O Benfica, através de uma carta enviada a Reinaldo Teixeira conhecida esta quarta-feira, anunciou ter suspendido o seu lugar na Liga Centralização. Ora, poucas horas depois, o FC Porto fez o mesmo e, na missiva enviada ao presidente da Liga à qual Record teve acesso, os dragões não pouparam as águias nos mais diversos temas.
Um deles foi "a corrupção ativa e passiva", com o FC Porto a recordar o 'caso dos emails', com contornos que "revelam práticas que o próprio Presidente do Sport Lisboa e Benfica classificou como influências diretas ou indiretas na arbitragem". E lembra que "algumas dessas práticas foram judicialmente comprovadas", lamentando, porém, que na altura dos factos a SAD do Benfica não tenha acompanhado os apelos do FC Porto ou demonstrado vontade "em contribuir para uma mudança estrutural — mudança que agora, com espanto, se propõe liderar".
Na mesma carta, o FC Porto volta a pedir penas mais pesadas para os clube prevaricadores, apelando a uma "revisão profunda, adaptada à realidade atual e com visão de futuro" dos regulamentos das instituições que tutelam, regulam e organizam o futebol português. "A aplicação recorrente de sanções de reduzida gravidade, que não refletem a extensão ou gravidade dos comportamentos, transmite a ideia de permissividade institucional e afeta a imagem global da competição", consideram os azuis e brancos, exigindo que "situações como quebras de segurança nos estádios, ou agressões iminentes à integridade física de árbitros, treinadores e jogadores, não podem continuar a ser penalizadas com meras multas". Na opinião do FC Porto, aplicar atenuantes para justificar penas mais leves "apenas serve para reforçar perceções negativas", utilizando aqui, a título de exemplo, a invasão de campo de um adepto do Benfica no final do último dérbi com o Sporting para a Liga. Um episódio que o FC Porto entende que ajuda a evidenciar "de forma gritante essa incongruência".
Conversa aberta entre o técnico e o extremo serviu de mote para a subida de patamar. Espanhol reforçou o empenho a todos os níveis e foi recompensado
Brasileiro deixa mensagem aos adeptos do FC Porto
Extremo do FC Porto passa em revista os seus 200 jogos pelos dragões
Vitória frente ao México por 2-0
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos