“Um grande clube, tão grande como os maiores da Europa” foi a profecia lançada por José Alvalade, fundador do Sporting Clube de Portugal, logo no início, em 1906. Mais de um século depois, milhares de títulos em numerosas modalidades garantiram que se cumprisse o sonho.
Logo à nascença, o Sporting surgiu como mais do que um clube de futebol, embora essa tenha sido a modalidade na origem de tudo. Além do “foot-ball”, ténis, corridas e saltos (atletismo), exercícios físicos (ginástica) e luta de tração à corda estiveram no arranque e, pouco depois, já se praticava críquete, hóquei em campo, esgrima, ciclismo e mais dezenas que foram aparecendo ao longo de uma história verdadeiramente eclética.
Dérbi
Mas foi sempre o futebol a dominar a vida do Sporting. O primeiro dérbi aconteceu a 1 de dezembro de 1907, ainda o Sport Lisboa e Benfica não tinha nascido. Foi na estreia da camisola bipartida verticalmente de branco e verde (conhecida como “Stromp”) que os leões venceram (2-1) o então Sport Lisboa, em Sete Rios.
Leia este artigo na íntegra e outros relacionados na edição impressa de Record desta sexta-feira
Jogo agendado para quinta-feira, em Alvalade (20 horas)
Vagiannidis, Mangas, Kochorashvili, Ioannidis e Alisson alimentam sonho da estreia na prova da UEFA. Outros dois miúdos de olho no duelo de quinta-feira
Internacional georgiano do Sporting assistiu ao Legends Charity Game
Benat Prados sofreu uma lesão grave no joelho esquerdo
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos
Clube grego anunciou saída do português
Triunfo por 1-0 frente ao Aktobe
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Emblema de Atenas foi surpreendido frente ao modesto Kifisia e os adeptos não perdoaram a equipa no final