O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, optou por não responder diretamente ao ataque de Pinto da Costa, presidente do FC Porto, que havia dito que o dirigente do governo com a pasta do desporto estava "desaparecido".
Em entrevista à Antena 1, o membro da tutela garantiu não reagir a "declarações de terceiros" e recusou dar seguimento à polémica.
"Não vejo interesse em alimentar polémica. Não reajo a declarações de terceiros. Não faz sentido. Essa pergunta está bem respondida no que acabei de dizer. Tem sido um trabalho. A centralização da venda dos direitos de transmissão televisiva é argumento mais do que suficiente para o que temos estado a fazer de verdadeiramente transformador no futebol. A tutela do desporto é muito vasta do que o futebol, com toda a importância que ele tem", referiu, alertando, ainda assim, todos os agentes desportivos para a importância das suas responsabilidades.
"A primeira coisa que temos que fazer é condenar com veemência, repudiar, estas expressões de violência, comportamentos violentos, sejam de violência física ou verbal. São comportamentos inaceitáveis, inadmissíveis e temos que ser todos implacáveis contra estes atos. Não há lugar para a violência em qualquer parte, no desporto ainda menos. Os valores do desporto são contrários, não tem nada que ver com violência. Depois, também tenho dito, todos nós temos de fazer a nossa parte, mas há quem tenha especiais responsabilidades. Eu, enquanto Secretário de Estado, tenho especiais responsabilidades, como têm os agentes desportivos. Os dirigentes, os treinadores, os jogadores, que são modelos, que são exemplos, que são ídolos de centenas de milhar de jovens", apontou.
Questionado sobre que medidas especiais vai adotar nesta altura, João Paulo Rebelo adiantou que irá reunir com a APAF. "Estamos permanentemente a debater. Eu estou em permanente contacto com os dirigentes das federações desportivas, das mais diversas modalidades. Hoje recebi um pedido da APAF para uma reunião e vou responder prontamente. Ninguém me pode acusar de não ser solícito. Vamos ouvir a APAF, de que forma entendem que o governo pode ou não ter acção. Em matéria de violência, o governo feza um alteração à lei muito significativa. Aumentámos as coimas, criámos um processo sumaríssimo, que é um acelerador processual para a Autoridade de Prevenção para a Violência no Desporto. Criámos isso de raiz", acrescentou, lembrando todo o trabalho que foi feito até aqui, desde que assumiu o cargo.
Por RecordEncontro com os arsenalistas, da 10.ª jornada da Liga Betclic, realiza-se domingo, a partir das 20h30, no Estádio do Dragão
Luta pelo lado direito da defesa deixou de ser tema, com o ex-Juventus a não dar hipóteses a Martim Fernandes
Empréstimo ao Chicago Fire finda a 31 de dezembro próximo e há boas perspetivas de a cláusula de compra ser ativada apesar da lesão
Curso de treinador e apuramento de Artur Jorge para a Champions trocaram-lhe as voltas
Treinador português procura hoje a quarta vitória seguida na Premier League
Galês tinha reforçado o clube em julho
Antigo jogador dos red devils acredita na 4.ª vitória seguida amanhã, diante do Nottingham Forest
Campeã do mundo sénior em patinagem artística livre, de apenas 17 anos, quer continuar a crescer e a somar títulos
Interrogatório do Sporting-Alverca
Martin O'Neill estava reformado desde 2019 e tem um confronto mítico com um clube português no currículo