O verniz estalou pela primeira vez em setembro de 2011. Após três derrotas seguidas - na primeira jornada do campeonato e no playoff de acesso à Liga dos Campeões - a então direção do V. Guimarães decide proceder a uma mudança no cargo de treinador. Manuel Machado é despedido, mas não sai a bem e dispara em várias direções, em declarações à RTPN.
"Antes mesmo de sair já havia um compromisso entre a direção e o treinador no sentido de me substituir", atirou, referindo-se a Rui Vitória, que deixaria o Paços de Ferreira para se tornar o novo técnico dos vimaranenses. "Quem cozinha estas porcarias não pode conviver comigo", acrescentou ainda.
O agora técnico do Benfica mostrou-se surpreendido com tais afirmações, até porque garantia que ambos "demonstraram disponibilidade" para conversar e efetivar a passagem de testemunho. Vitória lamentou o sucedido e frisou que nada passaria a ser como antes: "É uma pessoa que eu respeitava. Sempre o admirei e acompanho o seu trajeto há muitos anos. Tenho a consciência perfeitamente tranquila. Até se retratar, deixarei de ter consideração por ele."
Diferendo persiste
Já esta época, Vitória e Machado voltaram a estar em bancos opostos. Depois do triunfo no jogo da Taça CTT ter sorrido às águias na Luz, o treinador do Nacional lançou novas críticas . "Os adeptos do Benfica estão de parabéns. Com tão pouco futebol, são tão alegres, vibram e apoiam tanto. Parece que ganharam ao Manchester ou ao Liverpool." Vitória não quis responder, isto já depois da notada ausência de um cumprimento público entre os intervenientes.
Treinador do Nacional após desaire em casa do Alverca
Em duelo equilibrado e com poucas ocasiões, ribatejanos aceleraram para mais uma vitória
Avançado sérvio decidiu aos 88 minutos e formação ribatejana sobe ao 9.º lugar
Geny Catamo, Keyns Abdala, Kimiss Zavala, Diogo Calila, Witi e Chamito entre os eleitos de Chiquinho Conde
Avançado do Toluca brilha no México
Glen De Boeck tinha 54 anos
Caso foi tornado público em maio
Antigo internacional alemão lançou discussão nas redes sociais
Marek Papszun acusou o clube de não o querer deixar sair para o Legia Varsóvia
Inter Miami, liderado pelo antigo internacional inglês e onde alinha o argentino, conquistou pela primeira vez a MLS