A participação do FC Porto na International Champions Cup (ICC) abortou devido a questões logísticas que prejudicariam seriamente o planeamento e, sobretudo, a preparação da equipa para a próxima temporada, explicou o presidente do clube azul e branco, Jorge Nuno Pinto da Costa.
A argumentação choca com o que foi adiantado pela ICC, que optou por ter o Benfica em vez dos dragões, pois os encarnados permitem "ganhar em termos de adesão do público e cobertura mediática dos jogos", como revelou fonte da organização da prova norte-americana a Record.
"Tínhamos dado o acordo para fazer jogos em Nova Iorque. Unicamente, havia um quarto jogo no México que o treinador e nós, departamento de futebol, entendemos que uma coisa é jogar no raio de 100 ou 200 quilómetros. Outra era fazer cinco horas e meia de viagem de avião e jogar a dois mil metros de altitude com 40 graus. Entendemos que era prejudicial e que não iríamos", explicou Pinto da Costa em declrações ao "Jornal de Notícias", revelando que a pré-época dos dragões "será na Europa".
O planeamento para 2015/16 conhecerá um grande avanço no decorrer da próxima semana, depois de Pinto da Costa reunir com Lopetegui para "falar com o treinador e perceber o que correu bem e o que correu mal" na época que terminou agora, revelou o presidente portista, recusando, por isso, fazer já um balanço:
"As pessoas acham que esta época foi uma tragédia, mas, comparando com anterior, foi bem melhor. Garantimos a ida à Liga dos Campeões e fomos a úncia equipa portuguesa que passou a fase de grupos. No ano anterior nem isso conseguimos. É evidente que não queríamos isto. Queremos ganhar e é para isso que trabalhámos. Vai ser uma semana intensa, de reuniões com o treinador para definir bem as coisas antes dele ir de férias."
Francesco Farioli vê 15 jogadores chamados às seleções, mais cinco do que na janela de setembro
Responsáveis portistas entendem que deveria ter sido marcado penálti sobre Deniz Gül
Primeiro deslize da época não mexeu com a confiança no Dragão. Conforto pontual na base da postura mais contida na reta final do clássico
FC Porto confirma o novo nome: Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa
Dirigente português do Flamengo em entrevista a Record
Em apenas dois anos, o jovem central deu um salto de gigante na carreira e passou da equipa de reservas do River Plate para a albiceleste
Milan-Como e Villarreal-Barcelona são as exceções
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Organismos e emissários de clubes têm mantido negociações secretas e já existe uma base de entendimento
Portal 'The Athletic' falou com jogadores e um professor universitário para analisar a questão