O FC PORTO apresentou segunda-feira a equipa B, que a partir desta temporada vai disputar a Zona Norte da II Divisão B. Uma formação constituída exclusivamente por jovens oriundos das escolas portistas — média das idades ronda os 19 anos. O grupo fixo é composto por 16 jogadores, podendo ser chamados elementos da equipa principal e dos escalões de juvenis ou juniores. A responsabilidade de orientar o jovem conjunto portista estará a cargo do prof. Ilídio Vale, coordenador técnico do futebol juvenil. Os objectivos estão claramente definidos: formar um conjunto forte, competitivo e ambicioso que possibilite a formação de valores que num curto espaço de tempo possam estar aptos a integrar os trabalhos da equipa principal.
Perante a impossibilidade de subir de divisão — o regulamento de competições da Federação Portuguesa de Futebol não o permite — a equipa azul e branca concentra as atenções na construção de um projecto que permita criar bases para o futuro.
Seguindo este pensamento, o responsável técnico da equipa portista considera que está dado um importante passo no futebol português. ”Trata-se do preenchimento de um vazio competitivo e representa o último modelo de formação. Os jogadores podem continuar a evolução e reforçar os laços de afectividade com o clube. Pretende-se seleccionar os jogadores mais talentosos, evitando cedê-los a clubes com objectivos diferentes.” O modelo competitivo é que não satisfaz inteiramente Ilídio Vale. O treinador portista não compreende a impossibilidade de as equipas B poderem ascender à Divisão de Honra, considerando, no entanto, que o mais importante está feito. ”Inicialmente compreendo. Posteriormente não percebo, uma vez que o objectivo é criar um espaço competitivo. Considero que há excesso de zelo para as equipa B. Mas é melhor assim do que adiar.”
ASPIRAÇÃO ANTIGA
Pinto da Costa compareceu na apresentação da equipa e lembrou que se trata de ”uma aspiração de há muito tempo”. O presidente portista referiu-se à importância da criação da equipa B como forma de ”reunir jovens que se dispersavam, o que dificultava a sua integração na equipa principal”. O líder dos dragões garante que o clube ”não está obcecado pela liderança, mas os jogadores têm de entrar em campo sempre para ganhar”.
RUI SOUSA
As declarações do treinador do FC Porto na antevisão ao jogo com o Tondela, marcado para este domingo (20h30)
David Sualehe recorda história que mudou o seu rumo nos dragões
Lesões fazem com que ponta-de-lança e central estejam no topo das prioridades, mas não está esquecido o extremo que já era desejado no verão
Fez tratamento à entorse sofrida contra o Vitória e é dúvida até à hora do jogo
Clube liderado por David Beckham festeja título de campeão norte-americano apenas 7 anos depois de ter sido fundado
Inter Miami, liderado pelo antigo internacional inglês e onde alinha o argentino, conquistou pela primeira vez a MLS
Antigo internacional alemão lançou discussão nas redes sociais
Avançado do Toluca brilha no México
Astro argentino 'guiou' o Inter Miami ao título da MLS, o primeiro da história do clube
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"