Eliminado na fase de grupos depois de registar dois empates e uma derrota, o FC Porto abandona o Mundial de Clubes com 18,4 milhões de euros (brutos) em caixa. Mais do que ganhou na última época na Liga Europa, onde arrecadou 16,4 milhões de euros.
Na realidade, nos Estados Unidos a equipa de Martín Anselmi somou 'apenas' 1,7 milhões de euros, decorrentes dos empates com o Palmeiras (0-0), na primeira jornada, e com o Al Ahly (4-4), na última madrugada. O restante refere-se ao prémio de presença pago pela FIFA, que no caso dos dragões foi de 16,7 milhões de euros.
Uma vitória na fase de grupos rende dois milhões de dólares (1,73 milhões de euros ao câmbio desta terça-feira) e o empate um milhão de dólares (860 mil euros).
Já a presença nos oitavos de final permite um encaixe de 6,47 milhões, mas este valor neste momento está apenas ao alcance do Benfica, no que diz respeito a equipas portuguesas. Os encarnados defrontam o Bayern Munique esta terça-feira, na última jornada do Grupo C, com francas possibilidades de passarem à fase seguinte.
A equipa da Luz recebeu menos do que o FC Porto como prémio de presença, neste caso 14,6 milhões de euros. Somou um empate (2-2) com o Boca Juniors e um triunfo diante do Auckland City (6-0), pelo que nesta altura já amealhou 17,2 milhões de euros brutos.
Se a ida aos oitavos de final dá direito a um prémio de 6,47 milhões de euros, nos 'quartos' o valor sobe para 11,3 e nas 'meias' ascende a 18,12. O finalista encaixa 25,89 e o vencedor 34,51 milhões de euros.
Nota: câmbio de dólares para euros à taxa de hoje (1 dólar, 0,86 euros).
Brasileiro está encantado com a fase que vive no FC Porto, mas promete mais
Okan Buruk assumiu que o guarda-redes português esteve na agenda dos turcos
Já Eustáquio realizou tratamento e treino de recuperação após ter regressado da seleção canadiana com problema no joelho esquerdo
Lateral tem tirado partido da inclinação ofensiva da equipa à direita e já soma quatro assistências
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Começaram a namorar com 15 anos, em Gondomar, viveram pela primeira vez juntos em Madrid e tiveram três filhos
Antigo guarda-redes assinou icónico lance em 1995