Os 10 milhões de euros de custos de intermediação com a transferência de Fábio Silva do FC Porto para o Wolverhampton estão relacionados com o processo que conduziu à dupla renovação contratual do ponta-de-lança no último ano.
Ao que Record apurou, a sobreposição de encargos com as empresas Gestifute e STV deriva do facto de Fábio Silva ter assinado duas renovações distintas, como demos conta no nosso jornal, sendo cada uma delas intermediada por uma das empresas. A primeira, que implementou a cláusula de rescisão de 125 milhões de euros e uma duração de contrato até 2022, aconteceu em novembro de 2019; a segunda teve lugar em julho último, após o jovem se ter tornado maior de idade, e estendeu o seu vínculo até 2025. As taxas cobradas pelas empresas foram contratualizadas à altura, aumentando de acordo com o valor total da transferência que viesse a verificar-se, no caso, 40 milhões de euros.
Félix e Trincão
O encargo de intermediação de 10 milhões de euros na venda de Fábio Silva resulta numa cobrança de 25 por cento do valor total da transação, a dividir de forma distinta entre a Gestifute e a STV. De resto, a empresa de Jorge Mendes esteve envolvida noutras transferências impactantes de jovens jogadores num passado recente, como foram os casos de João Félix (120M€) e Trincão (31M€). No primeiro caso, a intermediação rendeu 12 milhões de euros; no segundo o valor pode chegar aos 7 milhões de euros.
Nuno Pinto da Costa partilha excerto do livro 'Azul até ao fim'
Jovem recebeu o Dragão de Ouro de Futebolista
Saiba quem foi premiado na gala que distingue os melhores do universo portista
Presidente deixou ainda uma mensagem aos dragonados: "É um ponto de passagem que vos liga ainda mais ao FC Porto"
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Cliver Huamán é apaixonado por relatos de futebol e transmitiu o Flamengo-Palmeiras para os seus seguidores
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Treinador português quer lançar novos jogadores