_
Pedro Porro notabilizou-se nas últimas temporadas como um lateral de qualidade ao serviço do Sporting, o que lhe permitiu o salto natural para um campeonato de outra dimensão, neste caso rumo à Premier League, ao serviço do Tottenham, e a verdade é que a aposta pelo lateral espanhol em Alvalade teve por base uma oportunidade de negócio. Quem o garantiu foi José Chieira, antigo diretor de scouting dos verdes e brancos que, em entrevista ao 'The Athletic', contou como decorreu o processo da chegada de Porro ao Sporting.
"O Manchester City não sabia o que fazer com ele, mas nós, no Sporting, identificámos muitas coisas boas no jogo dele e decidimos avançar. Também havia o facto de Pep Guardiola ser o treinador. Ele pede aos laterais para jogarem numa maneira que não encaixava no perfil de Porro. Dava para ver que tinha o caráter certo. Achávamos que era alguém que poderia interpretar as instruções de Rúben Amorim. Era mentalmente sólido, o tipo de jogador de que precisas se pretendes vencer todos os jogos. Tudo fazia sentido", justificou o scout, nas declarações prestadas ao portal, antes de analisar o crescimento de Porro.
"Ele foi muito bem treinado por Rúben Amorim no Sporting e também jogou como ala direito, na juventude. Por isso, adquiriu muita experiência em posições atacantes, como posicionamento, movimentos e outros aspetos", sublinhou José Chieira, o qual, antes de exercer as funções de scout no emblema de Alvalade, também passou pelo FC Porto.
Recorde-se que Porro nunca chegou a estrear-se pela equipa principal do Manchester City, uma vez que esteve cedido ao Girona antes de um novo empréstimo ao Sporting. Ao serviço do clube de Alvalade, o lateral de 24 anos destacou-se, ao ponto de conquistar o campeonato pelos leões, que o contrataram mais tarde a troco de 8,77 milhões de euros aos citizens, num negócio que antecedeu uma venda de 40 milhões de euros (mais 5 M€ de taxa de empréstimo na segunda metade da época transata) de Porro ao Tottenham, clube que representa atualmente.
Por RecordAcompanhe todas as incidências do encontro da Liga Betclic
Técnico do Sporting defende que "cada equipa tem 25% de favoritismo" e lembra que "o Cartagena é bicampeão espanhol"
Encontro em Alvalade agendado para as 20h15
Conselho de Arbitragem divulgou apreciação à atuação dos árbitros na 30.ª jornada; decisão de não repetir penálti em que Schjelderup já estava na área e gerou discussão considerada acertada
Enzo Marques estava com a família em São João da Madeira quando um condutor subiu o passeio e atropelou 10 adeptos
Antigo treinador orientou o brasileiro no Real Madrid em 2006/07
Os detalhes de uma possível contratação de verão
Fábio Medeiros e João Mesquita, da Livemode, em entrevista ao Negócios Record
Fotografia já se tornou viral
Gratidão e cumplicidade com o compatriota