1/2
À margem de uma inciativa levada a cabo pelo Museu FC Porto, na tarde desta segunda-feira, para evocar a conquista do pentacampeonato 1994/1999, Rui Barros e João Pinto, dois históricos dos dragões, falaram sobre a entrada em cena da equipa de Vítor Bruno na Liga Europa, manifestando confiança na qualidade do grupo de trabalho.
"Felizmente, temos um passado glorioso, que é fantástico, já tivemos grandes títulos a nível internacional, e um clube como o FC Porto pensa sempre em ganhar estas competições internacionais. Não é fácil, porque cada vez mais os clubes dos grandes países, como Itália, Alemanha, França, Inglaterra, etc, estão sempre muito mais à frente em termos de competitividade, valor das equipas, mas depois isso pode não querer dizer nada. Temos uma equipa jovem, com valor, depois há momentos em que é preciso um bocadinho de sorte e esperemos que esta época consigamos chegar à conquista da Liga Europa", começou por referir Rui Barros, apontando a presença de jogadores formados no Olival no plantel como um fator importante.
"Claro que a mística é sempre muito importante, é uma questão de união, de querer, de vontade,de sacrifício, todos falamos nessa mística, mas depois a mística é dentro do campo, não apenas nos jogos como também nos treinos. É o compromisso com a equipa, com os colegas, com o treinador, com a direção, com a cidade, e quando se consegue isso, quando há um fator comum a todos, tudo é possível", destacou.
Quanto a João Pinto, o capitão que ergueu a Taça dos Campeões Europeus, em Viena, em 1987, mostrou-se entusiasmado com a equipa que o FC Porto está a construir, mas lembrou que é preciso dar tempo para regressar às grandes conquistas internacionais.
"Neste momento, o FC Porto, pelo plantel que tem, pela equipa que tem, jovem, acho que está a construir uma equipa para o futuro. Agora, falta saber se o FC Porto vai conseguir manter estes jogadores durante muitos anos. Claro que uma equipa muito forte não se faz de uma época para a outra, estou convencido de que as pessoas que estão à frente do clube, o senhor presidente e as pessoas que trabalham com ele, com o plantel que construíram este ano é para pensar, se calhar, vencer no próximo ano. Mas o FC Porto só quer é ganhar, vencendo jogo após jogo. Vamos aguardar pelo final da época para ver se os pontos no campeonato dão para ficar em primeiro lugar. Se ficarmos em primeiro lugar, como portista e associado do FC Porto, ficarei muito satisfeito, neste ano de arranque de uma nova direção ter conseguido isso, mas se não conseguir é um ano de preparação para conseguir títulos", vincou o antigo lateral-direito.
Por Rui SousaPublicação dos dragões deixa recado ao médio benfiquista, que gerou grande polémica após o dérbi na Taça de Portugal
As análises de Fernando Rocha, Jorge Amaral e Cristiano Pereira
Jovem polaco estreou-se frente ao V. Guimarães, animou o ataque e esteve no golo. Bednarek num banco nunca visto
FC Porto prolongou, frente ao V. Guimarães, longa série de resultados positivos na Liga Betclic
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Fabiana Edith Muñoz tem 42 anos, sofre de esquizofrenia e está a ser procurada pelas autoridades
Antigos internacionais portugueses tomaram posse esta quinta-feira
Viktor Onopko destacou-se pelo Real Oviedo na década de 90
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Notícia foi avançada pelo site cazaque 'Sports'