_
José Pedro Pereira da Costa, CFO proposto por André Villas-Boas caso vença as eleições do FC Porto, analisou esta terça-feira o relatório e contas consolidado da SAD, divulgado pela CMVM na semana passada. E não escondeu algumas dúvidas sobre a operação de reavaliação do Estádio do Dragão, qua ajudou os capitais próprios a ficarem próximos de valores positivos.
"Esta operação de reavaliação, para a UEFA, não vai contar. Pois infelizmente a UEFA diz que, no artigo 88 das regras do Fair Play Financeiro, este efeito não serve. Os capitais próprios deveriam ter sido melhorados em cerca de 10% e como esta operação não conta para este efeito, gostávamos de saber o que está previsto para 31 de março. É uma operação meramente contabilística, não há qualquer entrada de dinheiro, não altera em nada os resultados líquidos acumulados, a dívida financeira a 10 anos continua acima de 200 M€… E o passivo e dívida financeira vai manter-se igual ao que era antes. Sendo certo que contabilisticamente há uma melhoria, é certo que vamos ter um nível de amortizações muito mais acentuado no futuro. Não sabemos exatamente qual é a restante vida útil deste ativo, mas se admitirmos que terá uma vida útil adicional de 30 anos, significa que teremos um peso adicional de amortizações de, no mínimo, 4 ou 6 milhões de euros. Estamos a embelezar os capitais próprios no presente para prejudicar os resultados no futuro", considerou Pereira da Costa, lembrabdo que algo similiar já foi feita em 2014/15.
"Permitiu nesse exercício atingir capitais próprios positivos, mas durou apenas dois anos. É uma operação de cosmética contabilística e que terá pouco impacto na situação financeira da SAD", atirou.
Por RecordAssociação Portuguesa de Defesa do Adepto exige esclarecimentos
José Manuel Neves falou na homenagem aos cinco dragões campeões do Mundo sub-17 por Portugal
Médios do FC Porto cumpriram tradição antiga e anteciparam o Natal aos pacientes
"Acordo amigável" com o Estado fecha diferendo, segundo o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Avançado do PSG eleito o melhor jogador do Mundo com 50 pontos, mais 11 do que Yamal e 15 do que Mbappé
Em causa a lesão e consequente ausência de Assane Diao na CAN’2025
Ousmane Dembélé levou a melhor na votação do prémio da FIFA
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Internacional japonês é reforço do emblema de Amesterdão