Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa garantiu ter um plano para sanar o clube em três anos e voltou a visar a lista de André Villas-Boas, em especial Pereira da Costa, escolhido pelo candidato da Lista B para CFO.
Marta Massada, Koehler área financeira?
"Ninguém vai pensar que um indíviduo da alta finança vai tomar conta do jurídico, que o Namora vai ficar com o futebol e António Oliveira com as infraestruturas. Tive cuidado de ter gente com ambição e paixão. Tenho três homens que vestiram camisola com sucesso, o Baía, o Vítor Hugo e o Oliveira. Na outra lista vi coisas inacreditáveis. Vi apresentar o vice-presidente das amadoras, nem sei o nome, depois não aparece na lista. Vi apresentar Pereira da Costa, iluminado e nem pode votar, só tem seis meses de sócio efetivo. É um grupo de amigos, do copiloto do candidato, passado no FC Porto ninguém tem. Como é que um indivíduo que é sócio correspondente, nunca veio a um jogo, não tem interesse senão era sócio efectivo, fica com as contas? Isso é brincadeira."
Favores inestimáveis a Koehler?
"Nesses momentos difíceis, em colaboração com Fernando Gomes resolveu muito problemas complicados. Ao ver como os resolveu, foi por isso que o convidei. Preciso é de quem ajude com os problemas, não é quem venha para o clube porque é familiar. Isso não aceito."
Koehler disse coisas negativas?
"Temos um plano financeiro, não revelo, porque abri um pouco o veu, a CMVM suspendeu as nossas ações por um dia. Devem estar a ver entrevista, portanto não entro por aí. Temos um plano, um projeto, vamos por o clube sanado em três anos. É possível. O que me deram e disseram, é possível."
Exploração do Dragão
"É extremamente vantajoso para o FC Porto. Criticar o timing de sua realização é completamente injusto. Após uma entrevista de João Koehler, um indivíduo chamado Camelo veio criticar, dizendo que era uma falta de ética. No entanto, este contrato estava a ser negociado há dois anos, e irá melhorar consideravelmente o estádio, tornando-o mais funcional e esteticamente mais agradável. Vamos receber 65 milhões de euros. Se tivéssemos falta de ética, teríamos solicitado o pagamento dos 65 milhões em abril. No entanto, isso não impediu a realização do negócio. Decidimos que os 65 milhões serão pagos até junho. Os candidatos eleitos já sabem que terão acesso a esse valor em junho. Aqueles que criticam têm a opção, até 1 de julho, de devolver o dinheiro e anular o contrato. Mas duvido que, quem quer que seja, decida anular um contrato tão benéfico. Além disso, tomamos o cuidado de receber o dinheiro apenas após o término deste mandato... Onde está a falta de ética nisso?
Contrato por 25 anos
"Este é um contrato de 25 anos, e o FC Porto não vendeu 30% do estádio. Na verdade, estabelecemos uma nova sociedade na qual possuímos 70%. Estudos realizados por empresas internacionais mostram que esses 70% valem mais do que os 100% atuais. E ao fim dos 25 anos, essa sociedade será completamente nossa. Os outros partem sem direito a nada. Eles obtiveram o deles, nós o nosso, e a sociedade será totalmente nossa. Como alguém pode considerar isso um mau negócio? Não entendo."
Capitais próprios
"Foi uma bandeira, 90% das pessoas falavam sobre capitais e não sabem o que é... Qualquer analfabeto fala sobre isso, mas não sabem o que é. Os capitais próprios estão ligeiramente negativos, com garantia de que com o negócio dos 65 M€ vão ficar de imediato muito positivos. Por isso deixaram de falar dos capitais próprios negativos. As pessoas nem tiveram tempo de saber o que era e alguns dos que criticavam também não sabiam o que era."
Refinanciar o passivo
"Temos estratégias, mas foi por falar nelas que suspenderam as nossas ações por um dia. Não vou poder falar, o 25 de Abril ainda não chegou à CMVM."
Por Record