Com Quaresma, o FC Porto será sobretudo diferente. O internacional português, de 30 anos, acrescenta um novo perfil de extremo ao leque de opções à disposição de Paulo Fonseca. Finalizado o seu processo de contratação e cumprido o primeiro dia no seio do plantel, importa saber o que vai mudar nos azuis e brancos com o Mustang nas suas fileiras. Pelo que se conhece de Quaresma, o jogo ofensivo da equipa vai alargar-se e ganhar uns metros extra rumo à linha de fundo.
Limitado pela ausência de longa data de Izmailov, Paulo Fonseca tinha em Varela e Kelvin os seus únicos extremos puros. Por opção técnica, o brasileiro ainda não foi utilizado a titular, pelo que o FC Porto tem sistematicamente entrado em campo com um elemento adaptado nos flancos do ataque. Josué atuou como médio-ala boa parte da época e, nas últimas semanas, foi o avançado Licá, conhecedor do jogo pelos flancos mas longe de ser um extremo, a atuar junto à linha lateral.
Agora com Quaresma, e pelas características inerentes ao Mustang, o FC Porto ganha largura nas laterais da linha ofensiva ao mesmo tempo que aprofunda o seu jogo, não raras vezes encurtado pela tendência de um dos seus avançados para procurar terrenos interiores. A esta perspetiva posicional das mais-valias do reforço, acrescenta ainda a sua capacidade para criar desequilíbrios no um para um, um dos calcanhares de Aquiles apontados à equipa no período mais difícil desta época, durante o qual era criticada pelas dificuldades em criar situações de vantagem nos flancos.
Estes dois pontos desaguam num outro relacionado com a qualidade técnica dos cruzamentos de Quaresma para a área, tanto a partir do lado direito como do lado esquerdo – em 2008 saiu do FC Porto a atuar sobretudo no flanco canhoto, comMariano González e Tarik Sektioui a repartirem tarefas na direita. Este é um detalhe do jogo no qual Quaresma é mestre, embora o extremo também acrescente aos dragões mais poder de finalização, sobretudo em jogadas individuais que partem do flanco para o corredor central. Tudo isto alicerçado numa experiência em alta competição que poucos dragões do atual plantel possuem.
Até onde vai mexer
Paulo Fonseca não refundará certamente o seu FC Porto em torno de Quaresma. No entanto, é crível que os papéis e preocupações de alguns habituais titulares tenham de ser revistos, pela simples presença do internacional português em campo.
Conhecido pela sua propensão claramente ofensiva, Quaresma deverá exigir ao lateral que atuar sobre o seu flanco uma preocupação redobrada nas missões defensivas. Esta ideia é igualmente válida para os dois elementos que compõem a dupla mais recuada no meio-campo, cujo policiamento posicional às laterais defensivas da equipa terá de ser ainda mais próximo, sob pena de o FC Porto de Danilo ou Alex Sandro ficarem em inferioridade numérica perante o avanço de dois adversários.
No caso de Quaresma atuar sobre a direita, Danilo, que tem uma tendência natural para procurar zonas mais interiores do que Alex Sandro, poderá retirar benefícios no plano ofensivo das combinações a realizar com o Mustang.
Visibilidade europeia e trunfo comercial
O regresso de Ricardo Quaresma ao Dragão mereceu até a atenção da UEFA, que publicou no seu sítio oficial uma notícia sobre o primeiro treino do extremo no seio do plantel azul e branco. O Mustang, desde sempre um jogador mediático, mesmo quando era apenas uma promessa do Sporting, apresenta-se também como uma mais-valia que ultrapassa as quatro linhas. Com Quaresma a vestir de azul e branco, o FC Porto ganha um novo trunfo para as suas campanhas publicitárias, produtos de merchandising e ações promocionais. Antes de rumar aoInter, Quaresma era dos jogadores que mais camisolas vendia...
PONTO DA SITUAÇÃO
Chegada de Quaresma ajuda a suprir a falta de extremos de raiz com que Paulo Fonseca se deparava: Izmailov está ausente há mais três meses; Licá é um avançado com alguma propensão para os flancos; Kelvin e Ricardo estão longe de ser opções preferenciais
Varela era o único jogador de ala puro de que o técnico dispunha para o ataque. Tal como o atual titular do FC Porto, também Quaresma pode atuar nos dois corredores laterais
É provável que Paulo Fonseca convoque o Mustang já para o jogo de amanhã, servindo o desafio com oEstoril como rampa de lançamento do internacional português para o clássico com o Benfica, marcado para a Luz