A FIFA reduziu para metade a multa imposta ao Rio Ave no caso de Fabrice Olinga, mas manteve a proibição do clube de inscrever jogadores na presente janela de transferências.
A situação, que foi herdada pela atual direção mas vinha da anterior, liderada por António Silva Campos, já era esperada por Alexandrina Cruz, que se sente tranquila e confiante pela boa resposta que a equipa tem dado nos testes de pré-temporada.
Record sabe que o Rio Ave, apesar de aceitar o castigo, estranha toda esta situação, uma vez que Olinga já está apto a competir desde janeiro e foi o próprio que ocultou que já tinha acordo pré-assinado com outro clube, o Raja Casablanca. O jogador, de resto, não foi penalizado.
Leia o comunicado do Rio Ave na íntegra:
"Como é do conhecimento público, a FIFA sancionou o Rio Ave FC com a proibição de registo de jogadores por duas janelas de transferências, bem como ordenou ao pagamento de uma multa, na sequência da queixa interposta pelo clube Marroquino Raja Casablanca AC relativamente à situação que envolvia o jogador Fabrice Olinga.
Em consequência da referida decisão, o Rio Ave FC ficou proibido de registar jogadores durante as janelas de transferências de inverno e de verão de 2023.
Como é igualmente do conhecimento público, o Rio Ave FC recorreu para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS-CAS), sediado na Suíça, com o objetivo de anular a referida decisão tomada pela FIFA, por entender que, ao contrário do indicado pela FIFA, o Clube nunca tomou qualquer decisão que violasse os regulamentos da FIFA e que fosse, nessa medida, lesiva para terceiros.
O referido tribunal notificou as partes da sua decisão final, através da qual aceita parcialmente o recurso interposto pelo Rio Ave FC, reduzindo a multa financeira a metade, mas mantendo a proibição de registo de jogadores durante os referidos períodos. Esta decisão é agora final e o Rio Ave FC só poderá voltar a registar jogadores na janela de transferências de inverno (janeiro de 2024).
Não obstante o resultado deste processo, o Rio Ave FC considera que a sua atuação não incumpriu os regulamentos da FIFA e, portanto, a penalização sofrida é injusta e excessiva. Ainda assim, a mesma será cumprida escrupulosamente e os processos internos serão reforçados de forma a que uma situação similar não se volte a repetir.
A preparação da presente época já foi feita tendo em consideração a proibição de registo de novos jogadores e os objetivos traçados foram definidos em consonância, com renovação de diversos contratos e a manutenção do grupo de jogadores da época passada quase na sua totalidade.
Será com este grande grupo que temos - que tanto já nos deu - e depositando total confiança nele que iremos conseguir obter o sucesso pretendido, transmitindo, a todos os sócios, que tudo faremos para estar à altura do nosso bom nome e da nossa caminhada de sucesso".
Por RecordCom bilhetes de público já praticamente esgotados
Defesa de 20 anos só jogou nos sub-23 dos vilacondenses
Águias somam segunda vitória em duas jornadas na Liga Placard
As declarações do treinador do Rio Ave após desaire frente ao Moreirense
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Treinador português agradece a "confiança" e apoio dos "adeptos fantásticos" do clube grego
Clube grego anunciou saída do português