Já espalham a palavra de Jesus... mas engasgam-se

Já espalham a palavra de Jesus... mas engasgam-se
• Foto: pedro ferreira

O Sporting de Jesus mostrou-se ao Mundo com um empate (2-2) frente ao Ajax Cape Town (5.º classificado da liga sul-africana), num jogo que acabou por vencer nos penáltis (4-2), e aquilo que se viu foi uma equipa que já começa a falar o mesmo dialeto do treinador, mas que ainda não tem vocabulário para manter um diálogo ao longo dos 90’, ao ponto de cometer muitos erros… sobretudo defensivos.

Consulte o direto do encontro.

PUB

Na verdade, os leões revelaram-se uma equipa onde se privilegia o futebol apoiado (sair a jogar entre os centrais e o médio mais recuado), já começa a funcionar em bloco, procurando movimentar-se no terreno de forma homogénea, notando-se, igualmente, qualidade nos processos ofensivos. Pressupostos essenciais para as equipas de JJ, mas ainda são evidentes muitas lacunas, sobretudo defensivas, como é exemplo o segundo golo do Ajax (80’), em que Ciani revela mau posicionamento.

Cuidado com Gelson

PUB

Os leões apresentaram-se num claro 4x4x2, com Adrien a funcionar como o médio mais recuado, ao lado de João Mário, e André Martins a jogar como segundo avançado, no apoio a Slimani. Adrien funcionou sempre como a principal referência nos momentos de sair a jogar, surgindo em zonas muito próximas dos centrais o que obrigava João Mário a jogar mais recuado que o habitual. Neste modelo tático, os extremos acabam por ficar "comprometidos" com muitos movimentos interiores e isso foi evidente tanto com Carlos Mané e Gelson Martins, como depois Carrillo e Iuri.

Neste particular importa destacar a exibição de Gelson, cujas iniciativas foram muitas vezes aplaudidas por Jesus e cujo estatuto no final desta pré-época será bem diferente daquele com que a iniciou. O camisola 60 ameaça surpreender.

A estreia dos reforços

PUB

A ganhar por 1-0 ao intervalo, Jesus geriu, fez várias alterações e isso teve consequência, sobretudo na defesa, com a equipa a sofrer dois golos, pois as rotinas de Ciani e Naldo são quase nulas. Destaque no ataque para Teo Gutiérrez. O novo reforço ainda procura adaptar-se, mas revela pormenores muito interessantes. Amanhã segue-se a final do torneio, com o Crystal Palace, no primeiro teste duro para este Sporting. E Jesus já avisou: as dificuldades serão maiores. O leão de JJ está à procura de uma identidade, mas ainda precisa de tempo para saber quem é.

BLOCO DE NOTAS:

+ Atenção a Gelson Martins, muita qualidade e personalidade a assumir o jogo. JJ aplaudiu

PUB

+ Preocupação em jogar apoiado, sem bolas longas, privilegiando, muito, a posse em progressão

+ Pormenores de Teo Gutiérrez deixaram bons indicadores, mas ainda procura adaptar-se

- Dificuldades no processo defensivo, mais evidentes na segunda parte

PUB

- Ciani e Naldo demonstraram que, juntos, não será fácil jogarem muitas vezes

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Sporting Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB