organismo pretende ainda que o próprio canal tome uma posição sobre o que se passou no canal, durante a partida que ditou o afastamento do Benfica da final da Allianz Cup: "O SJ lamenta ainda que, publicamente, a BTV não se tenha ainda pronunciado ou distanciado das ofensas proferidas em antena. Não basta ter um título para se ser jornalista. São os princípios e os valores, vertidos no Código Deontológico da profissão, que fazem um jornalista".
Por Valter MarquesDragões voltam a sublinhar "erros infelizes dos árbitros" e falam nas publicações das águias, que "clamam por ainda mais penáltis"
Águias tentam novo apuramento para os oitavos-de-final
'Marca' revela que merengues consideram François Letexier um juiz com "vasta experiência em jogos importantes na Champions"
Jovem avançado feliz por continuar a jogar pelas águias
Internacional inglês, recém-contratado, não pode desempenhar a atividade profissional sem visto de trabalho na Holanda
Adidas lançou novos equipamentos para 2026 à imagem do maior nome da música reggae
Equipa de Roterdão suou para derrotar o Go Ahead Eagles
Ao que tudo indica, caso estará relacionado com uma disputa familiar
Internacional português ruma à Suíça após rescindir com o Tondela
Avançado inglês estava sem clube depois de ter rescindido com o Chelsea