_
1/2
A FIFA notificou esta quinta-feira as partes envolvidas no caso Cardoso Varela, explicando as razões pelas quais decidiu negar a inscrição do internacional jovem português num clube das divisões inferiores do futebol croata.
Em suma, o organismo que tutela o futebol mundial deu razão aos motivos que levaram o FC Porto, liderado por André Villas-Boas, a abraçar esta guerra em defesa do jogador que formou.
Ora, a decisão tomada pela FIFA teve como base as suspeitas de que o NK Dinamo Odranski Obrez funciona como um clube ponte, que permite aos empresários disfarçar os pagamentos de comissões.
Mas, mais do que isso, o referido organismos considerou muito suspeito que o alegado pai de Cardoso Varela se tivesse mudado subitamente para a Croácia em trabalho, tendo em conta que nunca teve um papel presente na vida do jogador menor desde 2021.
O potencial de Cardoso Varela, revelado não só nos escalões jovens do FC Porto, mas também nas seleções menores de Portugal, também não se coaduna, segundo a FIFA, com a transferência para um clube da 3ª divisão croata.
Na sua notificação às partes envolvidas, a FIFA também destacou que esquemas semelhantes a este foram adotados por outros agentes de futebol, apenas com o objetivo de garantir ganhos financeiros às custas de jovens menores com carreiras promissoras, por vezes até pondo em risco a vida desses jogadores.
Por último, na sua decisão, a FIFA deu também especial importância às provas de irregularidades recolhidas e divulgadas por meios de comunicação um pouco por todo o Mundo, que têm vindo a cobrir o tema. E, nesse sentido, destacou a importância e o consequente poder do jornalismo de investigação para dissuadir esquemas ilegítimos desta natureza.
Associação Portuguesa de Defesa do Adepto exige esclarecimentos
José Manuel Neves falou na homenagem aos cinco dragões campeões do Mundo sub-17 por Portugal
Médios do FC Porto cumpriram tradição antiga e anteciparam o Natal aos pacientes
"Acordo amigável" com o Estado fecha diferendo, segundo o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Avançado do PSG eleito o melhor jogador do Mundo com 50 pontos, mais 11 do que Yamal e 15 do que Mbappé
Em causa a lesão e consequente ausência de Assane Diao na CAN’2025
Ousmane Dembélé levou a melhor na votação do prémio da FIFA
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Internacional japonês é reforço do emblema de Amesterdão