_
Os benfiquistas Nicolás Otamendi, Richard Ríos e Vangelis Pavalidis estão entre os jogadores com mais utilização no último ano. Os dados são de um estudo do Observatório do Futebol (CIES), que abrange os futebolistas mais robustos fisicamente e inclui clube e seleção.
Se olharmos pelo lado dos minutos, o capitão das águias, de 37 anos, surge em terceiro lugar, com 5.837 em campo e 65 partidas. O paraguaio Junior Alonso (At. Mineiro) leva o ouro neste ranking, com 6.036 minutos, ao passo que Hans Vanaken, que ainda recentemente o vimos jogar em Alvalade, pelo Club Brugge, ocupa o segundo lugar, com 5.925.
Se alargarmos o periodo de análise a dois anos, Otamendi sobe para primeiro lugar, com 11.466 minutos, distribuídos por 123 encontros. Já o internacional português Bruno Fernandes, de 31 anos, está no topo de tempo de jogo a três anos, com 16.880. O capitão do Manchester United é, aliás, o jogador com mais encontros disputados nos últimos cinco anos (327), com Bernardo Silva, do rival City, a ocupar o quarto lugar (313). Otamendi fecha os dez primeiros, com 304 jogos em cinco anos.
Regressando aos últimos 365 dias, o português Vitinha surge no top-10 dos jogadores com mais tempo em campo, somando 5.683 minutos, o que lhe vale o quinto lugar. Se olharmos para os jogos, então o médio do PSG, de 25 anos, é lider, com 72 partidas, tantas quantas o goleador das águias, Pavlidis, de 27, (5.073 minutos). Nesta perspetiva, o médio Richard Ríos, contratado ao Palmeiras, está em sexto lugar, com 69 jogos (5.149).
Convém ter em atenção que o estudo do CIES foi divulgado antes do encontro entre PSG e o Flamengo, campeões europeu e sul-americano, respetivamente, para a Taça Intercontinental e que decorre nesta altura. Vitinha está em campo, pelo que será necessário atualizar os dados do médio da Seleção Nacional.
Encontro dos oitavos de final da Taça de Portugal agendado para as 20h45
Declarações em julgamento menos explícitas do que na fase de inquérito sobre conversas com José Veiga, Otávio Correia e Rui Rangel
Estudo do Observatório do Futebol destaca Otamendi, Ríos e Pavlidis
Acompanhe todas as incidências do encontro dos 'oitavos' da Taça de Portugal
Avançado do PSG eleito o melhor jogador do Mundo com 50 pontos, mais 11 do que Yamal e 15 do que Mbappé
Ousmane Dembélé levou a melhor na votação do prémio da FIFA
Em causa a lesão e consequente ausência de Assane Diao na CAN’2025
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Nuno Mendes, João Neves, Vitinha e Gonçalo Ramos querem sair do Qatar com novo troféu no bolso
Internacional japonês é reforço do emblema de Amesterdão