José Mourinho recordou as suas duas passagens pelo FC Porto em entrevista ao Porto Canal, na noite desta quinta-feira, e revelou as histórias que mais o marcaram. Uma delas mete Bobby Robson, João Pinto, uma navalha e uma meia engraxada.
"O senhor Robson foi a escolha perfeita para o FC Porto naquele momento [n.d.r.: época 1993/94]. Um homem que irradiava alegria, irradiava positividade, e que se soube alicerçar nas bases do clube. Há coisas inesquecíveis desse período. O senhor Robson não queria acreditar que o João Pinto podia jogar com o dedo grande do pé partido. Que o João agarrava numa navalha, cortava a bota e que depois um roupeiro engraxava a meia branca para que não se percebesse que o jogador estava a jogar com 'meia bota'. Isto é João Pinto, isto é FC Porto e são coisas que marcam. E o Robson foi a escolha certa para entrar naquela dinâmica. Soube perceber que aquela equipa, aquela mentalidade, era um pouco especial. É como a história de treinar de 'pitons' de alumínio e de caneleiras. No dia de jogo, em vez de termos um treino relaxado, havia um treino nos limites da competitividade e da agressividade. Eu até fechava os olhos por ter receio que alguém se lesionasse...", contou José Mourinho, recordando a "adaptação muito boa" que conseguiu quando se mudou para a Invicta pela primeira vez, como adjunto de Bobby Robson.
Uma passagem feliz, marcada negativamente pelos problemas oncológicos que Bobby Robson enfrentou e que o obrigaram a deixar o comando da equipa durante alguns meses. O balneário, uma vez mais, foi a chave. "O clube foi fortíssimo no apoio e na forma como apresentou uma liderança incontestada. O Inácio era o adjunto, era o chefe quando o míster saiu, mas eu era o homem do chefe. E dávamo-nos bem, com a ajuda também de monstros do balneário que fazem com que tudo seja mais fácil. E se às vezes na minha carreira tive dificuldades para encontrar um monstro de balneário que fosse um bom capitão, naquela equipa não havia um, havia muitos monstros", referiu.
Por André MonteiroNo derradeiro treino para o jogo de elevado grau de dificuldade em Famalicão
Henrique Monteiro foi expulso do jogo com o Sp. Braga e está suspenso. Viu ao vivo, com outros elementos da estrutura, a vitória do FC Porto B
Lateral deve regressar ao onze de Farioli numa casa que já foi a sua e sem a desejada chamada à Seleção Nacional
Dragões deixaram mensagem curiosa nas redes sociais
Devy Rigaux, diretor-desportivo do clube, foi o responsável por levar o avançado para a Bélgica
Osvaldo Costa começou carreira com o avançado do Club Brugge no futsal do modesto Núcleo de Sintra
Treinador de guarda-redes trabalhou com Jorge Jesus no Al Hilal
Antigo internacional português será a estrela dos El Barrío, no próximo domingo
Mergulhador encontrou o artefacto, que foi leiloado, sendo a receita revertida para uma instituição de apoio a crianças
Avançado tem 20 participações em golo em 25 jogos disputados pelo Midtjylland