Como Record antecipou em primeira mão esta manhã, Pote renovou contrato com o Sporting por mais uma época, até 2026, e passa a estar blindado por uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
O acordo acaba de ser oficializado na Sporting TV, mas já existia desde o verão, aliás como o nosso jornal também noticiou na 2 de agosto. O anúncio estava pendente apenas de uma questão de agenda.
Além de acrescentar uma temporada ao contrato que estava em vigor e de reforçar a cláusula de rescisão, que passa a ser a mais alta do plantel, Pote vai ser premiado com um aumento de salário que que visa premiar o rendimento na época passada, na qual foi decisivo para a conquista do título com 23 golos. O transmontano, de 23 anos, vai subir dos 500 mil euros líquidos por temporada para o patamar dos 700 mil euros livres de impostos (o que equivale a um vencimento bruto de 1,4 milhões de euros/ano).
Inalterada está a questão dos direitos partilhados com o Famalicão. Como é público, e apesar de o Sporting ter garantido 100% dos direitos desportivos do jogador, o clube minhoto mantém direito a 50% da receita de uma futura venda. A SAD leonina pagou 6,5 milhões de euros pela contratação do internacional português, há pouco mais de um ano. Pote está hoje avaliado pelo portal Transfermarkt em 25 milhões de euros.
Com o aumento da cláusula de rescisão, o Sporting fica numa posição mais confortável para abordar as próximas janelas de mercado, na certeza de que Pote já está referenciado nos principais campeonatos europeus, tendo despertado a atenção de clubes como o Liverpool, o Manchester e, mais recentemente, o Barcelona, que só não terá formalizado uma proposta no último verão por estar mergulhado numa grave crise financeira e limitado por questões do fair-play financeiro.
(Notícia atualizada às 17h15)
Por RecordCom Trincão recuperado e certo no onze, o Sporting deve apresentar algumas alterações
Em causa o incidente que feriu 17 adeptos do Sporting no clássico da 4.ª jornada. SAD do FC Porto vai recorrer
Processo estava em fila de espera, mas conheceu desenvolvimentos nas últimas horas. Jovem de 18 anos deve ficar protegido por uma cláusula de 80 M€
Guarda-redes feliz com o "sinal de confiança" que recebeu da SAD leonina
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana