Rui Costa: o perfil, as ideias e as frases da campanha

Atual presidente concorre novamente à liderança do clube
17:08
Atual presidente concorre novamente à liderança do clube
17:08

Rui Costa, o atual presidente, de 53 anos, tem um longo percurso ligado ao Benfica, primeiro como jogador e depois como dirigente. Com apenas nove anos, depois de se ver que tinha jeito para a bola no Damaiense, tentou a sorte no clube do coração. E de lá não saiu, até 1994, quando foi transferido para a Fiorentina. Regressou à Luz, mais tarde, já com 34 anos, para acabar a carreira e depois entrou na estrutura.

Foi diretor-desportivo, vice-presidente e acabou por render Luís Filipe Vieira, quando este foi detido. Em 2021 foi a eleições e esmagou Francisco Benitez, mas nestes últimos quatro anos limitou-se a conquistar um título de campeão nacional, uma Supertaça e uma Allianz Cup. Um currículo como presidente que ficou aquém das expectativas, mas vai novamente à luta para procurar a reeleição.

Lista

As listas terão de ser entregues, no máximo, até dia 10. Neste momento, ainda não é conhecido qualquer nome que Rui Costa levará para o próximo quadriénio, caso seja eleito - ao contrário das restantes listas, que já revelaram vários dos elementos que as constituirão. Ainda assim, numa entrevista a Record, o atual presidente garantiu que fará mudanças.

"Continuarei a fazer mudanças que entendo já estarem em condições de serem feitas. O processo não era para ser feito de um dia para o outro. Irão saber em breve. Terei o máximo respeito pelas pessoas que estão na casa. José Pereira da Costa [presidente da MAG] na direção? Vamos ver quem vamos ver. Fernando Tavares? É outra situação que divulgo mais à frente", disse. 

Propostas

Formalmente, Rui Costa não apresentou ainda propostas para o período (2025-2029) a que se recandidata, sob o mote "só o Benfica importa". Na condição de atual presidente, a obra feita e o desejo de continuar o que de bom foi feito, assim como de melhorar os pontos menos felizes, foi algo que o próprio já várias vezes vincou. Numa entrevista a Record, Rui Costa falou dos pontos positivos - "o Benfica está muito melhor e há muitos dados que provam isso" - que fez no seu mandato e que servem de base para o que vem aí, como a "remodelação que foi feita no futebol profissional e a estratégia desportiva que foi utilizada".

"Quando entrámos agarrei num clube com mais de 60 jogadores sob contrato, um plantel principal com 13 jogadores acima dos 30 anos e com bastante influência no onze. Isto não é sobre a qualidade dos jogadores em si, mas sobre o quanto podem render economicamente ao clube no futuro. E o Benfica até tinha uma situação financeira estável, mas não tinha ativos para preparar o futuro. Esta situação obrigou a medidas drásticas para remodelar tudo e agora acabo o mandato com um plantel de 29 jogadores, sendo que três [Bah, Bruma e Manu] estão lesionados com longas paragens. Acabo o mandato com um plantel que tem 11 jogadores da formação e apenas seis acima dos 25 anos. São dois apenas acima dos 30 anos, o Bruma e o Otamendi. Temos uma panóplia de ativos desportivos mais válidos do que os que apanhei e sobretudo com a situação patrimonial do plantel em si muito mais equilibrada, muito mais pronta para defender os interesses do clube. Fizemos apostas fortes, mas o Benfica está muito mais salvaguardado do que estava", disse ao nosso jornal. A ausência de casos judiciais com origem no seu mandato é outro dos pontos em que tem insistido.

O Benfica District surge, assim, como a única proposta efetiva. Trata-se de um projeto que pretende revolucionar toda a zona adjacente ao Estádio da Luz, criando zonas comerciais e outras áreas desportivas, tudo com um custo estimado de 220 milhões de euros.

Nas modalidades, a aposta é para continuar: "ganhámos o dobro neste mandato em relação ao anterior. Mas se me chega? Não chega. Queremos sempre mais. Neste mandato tivemos 78 troféus contra 39 do mandato anterior e não se pode dizer que ganhámos pouco. Temos de ganhar mais, consolidar o que foi feito neste mandato.

Rui Costa manifestou também a intenção de chegar aos 500 mil sócios.

Frases fortes

Leia algumas das frases fortes de campanha proferidas por Rui Costa até ao momento.

Não me escondi como muitos outros

Devolvi ao Benfica a credibilidade perdida

Durante quatro anos, o Benfica não teve mais problemas com a justiça

Sporting tem sido beneficiado

Perguntem a Luís Filipe Vieira porque me teve lá durante 13 anos

Currículo

O trajeto de Rui Costa fala por si: é um dos melhores futebolistas da história de Portugal, com um palmarés recheado:

Trajeto de Rui Costa como futebolista
Trajeto de Rui Costa como futebolista

Fora dos relvados, desempenhou o cargo de diretor desportivo do Benfica entre 2008 e 2011, foi administrador da SAD entre 2011 e 2021 e assumiu a presidência, de forma interina, a 9 de junho de 2021, quando Luís Filipe Vieira foi detido. A 9 de outubro desse ano, ganhou as eleições a Francisco Benitez, com 84,4% dos votos, superando Francisco Benitez.

Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Benfica ver exemplo

Ultimas de Eleições Benfica

Notícias
Notícias Mais Vistas