Candidato à presidência nota falta de "espírito de grupo" no Benfica
Martim Mayer reiterou que pretende manter José Mourinho no comando técnico do Benfica, pelo menos, até final da temporada. O candidato à presidente do Benfica revelou, entrevista ao Now, que a estrutura que desenhou em conjunto com Louis van Gaal contempla o setubalense e explicou já ter identificado o problema da equipa."
O empresário começou por comentar a derrota com o Newcastle. "Foi uma derrota pesada, que não devia ter acontecido. Não gosto de ver o Benfica jogar assim, acho que falta espírito de grupo. Tem de se resolver isso rapidamente e espero que José Mourinho esteja a tomar as medidas necessárias para rapidamente corrigir isso. Ainda é possível passar [a fase de Liga da Champions]. É preciso muita fé, mas eu tenho sempre fé."
Depois, detalhou. "Há uma coisa que é sintomática e que se percebe há bastante tempo. Por isso é que já disse que o treinador é um paliativo. O Benfica tem problemas mais profundos para resolver. É preciso olhar para a estrutura do futebol do Benfica e fazer alterações. Obviamente, a componente psicológica, seja de uma empresa, seja dos jogadores, influencia muito a performance de todos nós. O Benfica, sempre que começa um jogo a perder, fica em baixo, não vê isso como uma oportunidade para dar a volta, ir para cima do adversário. Isso vê-se até na cara dos jogadores. É preciso olhar para a componente psicológica no balneário, ir mais a fundo e ver o que não está a funcionar na estrutura."
Relacionadas
O neto do antigo presidente Borges Coutinho defende a mudança, mas deixa Mourinho a salvo. "Tem contrato até final da época. Não o conheço, nunca na minha vida falei com José Mourinho. Vou ter de o conhecer e ter uma conversa com ele e Andries Jonker [diretor-geral para o futebol], que vai estar ao mesmo nível hierárquico que ele. Vai ser muito importante ter essa conversa. A bem da estabilidade, entendo que deve continuar, pelo menos até final da época."
A permanência de Mourinha já estava planeada. "Pessoalmente, conto com Van Gaal, porque é uma pessoa que considero muito como filósofo de futebol. Ajudou-me imenso a desenhar o formato do futebol do Bengfica e a perceber as lacunas da estrurtura. Van Gaal deu-me uma opinião o mais positiva possível de Mourinho."
Para Mayer, o setubalense pode continuar para lá do final da temporada. "Não se conhecem todos os detalhes do contrato, eu também não os conheço e, às vezes, é nos pormenores que estão os problemas. José Mourinho é treinador do Benfica e espero que seja bem-sucedido comigo. Acho que se encaixará muitíssimo bem com Jonker."
Eleições do Benfica marcadas para 25 de outubro
Antigo presidente visa ainda o que chamou "uma frente de radicais" e o "candidato João Lopes"
Em entrevista ao Jornal Económico, candidato à presidência fala de "projetos que começam e acabam ao sabor de um resultado"
Candidato à presidência nota falta de "espírito de grupo" no Benfica
Encarnados lideram ranking de 100 clubes onde também constam Sporting, FC Porto e Sp. Braga
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana