O Estádio de Alvalade despediu-se... com música. A catedral do rock em Portugal, palco dos maiores concertos já realizados no nosso país, colocou um ponto final na sua existência com o Festival Galp Energia, um evento que levou a casa dos leões, nomes como os Cabeças no Ar, Pedro Abrunhosa, David Fonseca, Sérgio Godinho, Caetano Veloso e Xutos & Pontapés.
Um "final de festa" inteiramente cantado em português - com um perfume brasileiro fornecido por Caetano Veloso -, e que encerra uma história de sucesso com cerca de uma década. Foi nos anos 90 que o então presidente Sousa Cintra, em mais uma demonstração do seu engenho empresarial, decidiu abrir o Estádio José Alvalade aos concertos, rentabilizando assim a infra-estrutura desportiva em altura de defeso. Paralelamente, também no Estádio da Luz foi tentada esta solução, mas nunca sem alcançar o sucesso do outro lado da Segunda Circular.
Desde essa altura, muita coisa mudou no nosso país: apareceu o Pavilhão Multiusos no Parque das Nações e Alvalade perdeu algum do seu protagonismo, mas, ainda assim, sem concorrência à altura para os grandes concertos ao ar livre.
U2 foram recordistas
A iniciativa do "Rei das Águas" colocou Portugal na rota das grandes estrelas do panorama musical internacional. Dire Straits, Rolling Stones, Pink Floyd, U2, Tina Turner, Bruce Springsteen ou Brian Adams são apenas alguns dos nomes que encheram o José Alvalade de música, fãs aos gritos e... muitas memórias.
Na história do estádio ficam as visitas dos U2 que, na sua segunda passagem por Lisboa, levaram a Alvalade 72 mil "tifosi" sedentos pelo "toque de bola" eléctrico do "ponta-de-lança" Bono e seus companheiros. Um recorde de afluência que dificilmente será batido nos anos mais próximos e que não chegou a números ainda mais astronómicos porque as cautelas com a segurança obrigaram ao fecho das bilheteiras.
Ontem à noite, foi a vez dos Xutos & Pontapés emprestarem o som para o cair do pano sobre o anfiteatro verde e branco. Os Verões em Lisboa nunca mais serão os mesmos, mas Alvalade teve uma despedida à altura.
Argentino sofreu uma rotura total do tendão de Aquiles e já foi operado
Jogo agendado para quinta-feira, em Alvalade (20 horas)
Vagiannidis, Mangas, Kochorashvili, Ioannidis e Alisson alimentam sonho da estreia na prova da UEFA. Outros dois miúdos de olho no duelo de quinta-feira
Internacional georgiano do Sporting assistiu ao Legends Charity Game
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos
Clube grego anunciou saída do português
Triunfo por 1-0 frente ao Aktobe
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Emblema de Atenas foi surpreendido frente ao modesto Kifisia e os adeptos não perdoaram a equipa no final