Saiba o que diz o Regulamento Disciplinar da Liga
O soco de Samaris a Diego Ivo no tempo de compensação do Moreirense-Benfica tem feito correr muita tinta e coloca o médio encarnado no centro de todas as atenções, com várias vozes a pedirem um castigo para o jogador - o Sporting, por exemplo, solicitou o levantamento de um auto por flagrante delito, que levará à abertura de um processo sumário.
Ora, precisamente por se tratar sempre de um processo sumário - e não de uma suspensão decorrente de uma expulsão em jogo -, o médio grego pode ficar de fora até um máximo de um mês - ao contrário do que poderia suceder caso a agressão tivesse sido observada pelo árbitro Tiago Martins (aí a situação - analisada com base no artigo 151 do Regulamento Disciplinar da Liga - poderia acarretar uma suspensão entre um e 10 jogos).
O caso será, ao invés, analisado com base nos artigos 257.º e 258.º, sendo que neste segundo artigo está escrito que "se considera verificada em flagrante a infração que é detetada através de objetos ou sinais percecionados diretamente, ainda que através da visualização de imagens televisivas, que mostrem claramente que a infração foi cometida e o agente nela participou". Será por esta via que o caso de Samaris será analisado - com base em imagens televisivas ou outras.
Por agora o pedido do Sporting irá ser analisado pela Comissão de Instrutores, que tem três dias para elaborar o auto que será depois enviado ao Conselho de Disciplina (CD), a quem cabe a decisão de castigar ou absolver o jogador no prazo de cinco dias. O processo poderá conhecer 15 dias de apreciação adicionais, isto caso o CD entenda como indispensável a execução de diligências para apurar a verdade dos factos.
Uma coisa é certa: a 12 dias do dérbi com o Sporting, o internacional helénico corre sérios riscos de ser baixo para essa partida e, adicionalmente, falhar outros três encontros (Marítimo, Estoril e Rio Ave).
Notícia atualizada às 22.16
Antigo jogador esteve com o candidato a percorrer o Alentejo
Capitão do Benfica desolado no final do encontro com o Santa Clara
Triunfo claro dos leões por 42-32
'Fideo' deixou comentário na publicação que o Benfica fez sobre o central no final do jogo com o Santa Clara
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Derrotou Miguel Azevedo na eleição realizada esta sexta-feira
Interrogatório do Benfica-Santa Clara
Sem opção de compra