«O Bicho simboliza tudo»: FC Porto divulga vídeo de Jorge Costa com despedida de antigos companheiros e treinadores
O FC Porto divulgou na manhã desta quarta-feira um vídeo emotivo com vários testemunhos de antigos companheiros de equipa e treinadores de Jorge Costa. Chaínho diz que o antigo defesa-central dos azuis e brancos "simbolizava tudo", "respeitava toda a gente e não deixava cair ninguém".
A carregar o vídeo ...
«O Bicho simboliza tudo»: FC Porto divulga vídeo de Jorge Costa com despedida de antigos companheiros e treinadores
10:1906.08.2025
«Muitos adeptos do Benfica e do Sporting tinham um respeito especial por Jorge Costa»
Luís Pedro Sousa, chefe de redação de Record, presta homenagem a Jorge Costa
A carregar o vídeo ...
«Muitos adeptos do Benfica e do Sporting tinham um respeito especial por Jorge Costa»
Vítor Bruno lembra Jorge Costa: «Foi neste dia que tudo começou, ambos numa função que nos era desconhecida»
A mensagem de Vítor Bruno, antigo treinador do FC Porto
"Foi neste dia que tudo começou, ambos numa função que nos era desconhecida, mas com a mesma vontade de fazer bem, de ir à luta, de ganhar. Hoje, o FCP e o futebol estão muito mais pobres. Descansa em paz, Jorge"
Artur Soares Dias: «Triste... Incrível como somos tão frágeis»
A mensagem de Artur Soares Dias, ex-árbitro:
"Triste... Incrível... como somos tão frágeis ! Mas mesmo na fragilidade existem pessoas fortes, carismáticos , frontais , líderes e únicos ! O Jorge era um desses !
Tenho histórias de 1994 que o meu Pai me contava dele que achava não serem possíveis de ser verdade!
Mais tarde tive o privilégio de reviver algumas dessas histórias, e de viver outras tantas com Ele, que me fizeram crescer superar e aprender como lidar e liderar pessoas com uma enorme capacidade e vontade de superarem e vencer ! Por tudo isto e muito mais é um dia triste !!!
Gianni Infantino: «Inspirou gerações com a sua liderança, determinação e paixão pelo jogo»
A publicação de Gianni Infantino, presidente da FIFA, nas stories do Instagram:
"Estou profundamente triste com a notícia do falecimento de Jorge Costa, lendário capitão do FC Porto, figura marcante do futebol português, que atualmente era dirigente no seu clube de sempre.
Ao longo da sua carreira, Jorge inspirou gerações com a sua liderança, determinação e paixão pelo jogo, deixando uma marca inesquecível no FC Porto, na Seleção Nacional de Portugal, pela qual participou no Campeonato do Mundo da FIFA em 2002, e em todos aqueles que tiveram o privilégio de o conhecer.
Em nome da FIFA, apresento as minhas mais sinceras condolências à sua família, aos seus amigos, ao FC Porto e a toda a comunidade do futebol em Portugal e no mundo.
Castro: «Foste o meu Pai no Futebol e também na vida»
Mensagem de Castro, ex-futebolista e atual adjunto na equipa B do FC Porto:
"E quando conheces um ídolo e ele é muito mais do que aquilo que alguma vez imaginaste? Os meus maiores sentimentos a todos os familiares e a todas as pessoas que como eu amam o Jorge Costa!
Moldaste a minha maneira de pensar e o meu futuro! Fizeste com que eu quisesse ser melhor, na vida no futebol, em tudo! Obrigado por tudo e mais alguma coisa! És o símbolo máximo do que é ser Porto.
“É AZUL E SERÁ SEMPRE AZUL. É UM AZUL MEU. EU SOU UM PORTISTA DE CORAÇÃO, MAS SOU UM PORTISTA INDEPENDENTE”: O CORAÇÃO DO JORGE COSTA!
Nós que privamos contigo somos uns felizardos e temos a responsabilidade de continuar com a tua força! Espero conseguir levar sempre um pouco de ti!
Foste o meu Pai no Futebol e também na vida. Estiveste lá no meu inicio, lá atrás em Olhão, como naquele dia que decidimos que o dia seguinte seria o meu último jogo. Obrigado pela braçadeira. Foi um prazer ter jogado com o teu número 2.
Sentir que tinhas orgulho naquilo que eu fazia foi das maiores alegrias da minha Vida. Vou ter muitas saudades tuas.
Álvaro Magalhães sobre Jorge Costa: «Era uma pessoa extraordinária, com um trato fantástico»
Em declarações a Record, Álvaro Magalhães, antigo jogador do Benfica e da Seleção Nacional, lamentou a morte de Jorge Costa. "Era um líder daquela equipa. Tínhamos muito respeito por ele como jogador. Era uma pessoa extraordinária, com um trato fantástico. Dentro de campo era outra coisa. Tenho uma amizade com todos os jogadores do FC Porto. Há coisas que se passam dentro dos 90 minutos e ficam lá. A vida é diferente", sublinhou.
21:4005.08.2025
Luís Silva: «Quis o destino que a última vez que falámos fosse para lhe dar a novidade de que ia realizar o meu sonho de ser pai..»
Luís Silva, que foi treinado por Jorge Costa no AVS SAD, deixou uma mensagem emotiva nas redes sociais.
"De todos os que tive, o que mais me marcou, sem dúvida nenhuma! O Bicho como era conhecido era um homem com um coração de ouro, nunca esquecerei tudo o que fez por nós naquele ano incrível mas mais concretamente por mim e pela minha esposa! Quis o destino que a última vez que falámos fosse para lhe dar a novidade de que ia realizar o meu sonho de ser pai.. Mais do que um ex-jogador, treinador ou dirigente, hoje partiu um ser humano com valores, leal, e que nunca na minha vida esquecerei!
Uma vez perguntaram-me se tinha um ídolo no futebol, eu disse que não, mas ganhei um Jorge Costa!
Diogo Costa no adeus a Jorge Costa: «Partiu hoje uma das maiores referências da história do nosso FC Porto»
Diogo Costa, guarda-redes e capitão do FC Porto, recorreu às redes sociais para se despedir de Jorge Costa, uma figura que, como diz, é "exemplo de liderança, garra, compromisso e sacrifício".
"Partiu hoje uma das maiores referências da história do nosso FC Porto. O Jorge Costa foi, e continuará a ser, um exemplo de liderança, garra, compromisso e sacrifício. Como Portista, como jogador e agora como capitão, agradeço tudo o que nos deixou.
Serás sempre um exemplo e inspiração. Um de nós. Para sempre. À família e amigos, deixo as minhas sentidas condolências.
À Nação Portista, a certeza de que o nome do Capitão ficará eternamente gravado na nossa história.
Carlos Queiroz: «Choramos a tua falta, hoje e sempre. E ficaremos sempre em dívida para contigo»
Através de uma extensa mensagem nas redes sociais, Carlos Queiroz mostrou-se destroçado com a morte de Jorge Costa. O treinador português, atualmente no comando técnico da seleção de Omã, recorda a conquista do Mundial sub-20, ao lado do defesa, e recorda ainda o "bicho" como a referência de uma geração.
"Tenho o coração em pedaços com esta notícia infeliz e triste para todos nós, e em particular para a nossa equipa de Campeões. Não encontro palavras que possam lembrar e fazer justiça à Vida, ao Companheiro e Amigo, ao Jogador de Futebol, ao Líder e ao Vencedor que foi o nosso Campeão do Mundo, Jorge Costa. Choramos a tua falta, hoje e sempre; e ficaremos sempre em dívida para contigo.
O nosso querido Bicho foi um dos expoentes maiores de uma cultura futebolística inovadora, ímpar, de exigência, de compromisso, de trabalho, de rendimento, que hoje ainda se celebra e que será sempre referência do legado técnico e de uma geração insigne.
Agradeço o privilégio de ter partilhado a minha vida contigo, e por me emprestares muito disso tudo, meu Amigo e Companheiro Jorge.
Continuarei sempre a contar o teu exemplo. Que descanses em paz e que a tua família e amigos encontrem no amor por ti o conforto possível.
Sérgio Conceição honra Jorge Costa: «Fizemo-nos homens mais depressa, prescindimos dos devaneios de juventude...»
Sérgio Conceição deixou uma emotiva mensagem nas redes sociais a lembrar o amigo e companheiro Jorge Costa, o "capitão que nunca se rendeu", que partiu esta terça-feira, aos 53 anos.
"Fizemo-nos homens mais depressa, prescindimos dos devaneios de juventude para cumprir o sonho de sermos profissionais de futebol. Caminhamos juntos no FC Porto, no Standard Liège, na seleção, conquistámos títulos, partilhámos a fúria pela vitória, nos jogos, nos treinos. Rimos muito, chorámos às vezes, e assim se construiu uma amizade para a vida. E sim, também foste o maior amigo que tive no futebol e quem contigo privou sabe que do teu coração brotava tanta bondade como vontade de ganhar. Descansa em paz Jorge, és e serás sempre o Bicho, o capitão que nunca se rendeu", pode ler-se.
«Ainda há pouco tempo me escreveu estas palavras...»: Villas-Boas despede-se de Jorge Costa e revela mensagem
Através de uma longa mensagem, André Villas-Boas despediu-se de Jorge Costa, o "amigo exigente" que "personificava tudo o que é e será sempre o FC Porto".
A declaração do presidente do FC Porto, na íntegra:
"Partiu Jorge Costa. O nosso Bicho. A eterna Lenda do Clube.
Respeitado por tantos, querido por todos os Portistas, uma referência como pessoa, como profissional e um ídolo para muitos.
Em primeiro lugar, e em meu nome pessoal, em nome do FC Porto, da sua Direção e dos Órgãos Sociais, quero expressar os nossos mais profundos pêsames à sua família, aos filhos e aos seus amigos.
De seguida, a todos os Portistas e à nossa família Azul e Branca, deixo os meus sinceros sentimentos.
Jorge Costa foi um dos nossos mais queridos jogadores, uma lenda que vivia o Clube e o Portismo como poucos. Era único na sua forma de ser e de se relacionar connosco e com as nossas cores. Queremos hoje dizer-lhe que estaremos sempre ao seu lado, com a consciência e a obrigação de lhe devolver tudo o que ele nos deu ao longo da sua vida. E foi muito: sangue, suor e lágrimas.
Não é possível definir o Jorge. Ele personificava tudo o que é e será sempre o FC Porto. A sua forma vertical de lutar pelas vitórias, o espírito de conquista sem limites, a entrega comovente ao seu Clube e a liderança que carregava às costas, com o mítico e eterno número 2, continuaram a marcar a história do FC Porto com conquistas nacionais e internacionais.
Jorge Costa marcou-nos a todos pela sua dedicação, por tudo o que deu e continuava a dar ao seu FC Porto. Qualquer livro que conte a belíssima e longa história do nosso Clube o retratará como um dos atletas mais importantes da nossa História. Assim o recordaremos.
Em termos pessoais, recordo-o de uma forma especial. Tive nele sempre um amigo e nele sempre vi uma fonte de força e de inspiração na entrega que somos obrigados a colocar em prol do nosso Clube. Um amigo que sempre esteve ao meu lado. Um amigo exigente que, quando sentia que alguém esmorecia, logo vinha com uma mensagem de força e de foco. Ainda há pouco tempo me escreveu estas palavras:
“André, quero que saibas que estarei sempre ao teu lado, pelo nosso FC Porto.”
Era assim: metia o corpo, ralhava, levava-nos para a luta e só largava quando nos visse outra vez a festejar uma vitória.
Muitos de nós recordam o que sofreu quando teve de nos deixar para representar o Charlton. E sobretudo recordamos a sua rasgada alegria quando regressou e vestiu de novo a camisola azul e branca. E o que fez a seguir? Ganhou tudo.
Também não esquecemos que, quando singrava como treinador, decidiu abandonar a sua carreira porque acreditava que poderia ser de novo útil ao seu Clube num cargo diretivo. Veio sem arrependimentos e entregou-se de corpo e alma às suas novas funções de Diretor do Futebol Profissional. E foi assim que hoje nos deixou: a trabalhar para o sucesso do FC Porto, depois de uma reunião técnica e de uma entrevista em que falou sobre o próximo jogo desta época que agora começa, com a mesma vontade de ganhar que sempre o caracterizou.
O Jorge Costa nunca desistia. Mesmo sabendo o quanto era importante para todos nós, nunca reclamou uma vitória para si. As vitórias eram sempre do FC Porto. Era assim em campo e assim será na vida eterna. O legado de Jorge Costa permanecerá para sempre vivo na memória de todos os Portistas.
Jorge, vais deixar uma enorme saudade, mas não duvides que lutaremos por ti como tu lutaste por nós e pelo FC Porto.
Nunca serás esquecido, Capitão"
Villas-Boas recorda Jorge Costa, figura do FC Porto.
FC Porto
19:4505.08.2025
Luís Figo: «O futebol perdeu um líder, um campeão, um exemplo e a minha vida perde um grande amigo»
Luís Figo partilhou o balneário da Seleção com Jorge Costa e mostrou-se naturalmente abalado com a morte do amigo. Numa extensa mensagem nas redes sociais, o ex-internacional português recorda a travessia ao lado do defesa e sublinha que ficou "sem palavras" com a trágica notícia.
"Meu querido Bicho…era assim como eu carinhosamente te chamava… companheiro durante tantos anos, de tantas vivências, tantas histórias, tantos momentos cheios de alegria e também momentos de algumas tristezas que nos ensinaram a ser melhores cada dia. A notícia da tua partida deixou-me sem palavras…. O futebol perdeu um líder, um campeão, um exemplo e a minha vida perde um grande amigo. Até sempre capitão. O teu legado nunca será esquecido. Descansa em paz “Bicho”. Os meus mais sinceros pêsames à família, amigos e ao FC Porto e muita força neste momento difícil", pode ler-se.
Luisão: «Profissionalismo, liderança e amor à camisola que se veste são virtudes raras no futebol»
Luisão chegou ao Benfica com tenra idade, numa altura em que Jorge Costa capitaneava o FC Porto e estava na reta final da carreira. Apesar de terem sido rivais, o ex-capitão do Benfica não esquece a forma apaixonada como a lenda dos dragões vivia o jogo e enalteceu a sua "lealdade" numa emotiva mensagem nas redes sociais.
"Profissionalismo, liderança e amor à camisola que se veste são virtudes raras no futebol. Jorge Costa tinha todas elas de sobra, e não por acaso construiu uma carreira de grande sucesso dentro e fora dos relvados. Em campo, enfrentamo-nos algumas vezes, sempre com lealdade e desportivismo. Quando cheguei ao Benfica, ele já estava nas últimas temporadas no rival, que conseguiu levar à glória europeia e fazer uma bonita história. Mesmo nos arquirrivais, encontramos exemplos para nos espelharmos e nos tornarmos melhores profissionais e melhores pessoas, e o Jorge sempre foi uma dessas inspirações, pela paixão com que viveu o futebol. Hoje, todos nós da família do futebol perdemos e sentimos muito. Máximo respeito, Bicho. Descanse em paz!"
Cândido Costa: «Tão forte, tão corajoso e ao mesmo tempo uma doçura de pessoa...»
Cândido Costa partilhou o balneário com Jorge Costa e não escondeu a tristeza com a partida do ex-capitão do FC Porto, deixando uma sentida mensagem nas redes sociais.
"Meu capitão... minha força da natureza. Tão forte, tão corajoso e ao mesmo tempo uma doçura de pessoa. Tu és o FCPorto. Descansa em paz Bicho. Vou ter muitas saudades tuas", pode ler-se, na conta oficial do ex-futebolista no Instagram.
"Estamos profundamente tristes com o falecimento de Jorge Costa, ex-jogador e diretor de futebol do FC Porto. As nossas mais profundas condolências à família e amigos, bem como ao FC Porto e aos seus adeptos. Que descanse em paz."
"O FC Barcelona expressa as suas condolências pela morte de Jorge Costa, diretor do futebol profissional e ex-capitão do FC Porto. Que descanse em paz."
Pub
18:2505.08.2025
Sá Pinto: «Uma lenda que marcou o nosso futebol»
A mensagem de Sá Pinto:
"O 'Bicho' foi meu colega e amigo desde os tempos da minha juventude, passando pela Seleção A... até aos dias de hoje. Uma lenda que marcou o nosso futebol e que nunca poderá ser esquecida pelo que deu ao nosso país! Descansa em paz, meu querido amigo"
18:2205.08.2025
Cláudio Ramos: «Ficará para sempre a tua alegria e o teu profissionalismo»
A mensagem de Cláudio Ramos, guarda-redes do FC Porto:
"Ficará para sempre a tua alegria e o teu profissionalismo, um verdadeiro homem do futebol e do Futebol Clube do Porto. Até sempre Jorge"
Nuno Gomes: «Um líder nato e com um apurado sentido de humor que usava para me desconcentrar durante os jogos...»
Nuno Gomes, que dividiu o balneário da Seleção com Jorge Costa, não escondeu a tristeza por ver partir um amigo e companheiro.
"Partiu hoje um grande amigo, um grande companheiro, o adversário mais difícil que enfrentei, um líder nato e com um apurado sentido de humor que usava para me desconcentrar durante os jogos. O Jorge era aquele jogador que preferimos ter sempre na nossa equipa. Foi um orgulho ter sido teu colega! Vais deixar muitas saudades amigo! Os meus sentimentos à família. Até sempre, ‘Bicho’!"
"Estamos profundamente tristes por saber da morte trágica de Jorge Costa. Endereçamos as nossas condolências à sua família, amigos e ao FC Porto. Que descanse em paz."
17:5905.08.2025
José Mourinho deixa promessa e garante: «O teu legado permanece sempre connosco»
José Mourinho publicou uma sentida mensagem a despedir-se de Jorge Costa, seu antigo jogador e capitão de equipa do FC Porto na conquista da Liga dos Campeões, em 2024.
"Sei o que dirias agora se pudesses: «Senhor, pare de chorar, amanhã tens um jogo e os teus rapazes precisam de ti pronto e forte». Prometo-te, BICHO, que vou fazê-lo. Descansa em paz, porque o teu legado permanece connosco", pode ler-se, na conta oficial do técnico português no Instagram.
Arouca: «Deixa uma enorme tristeza no coração arouquense pelas memórias felizes»
A mensagem do Arouca:
"O Futebol Clube de Arouca manifesta profundo pesar pelo falecimento de Jorge Costa. O antigo treinador do Futebol Clube de Arouca, que é um marco na história do futebol português, deixa uma enorme tristeza no coração arouquense pelas memórias felizes que guarda. Diante desta triste e irreparável perda, à família os nossos sinceros sentimentos."
Liga espanhola envia "sinceras condolências" a familiares e amigos de Jorge Costa
A mensagem da Liga espanhola:
“La Liga lamenta o falecimento de Jorge Costa e envia as mais sinceras condolências aos seus familiares e amigos.”
17:5005.08.2025
Ceferin, presidente da UEFA: «Um verdadeiro guerreiro que inspirou gerações»
A mensagem da UEFA:
"É comprofunda tristeza que tomamos conhecimento do falecimento repentino da lenda portuguesa Jorge Costa. "Jorge era mais do que um jogador de futebol", disse Aleksander Ceferin. "Era um líder e um verdadeiro guerreiro que inspirou gerações. Personificava coragem, resiliência e lealdade."
Marcelo Rebelo de Sousa: «Capitaneou e liderou as linhas defensivas com garra, força e energia»
A mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa:
“O Presidente da República lamenta a morte do antigo futebolista internacional Jorge Costa, o eterno “bicho” do Futebol Clube do Porto, onde era atualmente diretor para o futebol profissional, e que, enquanto jogador, representou, capitaneou e liderou as linhas defensivas com uma garra, força e energia que lhe granjeou a carinhosa alcunha, e marcou, desde os escalões de formação, o futebol e a seleção nacional, deixando o exemplo para gerações seguintes. O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa apresenta, com antiga amizade, as mais sentidas condolências à sua Família, amigos e ao Futebol Clube do Porto, que serviu e servia com grande profissionalismo e altruísmo".
Pub
17:2505.08.2025
Ac. Viseu: «Deixou-nos demasiado cedo e de forma totalmente inesperada»
O Académico Viseu juntou-se à onda de pesar pela morte de Jorge Costa, que assumiu as rédeas do comando técnico do clube em 2022/23. Ao serviço dos viseenses chegou aos 'quartos' da Taça e foi eliminado em casa pelo FC Porto.
A mensagem do Ac. Viseu na íntegra:
"Estamos todos de Luto. O Mundo Academista demonstra todo o seu pesar pela enorme perda do seu antigo treinador, Jorge Costa, que hoje nos deixou demasiado cedo e de forma totalmente inesperada. Neste momento de dor, endereçamos as nossas mais sentidas condolências à família, amigos, ao FC Porto e a todo o futebol português, sem exceção. Que descanse em paz."
O real Madrid deixou uma mensagem nas redes sociais, concretamente na sua conta oficial no X, a despedir-se de Jorge Costa.
A mensagem na íntegra:
"O Real Madrid, o seu presidente e a sua Direção lamentam profundamente o falecimento de Jorge Costa, diretor desportivo do FC Porto e histórico jogador português. As nossas condolências à sua família, aos seus entes queridos, aos seus colegas e ao seu clube. Descanse em paz."
El Real Madrid, su presidente y su Junta Directiva lamentan profundamente el fallecimiento de Jorge Costa, director deportivo del @FCPorto e histórico jugador portugués. Nuestras condolencias a sus familiares, a sus seres queridos, a sus compañeros y a su club. Descanse en paz.
"Foi com profunda tristeza que o universo do Club Sport Marítimo recebeu a notícia do falecimento de Jorge Paulo Costa Almeida, mais conhecido como Jorge Costa.
Natural de Aldoar, no Porto, Jorge Costa nasceu a 14 de outubro de 1971 e representou o CS Marítimo na temporada 1991/92, por empréstimo do Futebol Clube do Porto. Vestiu a camisola verde-rubra em jogos oficiais e particulares, sendo a maioria no Campeonato Nacional da I Divisão. Durante essa época, foi titular indiscutível na equipa orientada por Paulo Autuori, envergando na maioria das partidas a camisola número três.
Apesar da juventude, demonstrava já uma raça e um empenho notáveis, revelando o enorme potencial que mais tarde o confirmaria como um grande jogador. Ao serviço do emblema maritimista, disputou 38 jogos, regressando ao FC Porto no final dessa temporada.
O Presidente, Carlos André Gomes, em nome da Direção, apresenta à família e aos amigos de Jorge Costa as mais sentidas condolências, estendendo também votos de pesar ao Futebol Clube do Porto, instituição com a qual Jorge Costa esteve profundamente ligado ao longo da sua carreira".
16:5905.08.2025
José Luís Carneiro: «Jorge Costa conquistou o respeito e a admiração de sucessivas gerações»
O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, lamentou esta terça-feira a "morte prematura" de Jorge Costa, considerando-o uma "figura incontornável do futebol português e do FC Porto" que conquistou respeito e admiração de gerações.
"Recebi com tristeza a notícia da morte prematura de Jorge Costa", pode ler-se, numa nota publicada nas redes sociais pelo líder socialista.
José Luís Carneiro enalteceu o antigo futebolista como uma "figura incontornável do futebol português e do FC Porto que conquistou o respeito e a admiração de sucessivas gerações".
"À família, aos amigos e a todos que partilharam com ele caminho, deixo um abraço solidário", endereça.
Recebi com tristeza a notícia da morte prematura de Jorge Costa, figura incontornável do futebol português e do FC Porto que conquistou o respeito e a admiração de sucessivas gerações. À família, aos amigos e a todos que partilharam com ele caminho, deixo um abraço solidário.
Adepto esteve com Jorge Costa esta manhã no Olival: «Assinou a minha camisola»
A carregar o vídeo ...
Adepto esteve com Jorge Costa esta manhã no Olival: «Assinou a minha camisola»
Pub
16:5605.08.2025
Ukra: «Hoje partiu o meu pai do futebol»
A mensagem de Ukra:
"Hoje partiu o meu pai do futebol! Apostou em mim, indicou-me o caminho e deu-me a oportunidade de me 'mostrar' ao mundo do futebol. Um exemplo de liderança, dedicação, entrega, espírito de conquista e paixão! Comigo ficarão memórias lindas de todos os momentos que passamos juntos. Até Sempre, Mister Jorge Costa".
Pepe chora morte de Jorge Costa: «A tua entrega e legado viverão para sempre na história do FC Porto»
A mensagem de Pepe:
"Sentidos pêsames a toda a família. A tua entrega e legado viverão para sempre na história de vitórias sem igual do FC Porto. Que em paz descanses, Jorge Costa".
Aguiar-Branco lamenta morte de Jorge Costa e enaltece "marca indelével" que deixou no desporto
O presidente da Assembleia da Republica manifestou esta terça-feira "profundo pesar" pela morte de Jorge Costa, enaltecendo a intensidade com a qual viveu o futebol e a "marca indelével" que deixou no desporto nacional e internacional.
Através das redes sociais, José Pedro Aguiar-Branco lamentou a morte de Jorge Costa.
"Jogador, histórico capitão do FC Porto, treinador e dirigente desportivo, Jorge Costa viveu com intensidade o futebol e deixou uma marca indelével no desporto nacional e internacional", elogiou.
O #PAR José Pedro Aguiar-Branco manifesta profundo pesar pela morte de Jorge Costa. Jogador, histórico capitão do FCPorto, treinador e dirigente desportivo, Jorge Costa viveu com intensidade o futebol e deixou uma marca indelével no desporto nacional e internacional. pic.twitter.com/miupPXmBCp
— Assembleia da República (@AssembleiaRepub) August 5, 2025
Pub
16:4405.08.2025
Paulo Sousa: «Há colegas de equipa que deixam marca para a vida. O Jorge foi um deles»
A mensagem de Paulo Sousa:
"Há colegas de equipa que deixam marca para a vida. O Jorge foi um deles. Era o tipo de jogador que todos queríamos ter do nosso lado: líder, duro, exigente, leal. Partiu cedo demais. Fica o enorme respeito, a memória e a tristeza.
Martín Anselmi não esquece Jorge Costa: «Vou sentir a tua falta, meu amigo»
Martín Anselmi, antigo treinador do FC Porto, não esquece Jorge Costa. Numa publicação nas redes sociais, o argentino deixou uma mensagem de despedida:
"Que em paz descanses, capitão. Vou sentir a tua falta, meu amigo", pode ler-se.
A publicação de Martín Anselmi em homenagem a Jorge CostaInstagram
Fernando Santos recorda "capitão incontornável": «Jorge Costa era e é um símbolo do FC Porto»
Fernando Santos não escondeu o choque com a morte de Jorge Costa, que treinou no FC Porto entre 1998 e 2001. À Rádio Renascença, o antigo técnico dos azuis e brancos recordou a "ligação fortíssima" com o antigo jogador que morreu esta terça-feira aos 53 anos.
"Era um capitão na verdadeira aceção da palavra, dentro e fora de campo. Foi um capitão incontornável. A personalidade, a vontade, o temperamento... Era e é um símbolo do FC Porto. Tive uma ligação fortíssima com ele. Foram três anos com ele... era capitão da minha equipa", afirmou.
Celebração de Jorge Costa e equipa com troféuPedro Sá da Bandeira
Pub
16:3705.08.2025
«Sonhar não é pecado nem é proibido»: FC Porto recorda golos e troféus de Jorge Costa
A carregar o vídeo ...
«Sonhar não é pecado nem é proibido»: FC Porto recorda golos e troféus de Jorge Costa
16:3705.08.2025
Fernando Pimenta: «Só respeito e admiração pelo percurso e legado de Jorge Costa»
A mensagem de Fernando Pimenta:
"Jorge Costa, provavelmente um dos centrais mais duros que passou pela nossa liga e pela selecção Nacional de Futebol. Fez a diferença certamente em muitos momentos com o seu espírito de líder quer no Porto como na Seleção.
Sou Benfiquista, mas não há clubites nestes momentos, só respeito e admiração pelo seu percurso e legado com mais ou menos fricção com o meu clube.
À Família, Amigos e Clube um forte abraço e sentidos pêsames. Descansa em Paz Jorge".
Deco: «O futebol português e o FC Porto perdem um dos seus maiores símbolos»
A mensagem de Deco:
"Hoje, o futebol português e o FC Porto perdem um dos seus maiores símbolos. O Jorge Costa foi a personificação da alma e da garra portista. Um capitão lendário, que nos inspirou a todos. Foi uma honra partilhar tantos títulos e alegrias contigo. O teu nome ficará para sempre na história.
Florentino Luís: «Que Deus conforte o coração de todos os familiares»
Florentino Luís, médio do Benfica, deixou uma mensagem em homenagem a Jorge Costa:
"Que Deus conforte o coração de todos os familiares", escreveu, num 'story' no Instagram.
16:2905.08.2025
A nota de pesar do Gil Vicente: «Uma figura exemplar que deixou marca no futebol português»
A nota de pesar do Gil Vicente:
"O Gil Vicente FC lamenta profundamente a morte de Jorge Costa, uma figura exemplar que deixou marca no futebol português e foi dos jogadores da geração de ouro do futebol nacional, tendo-se sagrado Campeão do Mundo sub-20.
No seu extenso currículo, como futebolista, conta ainda com a conquista de uma Liga dos Campeões, uma Taça Intercontinental e uma Liga Europa, além de 50 internacionalizações por Portugal.
Neste momento de perda, e em que o futebol português fica mais pobre, o Gil Vicente FC associa-se ao pesar de familiares e amigos, assim como ao FC Porto, clube onde atualmente exercia as funções de dirigente".
Francisco J. Marques: «Jorge Costa defrontou os melhores avançados do mundo e nunca passou vergonhas»
A mensagem de Francisco J. Marques:
"Respeito e admiração, foi sempre assim que vi Jorge Costa, herdeiro da camisola 2, capitão com liderança, capacidade de mobilização e sem medo de nada.
Para quem nunca o viu jogar gostava de recordar que com a nossa camisola defrontou os melhores avançados do mundo do final do séc. XX e do início do séc. XXI e nunca passou vergonhas.
Em Gelsenkirchen atingiu o apogeu de uma carreira a quem nem as lesões graves impediram de levantar Taça UEFA e Champions em anos sucessivos.
Até sempre, ficam as memórias de tantas conquistas".
Respeito e admiração, foi sempre assim que vi Jorge Costa, herdeiro da camisola 2, capitão com liderança, capacidade de mobilização e sem medo de nada.Para quem nunca o viu jogar gostava de recordar que com a nossa camisola defrontou os melhores avançados do mundo do final do… pic.twitter.com/a0yOTjqFSR
— Francisco J. Marques (@FranciscoMarkes) August 5, 2025
16:1505.08.2025
Marega despede-se de Jorge Costa
Marega também já se despediu de Jorge Costa através de uma publicação nas redes sociais:
"Descansa em paz", escreveu o antigo jogador do FC Porto.
A mensagem de Ricardo Rocha, adjunto de Bruno Lage no Benfica:
"Descansa em paz", escreveu, numa fotografia onde aparece a cumprimentar Jorge Costa dentro de campo, num duelo entre águias e dragões.
Ricardo Rocha para Jorge Costa: «Descansa em paz»Instagram
Pub
16:1005.08.2025
Mumbai City recorda Jorge Costa: «Um líder, um lutador e uma grande parte da família»
O Mumbai City, emblema indiano que Jorge Costa orientou entre 2018 e 2020, também já prestou homenagem:
"Estamos profundamente transtornados pela morte do nosso antigo treinador, Jorge Costa.
Um líder, um lutador, e uma grande parte da família do Mumbai City, Jorge Costa esteve no comando técnico entre 2018 e 2020.
Os nossos pensamentos e orações estão com a sua família e amigos durante estes tempos difíceis.
Descansa em paz, Jorge".
We are deeply saddened by the passing of our former Head Coach, Jorge Costa. A leader, a fighter, and a true part of the Mumbai City family, Jorge was at the helm between 2018 and 2020. Our thoughts and prayers are with his loved ones during this difficult time.Rest in… pic.twitter.com/cqZHRt5x6O
A reação do AVS: «A memória e o exemplo de Jorge Costa estarão sempre presentes»
A reação do AVS:
"Foi com choque e profunda consternação que o AVS Futebol SAD recebeu a notícia do falecimento de Jorge Costa, figura incontornável dos anos dourados do futebol português, e treinador responsável pela subida desta sociedade à I Liga, em 2023/24.
À família enlutada de Jorge Costa - de forma particular ao seu filho, David Costa, head scout e analista da família avense – bem como a todos os amigos, portistas e avenses, o AFS endereça as mais sentidas condolências e um abraço forte.
Neste momento difícil, resta a recordação de um jogador, treinador e dirigente com elevada competência, de uma pessoa com princípios fortes e um carisma inigualável. O futebol português e mundial está de luto, mas a memória e o exemplo de Jorge Costa estarão sempre presentes, pelo legado que deixou e os amigos que conquistou. No nosso caso particular – AFS e Vila das Aves – também em todos os locais por onde passou e todas as pessoas com quem se cruzou e trabalhou.
Famalicão presta homenagem a Jorge Costa: «Figura incontornável da história do futebol português»
A mensagem do Famalicão:
"O FC Famalicão manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de Jorge Costa, figura incontornável da história do futebol português enquanto jogador, treinador e dirigente.
À família enlutada e ao FC Porto, o FC Famalicão apresenta as mais sentidas condolências".
O FC Famalicão manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de Jorge Costa, figura incontornável da história do futebol português enquanto jogador, treinador e dirigente.À família enlutada e ao FC Porto, o FC Famalicão apresenta as mais sentidas condolências. pic.twitter.com/yWzXdVlP4X
— Futebol Clube de Famalicão (@FCF1931_Oficial) August 5, 2025
15:5705.08.2025
Cândido Costa: «Tão forte, tão corajoso e, ao mesmo tempo, uma doçura de pessoa»
A mensagem de Cândido Costa:
"Meu capitão... minha força da natureza. Tão forte, tão corajoso e ao mesmo tempo uma doçura de pessoa. Tu és o FC Porto. Descansa em paz Bicho. Vou ter muitas saudades tuas".
Charlton deixa nota de pesar pela morte de Jorge Costa
O Charlton, antigo clube de Jorge Costa, também recorreu às redes sociais para prestar homenagem ao ex-internacional português:
"Estamos profundamente tristes por saber da morte do ex-jogador Jorge Costa aos 53 anos. Os pensamentos de todos no Charlton Athletic estão com a família e amigos do Jorge neste momento difícil".
We are deeply saddened to learn of the passing of former player Jorge Costa at the age of 53.The thoughts of everyone at Charlton Athletic are with Jorge's family and friends at this difficult time ??#cafc
Vítor Baía chora morte de Jorge Costa: «O futebol perdeu um dos seus maiores guerreiros. Eu perdi um capitão. Um amigo»
A mensagem emotiva de Vítor Baía:
"Hoje o futebol perdeu um dos seus maiores guerreiros. Eu perdi um capitão. Um amigo.
Jorge Costa não era apenas o líder dentro de campo — era a alma do balneário, o exemplo de coragem, entrega e amor à camisola. Tivemos o privilégio de partilhar tantos momentos juntos, tantas conquistas, tantas lutas. E vencemos. Vencemos campeonatos, taças, e sobretudo vencemos pela forma como vivemos o futebol: com paixão e lealdade.
Foste o meu capitão durante anos, mas acima de tudo foste sempre um amigo verdadeiro, presente nos bons e nos maus momentos. A tua voz firme, o teu olhar determinado, o teu abraço depois de cada vitória… ficam gravados para sempre.
Custa-me escrever estas palavras. Porque o mundo do futebol nunca estará completo sem ti. Porque não devias ter partido tão cedo. Mas a tua memória viverá em cada título conquistado, em cada história contada, em cada coração que tocaste com a tua força e generosidade. Descansa em paz".
Liga Portugal: «Uma das figuras mais emblemáticas do nosso futebol e do FC Porto»
A nota de pesar da Liga Portugal:
"A Liga Portugal lamenta profundamente o falecimento de Jorge Costa, antigo jogador de FC Porto, assim como da Seleção Nacional, que atualmente desempenhava funções como Diretor de Futebol do FC Porto.
"O falecimento de Jorge Costa apanhou-nos a todos de surpresa. Lamento profundamente o falecimento de uma das figuras mais emblemáticas do nosso futebol e do FC Porto. A sua paixão, liderança e dedicação ao jogo deixarão uma marca eterna. Perdi um amigo e uma pessoa por quem tinha uma sincera e muito grande estima pessoal e profissional. Neste momento de dor, endereçamos as mais sentidas condolências à sua família, aos seus amigos e a toda a estrutura do FC Porto”, afirmou Reinaldo Teixeira, Presidente da Liga Portugal.
Natural da cidade do Porto, Jorge Costa nasceu a 14 de outubro de 1971, tendo representado os azuis e brancos durante 13 épocas, tendo antes representado FC Penafiel e Marítimo M. Participou em 305 jogos no principal escalão do Futebol Português. Capitão em várias temporadas nos dragões, sagrou-se campeão nacional por oito vezes, erguendo ainda cinco Taças de Portugal, cinco Supertaças, uma Liga dos Campeões, uma Liga Europa e ainda uma Taça Intercontinental, tendo-se, igualmente, sagrado Campeão Mundial de Sub-20 em 1992.
Depois de terminar o percurso de jogador em 2005-06, enveredou pela carreira de treinador, assumindo o comando do SC Braga em 2006/07. Orientou, igualmente, SC Olhanense, Académica, FC P. Ferreira, FC Arouca, SC Farense, Académico e AFS, antes de regressar aos azuis e brancos como Diretor de Futebol. Pelo meio, registou passagens internacionais por Roménia, Chipre, Gabão, Tunísia, França e Índia.
Toda a equipa da Liga Portugal se junta ao luto dos Portistas, em particular, e dos adeptos em geral".
Através de um 'story' no Instagram, Cristiano Ronaldo também já reagiu à morte de Jorge Costa: "Até sempre", escreveu o capitão da Seleção Nacional.
A publicação de Cristiano RonaldoInstagram
Pub
15:4205.08.2025
Comité Olímpico de Portugal: «Jorge Costa deixa um legado de paixão e dedicação ao desporto»
A publicação do Comité Olímpico de Portugal:
"O Comité Olímpico de Portugal lamenta profundamente o súbito falecimento de Jorge Costa, diretor para o futebol do FC Porto, antigo futebolista do clube e internacional pelas Seleções de Portugal, e apresenta sentidas condolências à família e amigos, à Federação Portuguesa de Futebol, ao FC Porto e a todos os restantes clubes que representou.
Jorge Costa venceu oito campeonatos nacionais, cinco Taças de Portugal, oito Supertaças, uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões e uma Taça Intercontinental, foi internacional por 50 vezes entre 1992 e 2002, tendo sido campeão do mundo de sub-20 em 1991 e vice-campeão europeu de sub-21 em 1994. Jorge Costa deixa um legado de paixão e dedicação ao desporto merecedores do crédito e da admiração de companheiros de equipa e adversários".
15:4005.08.2025
Ricardo: «Descansa em paz, capitão»
Através de uma publicação nas redes sociais, o antigo internacional português Ricardo despediu-se de Jorge Costa:
"Descansa em paz, capitão. Orgulho de ter partilhado o campo contigo".
V. Guimarães sublinha o "brilhante percurso enquanto futebolista" de Jorge Costa
A mensagem do V. Guimarães:
"O Vitória Sport Clube manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de Jorge Costa aos 53 anos de idade. O antigo defesa central também foi treinador e exercia atualmente a função de Diretor de Futebol do FC Porto. Num brilhante percurso enquanto futebolista, Jorge Costa somou 50 internacionalizações pela Seleção Nacional A, somando mais 42 internacionalizações pelas camadas jovens, tendo conquistado o título mundial de sub-20.
Para além de um palmarés internacional que conta com uma Taça Intercontinental, uma Liga dos Campeões e uma Liga Europa, Jorge Costa venceu 8 campeonatos nacionais, 5 Taças de Portugal e 5 Supertaças Cândido de Oliveira.
Neste momento de profunda tristeza, o Vitória Sport Clube endereça sentidos pêsames à família e amigos, assim como ao FC Porto".
Pub
15:3705.08.2025
FC Porto reage à morte de Jorge Costa: «Personificou, ao longo da vida, os valores que definem o clube»
O FC Porto também já reagiu à morte de Jorge Costa. Eis a mensagem dos dragões na íntegra:
"Jorge Costa, o lendário Capitão do FC Porto e atual Diretor do Futebol Profissional, faleceu esta terça-feira vítima de paragem cardiorrespiratória.
O Futebol Clube do Porto manifesta a sua mais profunda tristeza e consternação pelo falecimento de uma figura incontornável da história do Clube. Jorge Costa personificou, ao longo da sua vida, dentro e fora de campo, os valores que definem o FC Porto: entrega, liderança, paixão e um inabalável espírito de conquista. Marcou gerações de adeptos e tornou-se um símbolo maior do Portismo.
Neste momento de imensa dor, o Futebol Clube do Porto endereça as mais sentidas condolências à família de Jorge Costa, aos seus amigos e a todos os que com ele partilharam momentos inesquecíveis.
Sendo este um momento de dor para toda a sua família e para a família Portista, pedimos a todos o recato e respeito exigido neste período de despedida. Mais informações serão divulgadas no momento oportuno.
O legado de Jorge Costa permanecerá sempre vivo na memória de todos os Portistas.
Nunca serás esquecido, Capitão".
15:3505.08.2025
Carlos Vicens: «A sua paixão marcou todos os que com ele se cruzaram»
A publicação de Carlos Vicens, treinador do Sp. Braga:
"Figura incontornável do FC Porto e do futebol português, símbolo de liderança dentro e fora de campo. A sua paixão marcou todos os que com ele se cruzaram. Os meus sentimentos à família, amigos e a todo o universo do futebol. Descansa em paz, Jorge Costa".
Figura incontornável do FC Porto e do futebol português, símbolo de liderança dentro e fora de campo. A sua paixão marcou todos os que com ele se cruzaram. Os meus sentimentos à família, amigos e a todo o universo do futebol. Descansa em paz, Jorge Costa.
"Deixou-nos Jorge Costa aos 53 anos, ex-Internacional português e diretor do FC Porto.
Nesta hora difícil, os Órgãos Sociais do Belenenses endereçam ao FC Porto e a todos os familiares e amigos de Jorge Costa, as mais sentidas condolências.
Até sempre, Jorge!".
Pub
15:3105.08.2025
Sp. Braga: «Parte de forma prematura um nome incontornável do desporto»
O comunicado do Sp. Braga:
"O SC Braga recebeu com profunda consternação a notícia do falecimento de Jorge Costa, figura histórica do futebol nacional e que na sua vasta carreira desportiva representou também as cores do nosso clube, como treinador principal e como treinador-adjunto.
Parte de forma prematura, aos 53 anos, um nome incontornável do desporto, que pontificou na chamada Geração de Ouro, tendo sido campeão mundial de sub-20 por Portugal e também capitão do FC Porto num ciclo histórico do clube, que coincidiu com conquistas internacionais da Liga dos Campeões, Taça UEFA e Taça Intercontinental. Concluída brilhante carreira enquanto jogador, foi no SC Braga que iniciou o percurso enquanto treinador, que teve continuidade em muitos outros projetos até ao regresso ao FC Porto, em 2024, para o cargo de diretor do futebol.
A terrível notícia do seu falecimento abala todo o edifício desportivo nacional, não podendo o SC Braga deixar de se associar à enorme dor partilhada pela sua família, pelos seus amigos e por toda a estrutura do FC Porto".
15:2905.08.2025
Sporting reage à morte de Jorge Costa
A nota de pesar do Sporting:
"O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pelo falecimento de Jorge Costa, director de futebol do FC Porto e antigo internacional português.
Aos familiares, amigos e a todos os que com ele partilharam a vida, o Sporting Clube de Portugal endereça as mais sentidas condolências, prestando homenagem à sua memória e ao seu contributo enquanto figura do FC Porto e do futebol português".
Paulo Futre: «Custa a acreditar. Que notícia devastadora...»
A mensagem de Paulo Futre:
"Custa a acreditar. Que notícia devastadora. Dia tristíssimo para o futebol português.
As minhas mais sinceras condolências à família de Jorge Costa.
Até sempre, amigo. Descansa em paz".
Custa a acreditar. Que notícia devastadora. Dia tristíssimo para o futebol português.As minhas mais sinceras condolências à família de Jorge Costa.Até sempre, amigo. Descansa em paz. pic.twitter.com/DuRHhTYljT
Ricardo Quaresma: «Partiu uma das pessoas que mais admirava»
A mensagem de Ricardo Quaresma:
"Hoje partiu uma das pessoas que mais admirava e que muito me ajudou no mundo do futebol. Em momentos importantes, cuidou de mim, levantou-me a moral e ensinou-me muito sobre este mundo.
Casillas, antigo jogador do FC Porto, publicou nas stories do Instagram uma fotografia de Jorge Costa com o troféu da Liga Europa. "Até sempre, Jorge Costa", pode ler-se.
Luís Montenegro "em choque" com morte de Jorge Costa: «Atleta da minha geração e um exemplo de dedicação»
A mensagem do primeiro-ministro Luís Montenegro nas redes sociais:
"Um choque esta partida inesperada e precoce do Jorge Costa, um atleta da minha geração e um exemplo de dedicação e entrega às equipas de que fez parte e à nossa seleção nacional. As minhas sentidas condolências à família e aos amigos, à Seleção e ao FC Porto".
Um choque esta partida inesperada e precoce do Jorge Costa, um atleta da minha geração e um exemplo de dedicação e entrega às equipas de que fez parte e à nossa seleção nacional. As minhas sentidas condolências à família e aos amigos, à @selecaoportugal e ao @FCPorto.
"A Associação Académica de Coimbra - O.A.F expressa o seu profundo pesar pelo falecimento de Jorge Costa, antigo treinador da Briosa.
Neste momento de grande dor, endereçamos as nossas mais sentidas condolências à família, e amigos. Que encontrem força para enfrentar esta perda".
A Associação Académica de Coimbra - O.A.F expressa o seu profundo pesar pelo falecimento de Jorge Costa, antigo treinador da Briosa. Neste momento de grande dor, endereçamos as nossas mais sentidas condolências à família, e amigos. Que encontrem força para enfrentar esta perda. pic.twitter.com/5sYqnfYN1L
Eduardo Madeira: «Jorge Costa defendeu como ninguém as suas cores»
O humorista Eduardo Madeira prestou homenagem a Jorge Costa através de uma publicação no Instagram:
"Jorge Costa é uma lenda. Foi um adversário aguerrido e duro. Defendeu como ninguém as suas cores. Mas somente isso, um adversário. Em desporto não há inimigos", pode ler-se.
Benfica já reagiu: «O futebol português está mais pobre»
Comunicado do Benfica:
"O Sport Lisboa e Benfica lamenta profundamente o desaparecimento de Jorge Costa e endereça as suas mais sentidas condolências à sua família e ao FC Porto, que representou, sempre, com devoção e profissionalismo.
Jorge Costa foi uma figura incontornável do futebol e do desporto nacional, primeiro como jogador, depois como treinador e, mais recentemente, como dirigente.
O futebol português está mais pobre. Que Jorge Costa possa descansar em paz e a sua memória possa inspirar gerações futuras".
Pub
15:1205.08.2025
E. Amadora: «Endereçamos os mais sentidos pêsames a toda a família, amigos e associados do FC Porto»
O E. Amadora também já reagiu à morte de Jorge Costa, deixando uma mensagem de condolências nas redes sociais:
"Na sequência da fatídica notícia desta tarde, o CF Estrela da Amadora manifesta a sua nota de pesar pelo falecimento de Jorge Costa, atual Diretor de Futebol do FC Porto. Endereçamos os mais sentidos pêsames a toda a família, amigos e associados do clube".
Na sequência da fatídica notícia desta tarde, o CF Estrela da Amadora manifesta a sua nota de pesar pelo falecimento de Jorge Costa, atual Diretor de Futebol do FC Porto.Endereçamos os mais sentidos pêsames a toda a família, amigos e associados do clube. pic.twitter.com/1YjhEu4Cte
FPF: «Um dos jogadores mais marcantes de uma geração fundamental para a afirmação do futebol português»
A nota de condolências da Federação Portuguesa de Futebol:
"A Federação Portuguesa de Futebol lamenta, profundamente, a morte de Jorge Costa. Futebolista, treinador, dirigente, atual diretor do Futebol Profissional do FC Porto, Jorge Costa foi um dos jogadores mais marcantes de uma geração fundamental para a afirmação do Futebol Português. Referência carismática do FC Porto e da Seleção Nacional, foi Campeão Mundial de Sub-20, somou 118 internacionalizações, 50 das quais pelos AA, e representou o nosso País em Mundiais e Europeus.
Pelo FC Porto, o seu clube de sempre, no qual foi capitão, somou títulos nacionais e internacionais, e conquistou o estatuto de lenda. A sua morte deixa a Federação Portuguesa de Futebol e todo o Futebol Português em choque. Para a história, além do jogador, treinador e dirigente, ficará um homem de convicções, simples no trato e forte na personalidade.
À família e amigos de Jorge Costa, em particular ao Futebol Clube".
Sandra Madureira, mulher de Fernando Madureira, reagiu à morte de Jorge Costa através de uma storie no Instagram, na qual escreveu o nome do antigo defesa-central e deixou dois emojis.
Sandra Madureira reage à morte de Jorge Costa Sandra Madureira/Instagram
Pub
14:4805.08.2025
Futebol português de luto
O futebol português está de luto pela morte de Jorge Costa, aos 53 anos. O antigo internacional português, campeão europeu pelo FC Porto em 2003/04, não resistiu depois de ter sofrido, esta terça-feira, uma paragem cardiorrespiratória enquanto se encontrava no centro de treinos dos dragões, no Olival.
06.08.2025
«Respeitava toda a gente e não deixava cair ninguém»: as reações à morte de Jorge Costa
Para poder guardar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.