José Pereira, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), não se conforma com o aumento do número de treinadores que assumem funções como técnicos principais na Primeira Liga sem terem ainda cumprido as habilitações necessárias para tal. O mais recente caso é o de Rúben Amorim, que foi anunciado como treinador principal do Sp. Braga sem ter ainda tirado o nível IV, o UEFA Pro. Uma decisão de António Salvador que José Pereira considera "triste".
"Como se costuma dizer em bom português a gente vai engolindo estes sapos mas, naturalmente, estamos mortinhos por vomitar estes sapos todos cá para fora também", disse o dirigente, à Antena 1.
José Pereira promete tomar medidas para evitar que casos como o de Rúben Amorim, e também o de Silas no Sporting, não se voltem a repetir no futebol português. "Vamos fazer tudo o que está ao nosso alcance e vamos comprometer a palavra a essas entidades que têm responsabilidade nesta situação", disparou.
Em comunicado, a ANTF já tinha garantido que "irá propor ao Governo da República a alteração do Regime Jurídico das Federações Desportivas, no sentido de ser retirada aos clubes (Liga) a autonomia que, presentemente, lhes assiste para decidirem em causa própria em matérias tão sensíveis como a elaboração do Regulamento de Competições, assim como as consequências do seu incumprimento".
Ricardo Horta e Gabri Martínez fizeram os golos
Defesa-central atuou no Celtic e volta agora como adversário, ao serviço do Sp. Braga
Treinador do Sp. Braga espera que a sua equipa seja "valente" diante do Celtic
Treinador Brendan Rodgers apela ao diálogo entre as partes
Afastado das funções de treinador, o alemão de 58 anos continua muito atento ao futebol internacional
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Equipa de Jorge Jesus - que poupou Cristiano Ronaldo - venceu o Al-Zawra'a por 2-0
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Venceu Taça do Canadá, chegou ao golo 300 e deixou Kroos para trás