Martim Mayer reiterou que pretende manter José Mourinho no comando técnico do Benfica, pelo menos, até final da temporada. O candidato à presidente do Benfica revelou, entrevista ao Now, que a estrutura que desenhou em conjunto com Louis van Gaal contempla o setubalense e explicou já ter identificado o problema da equipa."
O empresário começou por comentar a derrota com o Newcastle. "Foi uma derrota pesada, que não devia ter acontecido. Não gosto de ver o Benfica jogar assim, acho que falta espírito de grupo. Tem de se resolver isso rapidamente e espero que José Mourinho esteja a tomar as medidas necessárias para rapidamente corrigir isso. Ainda é possível passar [a fase de Liga da Champions]. É preciso muita fé, mas eu tenho sempre fé."
Depois, detalhou. "Há uma coisa que é sintomática e que se percebe há bastante tempo. Por isso é que já disse que o treinador é um paliativo. O Benfica tem problemas mais profundos para resolver. É preciso olhar para a estrutura do futebol do Benfica e fazer alterações. Obviamente, a componente psicológica, seja de uma empresa, seja dos jogadores, influencia muito a performance de todos nós. O Benfica, sempre que começa um jogo a perder, fica em baixo, não vê isso como uma oportunidade para dar a volta, ir para cima do adversário. Isso vê-se até na cara dos jogadores. É preciso olhar para a componente psicológica no balneário, ir mais a fundo e ver o que não está a funcionar na estrutura."
O neto do antigo presidente Borges Coutinho defende a mudança, mas deixa Mourinho a salvo. "Tem contrato até final da época. Não o conheço, nunca na minha vida falei com José Mourinho. Vou ter de o conhecer e ter uma conversa com ele e Andries Jonker [diretor-geral para o futebol], que vai estar ao mesmo nível hierárquico que ele. Vai ser muito importante ter essa conversa. A bem da estabilidade, entendo que deve continuar, pelo menos até final da época."
A permanência de Mourinha já estava planeada. "Pessoalmente, conto com Van Gaal, porque é uma pessoa que considero muito como filósofo de futebol. Ajudou-me imenso a desenhar o formato do futebol do Bengfica e a perceber as lacunas da estrurtura. Van Gaal deu-me uma opinião o mais positiva possível de Mourinho."
Para Mayer, o setubalense pode continuar para lá do final da temporada. "Não se conhecem todos os detalhes do contrato, eu também não os conheço e, às vezes, é nos pormenores que estão os problemas. José Mourinho é treinador do Benfica e espero que seja bem-sucedido comigo. Acho que se encaixará muitíssimo bem com Jonker."
Em 15 dias, líder reeleito convenceu mais 25 mil sócios que cavaram fosso para Noronha Lopes
Candidato derrotado na segunda volta das eleições do Benfica estará na Luz acompanhado pelos filhos; Manteigas também estará nas bancadas
Após serem considerados os votos nulos e brancos
Advogado aceitou convite de Rui Costa e estará este domingo, pelas 20h30, na Luz a assistir ao Benfica-Casa Pia
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Presidente da FIFA assegurou ainda que o organismo está a estudar maneiras de tornar o jogo mais fluído
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Japonês vai para o 17.º clube e para a 41.ª temporada como profissional
Treinador português assegura que não tentou convencer o internacional português a rumar ao Fenerbahçe