_
Há cerca de um ano, João Nuno estava na Liga 3, a treinar o 1.º Dezembro. No início de 2025 foi para o Belenenses e, em novembro, mudou-se para o Estrela da Amadora, na 1.ª Liga. Os primeiros meses têm sido francamente positivos, tanto em termos de resultados como também a nível exibicional, pelo que o jovem técnico, de 40 anos, mostra-se confiante para o que aí vem.
"É um orgulho estar aqui, num clube com esta história. Tem sido um ano alucinante para nós como equipa técnica, mas agora há que continuar. Temos muito trabalho pela frente, queremos ganhar jogos e fazer uma grande época. Esse é o nosso objetivo", assegurou o treinador aos jornalistas, à margem da Gala Tricolor, nos Recreios da Amadora, que assinalou o 94.º aniversário do clube.
Apesar das várias entradas e saídas neste mercado, João Nuno acredita no sucesso da equipa, apesar da goleada sofrida frente ao Estoril na última jornada (0-5): "Não apaga aquilo que temos vindo a fazer nos últimos jogos, contra Famalicão, Sp. Braga, Moreirense... temos feito jogos cada vez mais consistentes e é nesse caminho que temos de continuar. Independentemente do mercado, das entradas e das saídas, temos de seguir caminho e tentar continuar a fazer o que estamos a fazer até aqui."
"Claro que não há milagres, não temos uma varinha mágica, os jogadores que chegaram estão ainda a perceber o que quero, vai demorar um pouco e é normal. Estarmos no meio da competição a integrar jogadores não é o cenário ideal, porque penso que o mercado de janeiro é [para acrescentar] uma ou duas pedras no máximo. Mas sobre as saídas, temos de colmatar o que estamos a perder. Não queria mexer tanto, mas fizemos vendas muito importantes para o clube, as duas maiores da história e não há muito o que fazer. Temos de tentar integrá-los o mais rapidamente possível", frisou.
Quanto ao próximo encontro dos tricolores, frente ao Benfica na Luz, no domingo, não crê que a má fase encarnada possa ser uma 'ajuda'. "É um jogo completamente diferente. O Benfica veio de uma derrota, mas tivemos a analisar e penso que até fizeram um bom jogo. Portanto, esperamos um Benfica como tem sido no campeonato, em que ainda não perdeu, só na Taça de Portugal e na Taça da Liga. Será um jogo extremamente difícil, mas vamos tentar disputar e tentar jogar para ganhar", assegurou.
Revelando que alguns dos reforços já podem ser utilizados contra as águias – Jansson, Moustier e Onuoha são os já confirmados –, acredita que poderão trazer coisas novas à equipa. "São jogadores que identificámos, que entram no nosso projeto, muitos deles ainda jovens. São dois jogadores para o meio campo e um mais para a frente, mas vão ver rapidamente que serão reforços que têm capacidade para nos ajudar, que têm qualidade e vão acrescentar características diferentes", terminou.
Jogador do Ano: Jovane Cabral
Jogador Revelação: Otávio
Melhor golo: Lopes Cabral
Prémio Carreira: Kikas
Prémio Hall of Fame: Nani
Prémio Legend: Jorge Andrade
Prestígio Tricolor: Joaquim Rebelo
Equipa do Ano: Sub-17
Treinador do Ano: Carlos Reis (sub-17)
Por Francisco Guerra