FC Porto ataca Varandas: «O santo que tenta controlar a todo o custo o futebol português»

• Foto: Sporting CP

Através da newsletter 'Dragões Diário', o FC Porto reagiu este sábado à entrevista de Frederico Varandas, referindo-se ao presidente do Sporting como "o santo que tenta controlar a todo o custo o futebol português".

"O santo do futebol português falou e Portugal parou para o ouvir. Na maior parte dos casos, pelo tempo que se perde a encontrar o canal, o telespectador falha o apito inicial, no entanto como o jogo é em casa e em diferido o controle da posse é total e o santo como foi 'bem recebido' avalia os lances com uma estranha imparcialidade. O santo, que tenta controlar a todo o custo o futebol português num desejo de benefício próprio, emite opinião de árbitros, de conselhos de arbitragem, de lances duvidosos e menos duvidosos, mas sempre com a 'clareza e transparência' que lhe é reconhecida - como se de um atributo seu e único se tratasse", refere a publicação deste sábado, onde o emblema portista assume que ficará à espera de uma "posição do Conselho de Disciplina e Conselho de Arbitragem da FPF e da APAF sobre as suspeitas lançadas" pelo líder dos leões.

PUB

Recorde-se que, na entrevista desta sexta-feira à Sporting TV, Frederico Varandas queixou-se da desigualdade de critérios no que concerne à arbitragem nos jogos dos candidatos ao título. "Temos uma forma de estar onde tentamos valorizar o futebol português, criar um ambiente positivo e temos uma política que valorize a carreira do árbitro. Se puder fazer uma análise desde dezembro [n.d.r.: quando houve críticas às arbitragens com Santa Clara e Gil Vicente], considero que o critério de arbitragem de que o Sporting é alvo nos jogos é diferente para os rivais que lutam para os mesmos objetivos", vincou o dirigente. "Há duas jornadas, outro rival tem um penálti a favor por mão; aos 90’, na mesma zona e posição, um jogador do Benfica, faz um gesto mais grosseiro e não houve critério igual. Esta diferenciação, por exemplo, no penálti do Quenda no Dragão. Até podia não ser penálti, mas definam um critério, porque tem prejudicado o Sporting. O CA reconheceu erros na altura de João Pereira e custaram 5 pontos. A comunicação social faz a liga da verdade e, mais ponto menos ponto, este campeonato estaria decidido, segundo os ex-árbitros. Erros dos árbitros já nos custaram mais de 5 pontos. Estamos a falar de muitos pontos de diferença", apontou.

FC Porto ataca Varandas: «O santo que tenta controlar a todo o custo o futebol português»
PUB

Frederico Varandas lembrou ainda implicitamente um caso de Di María – "custa ver um jogador a encostar a cabeça a um árbitro e não acontece nada", frisou, comparando com a expulsão de Diomande – e não esqueceu o penálti cometido por Hjulmand contra o Arouca: "Espero que os árbitros, seja onde for, se tiverem de marcar penálti, que marquem. Não se deixem intimidar ou condicionar. Se o lance do Morten é penálti por agarrão, então marquem todos."

A reação do FC Porto à entrevista de Frederico Varandas na newsletter 'Dragões Diário' na íntegra:

"O santo do futebol português falou e Portugal parou para o ouvir.

PUB

Na maior parte dos casos, pelo tempo que se perde a encontrar o canal, o telespectador falha o apito inicial, no entanto como o jogo é em casa e em diferido o controle da posse é total e o santo como foi "bem recebido" avalia os lances com uma estranha imparcialidade.

O santo, que tenta controlar a todo o custo o futebol português num desejo de benefício próprio, emite opinião de árbitros, de conselhos de arbitragem, de lances duvidosos e menos duvidosos, mas sempre com a "clareza e transparência" que lhe é reconhecida - como se de um atributo seu e único se tratasse.

O santo acusa os outros de manipulação, condicionamento, jogos de bastidores e descidas aos túneis. Sim, o mesmo santo, que semanalmente aparenta colocar através dos seus discípulos, comentadores afiliados e ex-presidentes do Grupo Stromp, a seriedade de árbitros internacionais em causa, como o próprio já o tinha feito anteriormente.

PUB

Lance aqui e lance ali convenientemente esqueceu-se o santo de rever os lances que têm beneficiado a sua própria equipa, entre cotoveladas, expulsões, uma permanente agressividade verbal e desafiar de decisões arbitrais em campo, desobediências dos regulamentos da Liga com treinadores não qualificados, esquecendo-se também que, ainda esta época, um jogador seu colocou em risco de vida um espectador na bancada tendo posteriormente cumprido castigo enquanto esteve lesionado, ou que outro obteve uma redução de pena através de recurso ao Conselho de Disciplina transformando uma agressão escrita em relatório do árbitro num mero encosto de cabeça.

O santo que se em realidade quisesse ser imparcial e se preocupasse com o futuro do futebol português, e em concreto da área da arbitragem que tantas considerações e atenção lhe merece, saberia e denunciaria que a tecnologia VAR não opera a 100% das suas capacidades em Portugal ou que o árbitro VAR é obrigado a avaliar lances com uma qualidade de imagem exponencialmente inferior à que os adeptos recebem nas televisões de suas casas, em vez de lançar uma onda de suspeição sobre os demais profissionais numa tentativa desesperada de obter "favorecimentos" para o seu clube na reta final do campeonato.

Ao santo, o FC Porto quer dizer o seguinte: deixe-se de hipocrisias, não torça a sua coluna, ganhe o respeito do seu povo mas não lance suspeições sobre os demais.

PUB

Para obter um clima de paz no futebol português preocupe-se consigo exclusivamente e respeite o trabalho dos outros.

O FC Porto pauta-se pelos seus valores, seus princípios e pelo desejo de fazer avançar a marca e a indústria do futebol português. Respeite-o para que seja também respeitado.

O FC Porto aguardará serenamente a posição do Conselho de Disciplina e Conselho de Arbitragem da FPF e da APAF sobre as suspeitas lançadas ontem por um Presidente de um clube sobre a seriedade e idoneidade dos Árbitros e espera um castigo exemplar pelo bem do futebol português", pode ler-se.

PUB

Por Record
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de FC Porto Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB