Naldo vai ser jogador do Sporting nas próximas três épocas (mais uma de opção). O defesa-central brasileiro chegou a acordo com os leões, num processo negocial levado a cabo em tempo recorde e que prevê o pagamento de 2 milhões de euros à Udinese, emblema com o qual o jogador tinha contrato até junho de 2018.
Perante as complicações ocorridas enquanto negociavam contrato com Douglas, a SAD do Sporting centrou atenções em Naldo, outro defesa-central brasileiro, cujo processo negocial se revelou bem mais fácil de concluir. Douglas ainda viu o Sporting chegar a acordo com o Dínamo Moscovo, mas acabou por não se entender com os leões no que respeita aos termos do contrato. A transferência complicou-se e os verdes e brancos avançaram para Naldo, estando agora muito perto de poderem anunciar o sucesso da operação. Antes de negociar com este central, o Sporting tratou de se entender com a Udinese. Em cima da mesa estiveram dois tipos de oferta: uma por empréstimo; outra de compra. Ambos os clubes optaram por esta última via, tendo o Sporting acordado pagar 2 milhões de euros pelo passe do jogador.
Contrato
Garantido o acordo entre clubes, passou-se à negociação entre leões e jogador. O entendimento não foi difícil de obter, segundo o nosso jornal apurou. Ainda que não esteja assinado, há acordo para um contrato válido para três temporadas com mais uma de opção, a acionar pelo Sporting no final de 2017/18.
Segundo Record apurou junto de fonte próxima do processo, a transferência poderá ser oficializada nas próximas horas. À hora do fecho desta edição faltava limar pequenas arestas do contrato a celebrar entre clube e jogador. Naldo encontra-se em Udine, Itália, e poderá chegar a Lisboa ainda hoje, a tempo de realizar os indispensáveis testes médicos sob a supervisão dos leões.
Solução
A confirmar-se o contrato, Naldo chega a Alvalade para lutar por um lugar no centro da defesa. A sua contratação vem no seguimento de uma necessidade identificada por Jorge Jesus, treinador que solicitara a aquisição de um defesa-central ainda antes da lesão de Ewerton. O brasileiro não deverá voltar aos relvados antes do início de outubro, problema que acelerou o processo de recrutamento de soluções alternativas.
Naldo chegou ao futebol europeu em 2012, por intermédio dos espanhóis do Granada, embora nunca tenha representado o clube. Seguiu-se Itália, onde jogou no Bolonha e na Udinese, antes de voltar a Espanha para representar o Getafe por empréstimo. Fê-lo na época passada, conseguindo o seu máximo de utilização na Europa: 32 jogos.
Éber Bessa elogia antigo colega
Éber Bessa, médio do Marítimo, garante a Record que "Naldo pode ser um ótimo reforço" para o Sporting. "Joguei com ele no Cruzeiro, em 2011. Hoje é um jogador com estatuto diferente, mais maduro e experiente. Patrão da defesa? Sem dúvida! Cria bom ambiente, defende o grupo e é ótima pessoa", diz-nos, descrevendo-o. "É bom central. Apesar de ser muito alto, não é possante; é leve e rápido, com poder de impulsão e muito bom de cabeça."