Na resposta a uma questão sobre a transparência nos negócios, feita por um adepto, esta quarta-feira, na Casa do FC Porto de Rio Tinto, Pinto da Costa falou das dívidas que a SAD tem para com alguns empresários e salientou a ajuda de Jorge Mendes.
"Nós não vamos ter mais transparência, nós vamos ter transparência, porque todos os nossos negócios estão completamente descritos no nosso relatório, nas nossas contas. E quando se vem falar que há negócios obscuros, que há empresários que são os favorecidos, não é verdade", começou por dizer o presidente.
"Há empresários que trabalham com o FC Porto há muito tempo, que quando o FC Porto necessita estão ao nosso lado. Dou-lhe o exemplo do sr. Jorge Mendes, que é o empresário mais antigo a trabalhar connosco, que é aquele a quem nós mais devemos, em termos monetários, porque está sempre pronto a esperar", revelou Pinto da Costa, mantendo-se no tema.
"Temos o senhor Bertolucci, que trouxe grandes jogadores, como o Militão, como o Pepê, vários jogadores, e que está à espera há três ou quatro anos [de pagamentos de comissões], sempre colaborante e dizendo quando for possível. Esses é que realmente têm que merecer a nossa preferência", salientou o presidente, indicando, depois, quem está no outro lado da moeda.
"Nós vendemos, por exemplo, o Luis Díaz, através de um empresário, Raul Costa, que nos vendeu o jogador abaixo da cláusula porque estávamos num momento difícil. E ele, com os seus colaboradores, com os seus parceiros, pôs uma ação ao FC Porto porque se atrasou na comissão. Esses é que temos de evitar, não são os que fazem bons negócios e que, depois, esperam anos para receber do FC Porto", afirmou ainda o presidente, concluindo depois.
"E todos os negócios que são feitos estão todos com comissões, com tudo no relatório. Posso-lhe dizer que esse sr. Raúl Costa, num negócio em que pouco interviu, ganhou cerca de quatro milhões de euros. E quando o FC Porto se atrasou um bocadinho meteu uma ação no tribunal através dos seus parceiros. Esses é que temos de evitar", rematou.
Por Rui SousaRecord ouviu as opiniões de Nuno Encarnação, Aurora Cunha e José Fernando Rio
Médio do FC Porto saiu com a "meia cheia de sangue" e pode não recuperar a tempo do jogo com o Famalicão
FC Porto consegue o melhor arranque de sempre no campeonato
A análise de Vítor Pinto
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
Gala arranca às 17h, em Doha
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países