Já com a deslocação ao terreno do Athletic Bilbao, na próxima quarta-feira para a Liga dos Campeões, na mira, o Sporting prepara os desafios que terá no horizonte, ciente de um factor. É que, nesta fase, surge com dois jogadores de peso no plantel, Luis Suárez e Pote, em risco de suspensão no campeonato. Ora, os leões medem forças com os bascos a meio da semana para a 8ª jornada da Champions, todavia depois terão pela frente os desafios com Nacional na Liga (a 1 de fevereiro, às 18h00) e AVS SAD na Taça de Portugal (dia 5, às 20h45), isto antes de defrontar o FC Porto (dia 9, às 20h45).
Nesse sentido, o plantel orientado por Rui Borges apresenta-se com o avançado colombiano e o criativo português 'à bica' no que diz respeito aos jogos da Liga. Suárez viu cartão amarelo na vitória (2-1) sobre o Arouca, no sábado, completando uma sequência de quatro sanções destas, ao passo que Pote já estava 'tapado' desde o dérbi contra o Benfica, a 12 de dezembro de 2025, naquele que tinha sido o último jogo do camisola 8 antes de nova baixa por lesão muscular na coxa direita.
Desta forma, caso Suárez ou Pote sejam sancionados com mais um cartão amarelo no duelo contra o Nacional, na Liga, falharão assim a deslocação dos leões à Invicta para o clássico da jornada 21 perante o FC Porto.
Noutro sentido, Matheus Reis acabou por ver cartão vermelho direto no triunfo em Arouca e necessitará de esperar pelo relatório do árbitro para perceber a real gravidade da sanção. No mínimo, o camisola 2 dos verdes e brancos falhará a receção ao Nacional. No entanto, poderá ficar de fora por mais jogos, restando perceber se será ausência contra o AVS SAD na Taça (pode cumprir a suspensão na prova) ou não.
Recorde-se que, ainda recentemente, Rui Borges deixou claro que não irá gerir a utilização de jogadores devido ao facto de estarem 'à bica' na Liga. "O Hjulmand vai jogar, não há gestão. O jogo mais importante é o do Rio Ave. Não há gestão nenhuma. No ano passado fiz isso uma vez e quase saiu ao contrário. Serviu de exemplo. E até foi o Morten também, no jogo com o Gil Vicente. Neste caso não há gestão. Quando estiver de fora, está de fora e joga outro. A equipa tem dado uma boa resposta, todos têm mostrado presente. E isso deixa-me tranquilo e super confortável. Será sempre assim", referiu esta temporada o técnico de 44 anos.
Por Filipe BalreiraLuis Suárez e Pote 'tapados' por cartões amarelos
Record mostra-lhe as imagens que sucederam ao triunfo tardio em Arouca, por 2-1, onde o colombiano se revelou novamente decisivo
Comandados de Rui Borges trabalharam este domingo na Academia após a vitória (2-1) em Arouca
Brasileiro, que foi titular frente ao Arouca, deixou uma mensagem nas redes sociais
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Robert Moreno deixou o comando técnico do FC Sochi, da Rússia, em agosto do ano passado
Internacional português assinou um contrato de uma temporada com o clube do Cazaquistão
Jogador foi detido em Lisboa no final do ano passado
Subdiretor de Record revela novos dados sobre a situação no programa 'Mercado Now'