_
O FC Porto garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao vencer em casa o Rangers por 3-1.
Em declarações no final do encontro no Estádio do Dragão, Francesco Farioli salientou a importância do apuramento, quer do FC Porto, quer do Sp. Braga, para os oitavos de final da Liga Europa, não deixando de elogiar também as exibições de Sporting e Benfica ontem, frente a Ath. Bilbao e Real Madrid, respetivamente, que garantiram a continuidade na Liga dos Campeões.
"Acho que a reação dos jogadores foi fantástica, os primeiros minutos foram bons, os minutos seguintes ao golo sofrido definitivamente não foram os melhores, mas depois conseguimos um bom resultado. É uma grande noite para o futebol português. Alcançámos um grande objetivo. Muitas vezes leio que o nível do futebol português não é suficientemente competitivo, mas na realidade vimos o que aconteceu ontem e hoje também, com o Sp. Braga também no top-8 [da Liga Europa]. A realidade é que estamos a jogar contra dois gigantes na Liga portuguesa, que ontem mostraram ambos o seu nível, assim como o Sp. Braga. É um grande feito para o futebol português que, se não estou errado, ultrapassou a Holanda no ranking da UEFA e é muito importante", começou por dizer o técnico italiano dos dragões, aos microfones da Sport TV.
O facto de o público português muitas vezes não apreciar o nível do futebol em Portugal
"Acaba por ser uma questão de perceção, por causa de sensações e falta de conhecimento. Ontem, na conferência de imprensa, tive de dizer que muitas vezes subestimamos aquilo que fazemos. Os jogos não são fáceis. Estamos a fazer o que estamos a fazer pelo trabalho que toda a gente aqui tem vindo a fazer. Esta é uma corrida que temos que fazer contra os dois clubes gigantes. Agora é virar atenções para o jogo contra o Casa Pia, que está já aí à porta."
As substituições
"Retirámos o Alberto por causa dos cartões amarelos que ele tem na Liga Europa, com mais um ele ficaria impossibilitado de jogar o próximo jogo. O Samu tem vindo a jogar muitos minutos, e se tivermos em conta o impacto que o Deniz Gül tem tido sempre nos últimos 15-20 minutos de jogo quando entra. Está sempre contente, quer entre de início ou ajude a partir do banco. Em suma, o resultado de hoje é muito importante para o clube e para o futebol português."
Já a pensar na final de Istambul?
"Não, para nós não é sobre colocarmo-nos num lugar longínquo na competição. Se olharmos objetivamente para a final de Istambul, somos a equipa que vem de mais longe. Ainda estamos longe sequer da ideia de estar nessa final. Agora queremos olhar para a Liga, depois olharemos outra vez para a Liga Europa. Queremos estar focados no Casa Pia, nesse jogo de segunda-feira à noite", terminou.