O brasileiro César Prates, que representou o Sporting entre 1999 e 2003, seguiu bem de perto os primeiros passos de Cristiano Ronaldo na equipa principal dos leões e revela, em entrevista ao UOL Esporte, que ajudou o craque português a melhorar em vários aspetos e recorda a proximidade entre ambos em fases diferentes da carreira.
"Eu acompanhei tudo. Ele estava lá connosco, eu tinha 26 anos e ele era um menino de 16 anos que desde cedo gostou de aprender. Às vezes sentávamo-nos e eu conversava muito com ele", diz o antigo defesa, admitindo que deu a CR7 algumas dicas para melhorar a marcação de livres diretos.
"Quando eu batia um livre, o Cristiano estava sempre perto de mim. Havia dois marcadores de livres, eu e o André Cruz, mas ele chutava com o pé esquerdo e tinha uma técnica diferente. Como eu batia com o pé direito, eu ensinava o Cristiano, ajustava o corpo dele, mostrava-lhe onde e como se posicionar para rematar tanto para a esquerda como para a direita do guarda-redes. Coisas como o tempo de arranque quando o árbitro apita, o 'ventinho' da bola e como bater-lhe por baixo para ela mudar de direção... Foram detalhes que aprendi com o Dorinho no Internacional", conta o brasileiro.
O antigo lateral-direito recorda ainda a frustração e tristeza de Cristiano Ronaldo quando a equipa passou por uma fase conturbada após o histórico título conquistado em 1999/2000.
"Ganhámos o título no meu primeiro ano mas depois mudou o treinador e não foi uma fase boa do Sporting, só vencemos a Taça de Portugal. O Ronaldo às vezes ia para o banco de suplentes, ainda estava a amadurecer. Então ele chorava muito, porque nós perdíamos e não estávamos num bom momento. Mas nós estávamos sempre perto dele para o auxiliar e ajudar", lembra César Prates que, aos 45 anos, é pastor de uma Igreja Evangélica no Brasil.
"Para mim o Cristiano é o melhor do Mundo"
"Ficamos felizes que ele tenha chegado onde me disse que um dia chegaria. Ele disse que ia tornar-se o melhor do Mundo e é uma loucura ver que ele se transformou mesmo no melhor do Mundo. Entre ele e o Messi, o Messi é um talento, nasceu para aquilo, mas o Cristiano não... Ele nasceu com uma condição, um dom para jogar futebol. Tornou-se uma obsessão para ele e um foco em ser um jogador de alto nível. E é por isso que o considero o melhor do Mundo."
Clube minhoto estará na fase regular da Champions se vencer a Liga Europa
CD da FPF aplica sanção superior a 10 mil euros aos dragões
A fechar o mês de abril, damos destaque àqueles que mais trabalharam na Liga Betclic
Filipe Dinis foi também multado em 765 euros
A partir de 2027/28, Portugal terá três equipas na Liga dos Campeões. Sport TV tem as duas primeiras escolhas, com a DAZN a reforçar a transmissão e a garantir a exclusividade na Liga Europa e Conference
Ex-Benfica converteu penálti na vitória (3-0) do Rosario Central na Venezuela
Internacional inglês está no Ipswich
NAC Breda processa Federação devido à nacionalidade de um jogador do Go Ahead Eagles
Antigo internacional colombiano estudou medicina dentária antes de ser jogador de futebol
Internacional português decisiva no apuramento do Aktobe para os quartos de final