Equipa B do FC Porto concretiza aspiração antiga

O FC PORTO apresentou segunda-feira a equipa B, que a partir desta temporada vai disputar a Zona Norte da II Divisão B. Uma formação constituída exclusivamente por jovens oriundos das escolas portistas — média das idades ronda os 19 anos. O grupo fixo é composto por 16 jogadores, podendo ser chamados elementos da equipa principal e dos escalões de juvenis ou juniores. A responsabilidade de orientar o jovem conjunto portista estará a cargo do prof. Ilídio Vale, coordenador técnico do futebol juvenil. Os objectivos estão claramente definidos: formar um conjunto forte, competitivo e ambicioso que possibilite a formação de valores que num curto espaço de tempo possam estar aptos a integrar os trabalhos da equipa principal.

Perante a impossibilidade de subir de divisão — o regulamento de competições da Federação Portuguesa de Futebol não o permite — a equipa azul e branca concentra as atenções na construção de um projecto que permita criar bases para o futuro.

PUB

Seguindo este pensamento, o responsável técnico da equipa portista considera que está dado um importante passo no futebol português. ”Trata-se do preenchimento de um vazio competitivo e representa o último modelo de formação. Os jogadores podem continuar a evolução e reforçar os laços de afectividade com o clube. Pretende-se seleccionar os jogadores mais talentosos, evitando cedê-los a clubes com objectivos diferentes.” O modelo competitivo é que não satisfaz inteiramente Ilídio Vale. O treinador portista não compreende a impossibilidade de as equipas B poderem ascender à Divisão de Honra, considerando, no entanto, que o mais importante está feito. ”Inicialmente compreendo. Posteriormente não percebo, uma vez que o objectivo é criar um espaço competitivo. Considero que há excesso de zelo para as equipa B. Mas é melhor assim do que adiar.”

ASPIRAÇÃO ANTIGA

Pinto da Costa compareceu na apresentação da equipa e lembrou que se trata de ”uma aspiração de há muito tempo”. O presidente portista referiu-se à importância da criação da equipa B como forma de ”reunir jovens que se dispersavam, o que dificultava a sua integração na equipa principal”. O líder dos dragões garante que o clube ”não está obcecado pela liderança, mas os jogadores têm de entrar em campo sempre para ganhar”.

PUB

RUI SOUSA

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de FC Porto Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB