_
Guilherme Siqueira, antigo defesa que passou pelo Benfica, teceu esta quarta-feira rasgados elogios a Brahimi. O brasileiro conhece bem o jogador do FC Porto e explica que chegou a dar-lhe conselhos, no sentido de marcar mais golos e ser mais paciente fora das quatro linhas.
"Não me surpreende que esteja a ter sucesso. Jogámos juntos no Granada, em Espanha, e ele surpreendeu-me positivamente. Vinha de França e ninguém o conhecia. O Brahimi foi muito importante para evitarmos a despromoção naquela época", contou à imprensa brasileira.
"Às vezes uma equipa pequena precisa que alguém chame o jogo para si e ele fez isso muitas vezes naquela temporada. Acabámos por nos salvar com um certo conforto graças a ele", contou Siqueira.
Mas Brahimi não tinha naquela altura grande faro pelo golo e isso prejudicou-o. Antes de chegar ao FC Porto totalizava apenas 20 golos em 150 jogos... "Eu sempre lhe disse 'tu és um médio ofensivo e precisas de rematar mais. Tens de melhorar os teus números'. Ele fazia poucos golos, por isso os olheiros não reparavam muito nele."
Siqueira conta que Brahimi tinha consciência disso: "Ele sabia que era assim. Havia situações em que podia rematar mas preferia passar. Disse-lhe várias vezes que ele precisava de ser mais decisivo no último terço do campo."
Os conselhos do brasileiro parecem ter surtido efeito e um ano depois Brahimi mudou de clube. "Ele foi assediado por muitas equipas, mas acabou por escolher o FC Porto pois tratava-se de um clube com um projeto interessante para os jovens."
Em quatro épocas no FC Porto Brahimi está agora avaliado em 26 milhões de euros e já marcou 35 golos em 139 jogos.
Mas não foi só ao nível do jogo que Siqueira aconselhou Brahimi. "Ele gostava de ser mimado, não gostava de ser contrariado. Quando era confrontado era um problema. Eu dizia-lhe para ter calma e amadureceu muito nesse aspeto. Às vezes não era recetivo a opiniões diferentes da sua, tudo tinha de ser feito como ele queria. Se se dissesse algo com que não concordava alterava-se", acrescenta o antigo jogador dos encarnados. "Mas amadureceu com os anos que já leva no futebol e com a convivência com jogadores mais experientes, como o próprio Casillas."
Atua no eixo do ataque, mas também descaído nas alas. Há quatro reforços para três vagas
Espanhol marcou dois golos nos primeiros sete jogos de 2026. Uma queda a pique, depois de ter acabado o ano passado com os melhores números pelos dragões
Reforço de inverno dos dragões só recebeu boas indicações do FC Porto e confessa que mudança "foi muito fácil"
Luís Godinho vai apitar clássico do Dragão
Tomás Cruz motivou recolha de informações nas últimas semanas
Conselheiro desportivo do PSG concedeu uma longa entrevista à TF1
Leandro Machado representou os leões, de 1997 a 1998, e o Santa Clara, em 2003. Atualmente era Secretário do Desporto da prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, no Brasil
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Desvendamos o mistério do famoso meme do TikTok
Diretor-executivo da Correio da Manhã Rádio deu, em declarações no 'Mercado Now', mais explicações sobre a situação do capitão da Seleção Nacional no Al Nassr