O FC Porto oficializou, esta quinta-feira, a cedência de Tomás Pérez ao Atlético Mineiro. De acordo com a nota publicada pelos dragões, o empréstimo é válido até 31 de dezembro próximo e o clube brasileiro fica com dois valores de opção de compra do médio argentino.
"O acordo inclui opção de compra e o Atlético Mineiro poderá adquirir 80% dos direitos económicos do atleta por 5 milhões de euros até maio ou por 5,5 milhões de euros após este período", pode ler-se.
Os dragões informam ainda que "esta cedência não contou com qualquer intervenção de intermediação e deseja as maiores felicidades a Tomás Pérez nesta nova etapa da carreira."
Record sabe que o Atlético Mineiro paga uma taxa máxima de 200 mil euros pelo empréstimo, mas a cedência pode nem ter custos. Tudo vai depender do número de jogos que o médio fizer. Tendo como base a utilização mínima de 45 minutos, se Tomás Pérez participar em menos de 30% dos jogos do clube brasileiro até ao fim do empréstimo, o FC Porto encaixa os tais 200 mil euros. Mas se a sua utilização for superior a 60%, o Atlético Mineiro já não paga nada pela cedência, existindo ainda valores intermédios.
Além disso, se a utilização for inferior a 30% até 31 de maio e o Atlético Mineiro não acionar a primeira opção de compra, o FC Porto tem o direito de chamar o jogador de volta. O clube brasileiro, de resto, fica responsável pelo pagamento da totalidade do ordenado do médio até ao fim do empréstimo.