Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.

Rui Costa: o perfil, as ideias e as frases da campanha

Atual presidente concorre novamente à liderança do clube
04 de outubro de 2025 às 17:08
Atual presidente concorre novamente à liderança do clube
04 outubro 2025 - 17:08

Rui Costa, o atual presidente, de 53 anos, tem um longo percurso ligado ao Benfica, primeiro como jogador e depois como dirigente. Com apenas nove anos, depois de se ver que tinha jeito para a bola no Damaiense, tentou a sorte no clube do coração. E de lá não saiu, até 1994, quando foi transferido para a Fiorentina. Regressou à Luz, mais tarde, já com 34 anos, para acabar a carreira e depois entrou na estrutura.

Foi diretor-desportivo, vice-presidente e acabou por render Luís Filipe Vieira, quando este foi detido. Em 2021 foi a eleições e esmagou Francisco Benitez, mas nestes últimos quatro anos limitou-se a conquistar um título de campeão nacional, uma Supertaça e uma Allianz Cup. Um currículo como presidente que ficou aquém das expectativas, mas vai novamente à luta para procurar a reeleição.

Lista

Humberto Coelho, antigo central e capitão do Benfica, é a principal surpresa na lista de Rui Costa, candidata à Direção do Benfica. O ex-selecionador nacional e 'vice' da FPF, de 75 anos, junta-se agora ao presidente e candidato a um segundo mandato à frente dos destinos do clube. Já Fernando Tavares, atual vice-presidente para as modalidades, deixará de ser dirigente, 22 anos depois de estado ao lado de Luís Filipe Vieira, na primeira eleição deste, uma vez que não integra qualquer lista. Tomás Barroso, antigo capitão de basquetebol, é agora candidato à pasta das modalidades.

Por outro lado, confirma-se a presença de Nuno Catarino na Direção, como primeiro vice-presidente, apenas atrás de Rui Costa. José Pereira da Costa lidera a candidatura à Mesa da Assembleia Geral, órgão a que preside desde a demissão de Fernando Seara, durante uma reunião magna, em 2024. Já o Conselho Fiscal tem à frente Raul Martins, filho de Fernando Martins, presidente que contratou Eriksson e fechou o 3.º anel do antigo estádio.

DIREÇÃO

Presidente: Rui Costa

Vice-Presidente: Nuno Catarino 

Vice-Presidente: Humberto Coelho

Vice-Presidente: Domingos D'Almeida Lima

Vice-Presidente: Manuel Henriques de Brito

Vice-Presidente: José Francisco Gandarez

Vice-Presidente: Tomás Barroso

Vice-Presidente: Mónica Sabrosa

Vice-Presidente: José Martinez Taboada

CONSELHO FISCAL

Presidente: Raul Fernando Martins

Vice-Presidente: João Cordeiro Augusto

Vogal: António Mendes Barreira

Vogal: Manuel Simões Agria

Vogal: Rui Mendonça Rodrigues

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

Presidente: José Pereira da Costa

Vice-Presidente: Rodolfo Mascarenhas Lavrador

1º Secretário: Rita Cunha Leal

2º Secretário: Miguel Vasconcelos Ferreira

3º Secretário: Ana Rita Henriques

COMISSÃO DE REMUNERAÇÕES

Presidente: Eduardo Stock da Cunha

Vice-Presidente: Carlos Albuquerque

1º Secretário: José Levy Aires

2º Secretário: José Manuel Appleton

3º Secretário: Rute Santa Marta

Propostas

O programa de Rui Costa para 2025-29, sob o mote "só o Benfica importa", já foi divulgado e: sócios e adeptos; futebol, modalidades, finanças, comercial e marketing, infraestruturas, sustentabilidade e boas práticas, institucional, comunicação e internacional. Na condição de atual presidente, a obra feita e o desejo de continuar o que de bom foi feito, assim como de melhorar os pontos menos felizes, foi algo que o próprio já várias vezes vincou. Numa entrevista a Record, Rui Costa falou dos pontos positivos - "o Benfica está muito melhor e há muitos dados que provam isso" - que fez no seu mandato e que servem de base para o que vem aí, como a "remodelação que foi feita no futebol profissional e a estratégia desportiva que foi utilizada".

"Quando entrámos agarrei num clube com mais de 60 jogadores sob contrato, um plantel principal com 13 jogadores acima dos 30 anos e com bastante influência no onze. Isto não é sobre a qualidade dos jogadores em si, mas sobre o quanto podem render economicamente ao clube no futuro. E o Benfica até tinha uma situação financeira estável, mas não tinha ativos para preparar o futuro. Esta situação obrigou a medidas drásticas para remodelar tudo e agora acabo o mandato com um plantel de 29 jogadores, sendo que três [Bah, Bruma e Manu] estão lesionados com longas paragens. Acabo o mandato com um plantel que tem 11 jogadores da formação e apenas seis acima dos 25 anos. São dois apenas acima dos 30 anos, o Bruma e o Otamendi. Temos uma panóplia de ativos desportivos mais válidos do que os que apanhei e sobretudo com a situação patrimonial do plantel em si muito mais equilibrada, muito mais pronta para defender os interesses do clube. Fizemos apostas fortes, mas o Benfica está muito mais salvaguardado do que estava", disse ao nosso jornal. A ausência de casos judiciais com origem no seu mandato é outro dos pontos em que tem insistido.

Consulte o programa na íntegra.

Frases fortes

Leia algumas das frases fortes de campanha proferidas por Rui Costa até ao momento.

Não me escondi como muitos outros

Devolvi ao Benfica a credibilidade perdida

Durante quatro anos, o Benfica não teve mais problemas com a justiça

Sporting tem sido beneficiado

Perguntem a Luís Filipe Vieira porque me teve lá durante 13 anos

Currículo

O trajeto de Rui Costa fala por si: é um dos melhores futebolistas da história de Portugal, com um palmarés recheado:

Trajeto de Rui Costa como futebolista
Trajeto de Rui Costa como futebolista

Fora dos relvados, desempenhou o cargo de diretor desportivo do Benfica entre 2008 e 2011, foi administrador da SAD entre 2011 e 2021 e assumiu a presidência, de forma interina, a 9 de junho de 2021, quando Luís Filipe Vieira foi detido. A 9 de outubro desse ano, ganhou as eleições a Francisco Benitez, com 84,4% dos votos, superando Francisco Benitez.

Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Benfica ver exemplo

Ultimas de Eleições Benfica

Notícias
Notícias Mais Vistas