A utilização da palavra "corja" no "relato do jogo entre Benfica e FC Porto" é vista como "atentatória dos valores defendidos no Código Deontológico"
O Sindicato dos Jornalistas emitiu um comunicado a condenar as palavras utilizadas por Valdemar Duarte, na BTV, durante o encontro entre o Benfica e o FC Porto, a contar para a Taça da Liga, onde apelidou jogadores dos dragões de "corja" e "bandidos mor", entre outras expressões.
"O Sindicato dos Jornalistas lastima e repudia os comentários ofensivos proferidos por Valdemar Duarte no relato do jogo entre o Benfica e o F. C. Porto, na terça-feira à noite, em Braga. A forma como Valdemar Duarte, que tem carteira profissional de jornalista e trabalha na BTV, se referiu aos adversários é atentatória dos valores defendidos no Código Deontológico e envergonha os jornalistas e o jornalismo. Considerando que as afirmações proferidas, que podem até configurar um discurso de incitamente ao ódio e à violência, a Direção do SJ remeteu para o Conselho Deontológico um pedido de apreciação sobre as mesmas e exorta a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista e a Entidade Reguladora para a Comunicação Social a tomarem posição sobre o que foi dito por Valdemar Duarte na BTV", pode ler-se na nota divulgada.
Relacionadas
De qualquer forma, o organismo pretende ainda que o próprio canal tome uma posição sobre o que se passou no canal, durante a partida que ditou o afastamento do Benfica da final da Allianz Cup: "O SJ lamenta ainda que, publicamente, a BTV não se tenha ainda pronunciado ou distanciado das ofensas proferidas em antena. Não basta ter um título para se ser jornalista. São os princípios e os valores, vertidos no Código Deontológico da profissão, que fazem um jornalista".
Se, dentro das quatro linhas, 2025 não está a ser um sucesso, na bolsa, as ações da SAD encarnada brilham
Presidente da MAG do Benfica em entrevista exclusiva a Record
José Pereira da Costa, presidente da MAG, em entrevista exclusiva a Record
José Pereira da Costa fala sobre hipótese de queda da Direção em caso de novo chumbo das contas
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Subdiretor de Record avalia últimas declarações do treinador do Benfica sobre o plantel
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa