Os 10 milhões de euros de custos de intermediação com a transferência de Fábio Silva do FC Porto para o Wolverhampton estão relacionados com o processo que conduziu à dupla renovação contratual do ponta-de-lança no último ano.
Ao que Record apurou, a sobreposição de encargos com as empresas Gestifute e STV deriva do facto de Fábio Silva ter assinado duas renovações distintas, como demos conta no nosso jornal, sendo cada uma delas intermediada por uma das empresas. A primeira, que implementou a cláusula de rescisão de 125 milhões de euros e uma duração de contrato até 2022, aconteceu em novembro de 2019; a segunda teve lugar em julho último, após o jovem se ter tornado maior de idade, e estendeu o seu vínculo até 2025. As taxas cobradas pelas empresas foram contratualizadas à altura, aumentando de acordo com o valor total da transferência que viesse a verificar-se, no caso, 40 milhões de euros.
Félix e Trincão
O encargo de intermediação de 10 milhões de euros na venda de Fábio Silva resulta numa cobrança de 25 por cento do valor total da transação, a dividir de forma distinta entre a Gestifute e a STV. De resto, a empresa de Jorge Mendes esteve envolvida noutras transferências impactantes de jovens jogadores num passado recente, como foram os casos de João Félix (120M€) e Trincão (31M€). No primeiro caso, a intermediação rendeu 12 milhões de euros; no segundo o valor pode chegar aos 7 milhões de euros.
Estudo do CIES destaca azuis e brancos
Sessão de recuperação do FC Porto após a vitória em Vila do Conde
Dragões bateram os húngaros do Szombathely depois de estarem a perder por 19 pontos
Record ouviu conhecidos adeptos dos dragões após o jogo com o Rio Ave (0-3)
Na antevisão do jogo com o Chelsea
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Mensagem em vídeo de pouco mais de um minuto publicado no Instagram
Dirigente detalha como francês fugiu quando tinha tudo preparado
John Heiting assumiu culpas e foi arrasado nas redes sociais
Emblema mexicano exigiu ser ressarcido por "danos e prejuízos causados à instituição"