1/2
À margem de uma inciativa levada a cabo pelo Museu FC Porto, na tarde desta segunda-feira, para evocar a conquista do pentacampeonato 1994/1999, Rui Barros e João Pinto, dois históricos dos dragões, falaram sobre a entrada em cena da equipa de Vítor Bruno na Liga Europa, manifestando confiança na qualidade do grupo de trabalho.
"Felizmente, temos um passado glorioso, que é fantástico, já tivemos grandes títulos a nível internacional, e um clube como o FC Porto pensa sempre em ganhar estas competições internacionais. Não é fácil, porque cada vez mais os clubes dos grandes países, como Itália, Alemanha, França, Inglaterra, etc, estão sempre muito mais à frente em termos de competitividade, valor das equipas, mas depois isso pode não querer dizer nada. Temos uma equipa jovem, com valor, depois há momentos em que é preciso um bocadinho de sorte e esperemos que esta época consigamos chegar à conquista da Liga Europa", começou por referir Rui Barros, apontando a presença de jogadores formados no Olival no plantel como um fator importante.
"Claro que a mística é sempre muito importante, é uma questão de união, de querer, de vontade,de sacrifício, todos falamos nessa mística, mas depois a mística é dentro do campo, não apenas nos jogos como também nos treinos. É o compromisso com a equipa, com os colegas, com o treinador, com a direção, com a cidade, e quando se consegue isso, quando há um fator comum a todos, tudo é possível", destacou.
Quanto a João Pinto, o capitão que ergueu a Taça dos Campeões Europeus, em Viena, em 1987, mostrou-se entusiasmado com a equipa que o FC Porto está a construir, mas lembrou que é preciso dar tempo para regressar às grandes conquistas internacionais.
"Neste momento, o FC Porto, pelo plantel que tem, pela equipa que tem, jovem, acho que está a construir uma equipa para o futuro. Agora, falta saber se o FC Porto vai conseguir manter estes jogadores durante muitos anos. Claro que uma equipa muito forte não se faz de uma época para a outra, estou convencido de que as pessoas que estão à frente do clube, o senhor presidente e as pessoas que trabalham com ele, com o plantel que construíram este ano é para pensar, se calhar, vencer no próximo ano. Mas o FC Porto só quer é ganhar, vencendo jogo após jogo. Vamos aguardar pelo final da época para ver se os pontos no campeonato dão para ficar em primeiro lugar. Se ficarmos em primeiro lugar, como portista e associado do FC Porto, ficarei muito satisfeito, neste ano de arranque de uma nova direção ter conseguido isso, mas se não conseguir é um ano de preparação para conseguir títulos", vincou o antigo lateral-direito.
Por Rui SousaTriunfo arrancado a ferros frente ao Estoril não é cenário inédito no percurso da equipa de Farioli
Extremo foi o melhor elemento dos dragões
Análise de André Monteiro
Estorilistas equilibraram o jogo e mantiveram-no em aberto até final. O espetáculo teve emoção
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Equipa sagra-se campeã da Conferência Este
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial