Em apenas três dias, o plantel do FC Porto mudou consideravelmente. No domingo, as saídas de Alex Telles e Danilo Pereira deixaram a equipa de Sérgio Conceição órfã de duas das suas maiores referências. Juntos, o português e o brasileiro somam quase 400 jogos e 45 golos com a camisola azul e branca. Danilo fez 202 jogos e marcou 19 golos. Alex Telles realizou 195 jogos e marcou 26 golos pelos dragões. Dois jogadores de peso que implicam perdas fundamentais para a equipa. Contudo, a administração portista reagiu e atacou em força os últimos dias do mercado.
O FC Porto foi, dos três grandes portugueses, claramente aquele que apostou mais no derradeiro suspiro deste defeso e contratou cinco jogadores, dois deles precisamente para renderem Danilo e Alex Telles: Marko Grujic, médio ex-Liverpool, e Malang Sarr, defesa e lateral-esquerdo ex-Chelsea. A estes juntaram-se ainda Felipe Anderson, criativo brasileiro que chega para suprir uma necessidade do plantel portista, Nanú, lateral-direito que pode também fazer o papel de Alex Telles à esquerda, e Toni Martínez, que vem reforçar a frente de ataque.
O futuro ditará se o FC Porto ficou mais forte ou mais fraco em termos desportivos com este últimos três dias de mercado. O que é certo é que ficou com as contas mais equilibradas. A ida de Danilo para o PSG rende no imediato 4 milhões de euros. Mas os dragões têm também já certos os 16 milhões de euros da cláusula de compra obrigatória no final do empréstimo desta temporada. Já Alex Telles fez entrar 15 milhões de euros nos cofres azuis e brancos, uma verba que pode chegar ainda aos 17 milhões.
Por RecordDragões já venderam mais de quatro mil bilhetes para o jogo com o Celoricense
Eliminação prematura na época passada seguiu-se a três temporadas vitoriosas
Em causa episódio do clássico entre dragões e águias, a 5 de outubro
Defesa João Padi não tem dúvidas de que será um encontro memorável para o clube
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Médio necessitou somente de 11 jogos para convencer o presidente Serdal Adali
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão