_

César Peixoto: «FC Porto e Sporting foram os únicos a ganharem quatro vezes seguidas»

César Peixoto em Arouca
• Foto: Lusa/EPA

O Gil Vicente visita, pelas 18h00 deste domingo, o Estoril, em jogo a contar para a 23.ª ronda do campeonato. Numa senda de três triunfos consecutivos no campeonato, os galos estão a tirar proveito de um rendimento consistente na competição, com o técnico César Peixoto a apontar para a forma como vai motivando a sua equipa.

"Não sinto a necessidade de criar uma meta pontual, vamos sim criando micro-objetivos. Neste momento, é meter a quarta vitória consecutiva, só o FC Porto e o Sporting o conseguiram esta época. Esse é o nosso objetivo interno, vamos buscando esses micro-objetivos sem ter uma posição clara à qual almejamos", sublinhou o treinador do Gil Vicente, adiantando que "a consistência é o segredo disto tudo": "Esta é uma equipa jovem, com muita fome e com um ADN que só pensa em ganhar. Eu gosto muito disso, são famintos e eu agora só preciso de gerir perspetivas. Acho que a equipa está libertada do peso do campeonato."

PUB

Esta é a melhor fase anímica do Gil Vicente? Cáseres e Tidjany Touré já estão disponíveis? "Esses dois estão condicionados. Já tivemos uma fase de jogos difíceis e foi semelhante, mas digo como sempre: as vitórias trazem confiança, especialmente vitórias perante adversários como o Sp. Braga e com uma reviravolta na segunda parte. Mesmo nos momentos em que houve uma série de empates, a equipa jogou da mesma maneira. Criávamos, mas não marcávamos, algo que as outras equipas faziam à primeira vez que vinham atacar. O que me dá confiança é a consistência da equipa, já no seu ADN. As vitórias são um 'mais' que efetivam o trabalho. Quem aqui está sabe que eu não sou o tipo de treinador que muda quando se ganha ou quando se perde, não trabalhamos assim. Há todo um processo e claro, com vitórias importantes, mas focada no processo, no plantel e no nosso trabalho diário e coletivo."

O que vê no Estoril? "Vai ser um jogo de dificuldade muito alta, com uma equipa que é forte a jogar em casa. Temos que estar a 100 por cento, vejo uma equipa com muita qualidade. Olhamos para os jogos sempre com o foco nos três pontos, mas vejo que o Estoril joga bem e, em análise, vejo que é uma boa equipa que nos irá causar muitos problemas."

A derrota deles com o AVS SAD facilita a sua abordagem? "Pelo contrário, acho que vão estar muito mais espicaçados. São um bocado como nós, tenho a certeza que o Ian [Cathro] lhes diz que não são obrigados a ganhar todos os jogos, não belisca a equipa do Estoril. O treinador lutou por ganhar, é claro, mas o jogo não correu da forma que ele queria. Vão querer reagir mentalmente."

O Estoril tem vários sistemas de jogo, mas lacunas defensivas. "É uma equipa com muita mobilidade, é verdade, e vai exigir muito de nós a nivel defensivo. Temos que estar focados nos timings e modificar as abordagens. Vamos ter esse problema. Acho que, com as alterações posicionais e muitas dinâmicas, também tem jogadores bons. Tem dois avançados fortíssimos, depois tem o Holsgrove que lê muito bem o jogo e ainda o João Carvalho, que toma boas decisões. Vamos com a nossa equipa focada, somos sólidos e organizados."

Chegou às 50 vitórias como treinador. Como vê esta aproximação com os adeptos? "Fico contente, quero mais, à semelhança da equipa tenho fome e quero mais. Quanto à aproximação dos adeptos, é importante para o projeto e para a cidade. Cada vez mais se percebe que o Gil VIcente tem mais dimensão do que lutar apenas pela permanência. É importante que hajam estas boas relações com o Óquei de Barcelos. Estando de mãos dadas e isso ajuda. A cidade de Barcelos merece ter um Gil Vicente sempre a lutar dos 10 primeiros para cima. Os adeptos são a força motriz e dentro do campo ajudamo-nos muito por eles. Fico feliz pelo público, a forma como interage com os jogadores, vibra mais com as jogadas e com os golos, é bom sinal. Tem que crescer cada vez mais. Têm dado um bom carinho. O clube se quer crescer."

PUB

Por João Albuquerque
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Gil Vicente Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB