_
Já está em marcha o novo formato do Mundial de Clubes, denominado em 2024 de FIFA Intercontinental Cup, mas é o passado que está a dar que falar. Tudo porque, segundo a lista divulgada pela FIFA com todos os campeões mundiais de clubes, o título conquistado pelo FC Porto em 2004 não entra para as contas e os dragões têm apenas reconhecida a conquista de 1987.
Nesse ano, tal como os três anteriores (de 2001 a 2004), a FIFA considera que a competição (na altura denominada de Taça Intercontinental) não se realizou, isto quando na prática foi jogada e acabou em 2004 com um triunfo do FC Porto sobre o Once Caldas. O mais estranho de tudo é que esta lista polémica surge sete anos depois de, em 2017, num conselho do organismo, que decorreu em Calcutá, na Índia, a FIFA ter reconhecido como campeões do mundo todos os vencedores desta competição, entre 1960 e 2004.
Um facto que, ainda mais estranhamente, é citado no artigo no qual a FIFA partilha a 'nova' lista dos campeões mundiais de clubes. Contudo, no parágrafo seguinte, contradiz-se e diz que, afinal, entre 2001 e 2004 a "competição não esteve ativa".
No fundo, a lógica desta nova lista passaria por apenas considerar como campeões mundiais os clubes que conquistaram a competição oficial organizada pela FIFA - 2000 e de 2005 em diante -, mas há um facto que não bate certo, porque estão na lista todos os campeões desde 1960... até 2000. Uma enorme confusão!
Acompanhe todas as incidências do encontro da Liga Betclic
Iago Silva está a seguir as pisadas do pai no futebol
Joana Pinto da Costa reagiu à libertação de Fernando Madureira
Lateral-direito foi dado como apto pelo departamento de saúde dos dragões
Informação lançada pelo ‘The Sun’ está a agitar Ibrox
Tirou o dinheiro a tempo e 'sacou' 50 mil libras com aposta de 1£
Segundo avança o 'Jornal de Notícias'
Antigo lateral-esquerdo recordou a conquista do Mundial da Coreia do Sul e Japão na Trophy Tour, no Estádio do Dragão
Juristas admitem ao 'Expresso' que há lugar a pedido de responsabilidade civil ao antigo presidente da Federação
Antigo avançado partilhou momento difícil que o marcou para o resto da vida