_
O Nacional volta a jogar perante o seu público na receção ao líder da Liga Betclic, numa altura em que o emblema da Madeira ocupa o 13.º lugar da classificação, com 21 pontos. José Gomes foi um espectador atento do clássico FC Porto- Sporting (1-1) e espera um conjunto portista que vai jogar para ganhar, mas garante que os alvinegros estão preparados para enfrentar as dificuldades que os nortenhos possam criar. O pupilo de Tiago Margarido está também confiante de que os nacionalistas vão alcançar o objetivo traçado para a temporada que passa pela permanência.
“No clássico, o FC Porto não quis arriscar muito e o Sporting teve que lutar pelo resultado porque está atrás na classificação. Acho que foi um 'bom', como Thiago Silva disse no final. Foi um jogo estratégico e para quem está de fora acho que foi bonito de se ver”, começou por afirmar o lateral.
Quanto às dificuldades que os madeirenses terão de enfrentar frente ao atual líder da Liga, o defesa foi direto: “É uma equipa grande, joga sempre para ganhar. Acho que nos vão criar muitas dificuldades, mas vamos estar bem preparados para aquilo que o FC Porto vai apresentar, tal como fizemos no Dragão, onde fizemos um grande jogo, pois conseguimos condicionar muito o FC Porto e lutámos até ao fim pelo resultado”.
Em relação ao que será necessário para travar o onze de Francesco Farioli, o nacionalista foi bastante claro. “Acho que é o que temos vindo a fazer, com entreajuda de todos. A equipa tem-se unido muito, para nos ajudarmos uns aos outros e é isso que se tem visto dentro do campo. Nesta segunda volta, estamos com uma imagem diferente naquilo que é a entreajuda e a pensar mais no resultado. O grupo está unido, estamos todos focados no objetivo e é isso que temos que apresentar contra o FC Porto, é estarmos unidos, para tentar ganhar obviamente.”
Nos jogos em que atua perante os seus adeptos, a formação madeirense tem cedido pontos, como aconteceu frente ao Casa Pia, no último domingo. José Gomes não se mostrou preocupado: “Contra o Rio Ave vencemos por 4-0. Não acho que tenhamos falta de golos em casa. O Casa Pia, sinceramente, na minha opinião, esperou pelo nosso erro. Só me recordo de uma oportunidade através do Cassiano e foi um erro nosso. Estivemos sempre por cima e quem for ver a estatística comprova isso. Tivemos muitas oportunidades, mas infelizmente a bola não quis entrar. Este é o caminho que temos vindo a fazer na segunda volta e será o caminho que vamos continuar a fazer até ao final da Liga”.
«Francisco Gonçalves trabalha muito bem»
Tiago Margarido terá de fazer forçosamente duas mexidas em relação ao onze que utilizou frente ao Casa Pia. Gabriel Veron está na Madeira emprestado pelos portistas e não pode ser utilizado, enquanto o defesa central brasileiro, Léo Santos, vai cumprir um jogo de castigo, pois atingiu a segunda série de cartões amarelos. O lateral esquerdo não considera ser problema as mudanças que terão de ser feitas na equipa de Margarido. “É como a malta toda que já veio aqui às conferências e falou. Sai um entra outro, temos todos qualidade, pois para estarmos aqui a jogar no Nacional temos de ter qualidade. Não sei quem vai jogar porque é o mister que toma a decisão. Provavelmente será o Francisco Gonçalves e sei que ele está preparado. É um miúdo de 21 anos, que trabalha muito bem e sinceramente acho que é o futuro do Nacional”, afirmou o defesa de 29 anos, que está na sua quinta temporada ao serviço dos alvinegros, tendo disputado 20 jogos, 19 dos quais como titular, atuando em 1704 minutos, contabilizando quatro assistências e um golo.
No começo da temporada, equipa técnica e o plantel nacionalista definiram como meta alcançar a permanência mais cedo para não sofrer até à última jornada, como aconteceu na última época. “Acho que estamos dentro daquilo que é o objetivo traçado. Ainda falta muito campeonato, se não me engano faltam 13 jogos e penso que estamos bem dentro daquilo que é o nosso objetivo, acreditando que o vamos conseguir atingir”, finalizou.
Cinco lesionados e dois impedidos
Tiago Margarido não vai poder contar com todo o plantel para a receção ao FC Porto, este domingo, no Estádio da Madeira, pelas 15h30. João Aurélio, Lucas França, Ulisses Wilson, Ivanildo Fernandes e Filipe Soares continuam entregues ao departamento médico do clube. Depois, Léo Santos está castigado e Gabriel Veron não pode defrontar o seu ex-clube. A equipa treinou esta manhã no relvado da DRD, na Camacha, enquanto amanhã Margarido dirige mais uma sessão, mas desta feita no complexo nacionalista.
Por João Manuel Fernandes