O futuro de Rafael Leão está perto de ficar definido. Ao que Record apurou, o jovem avançado tem quase tudo acertado com o Lille, 17º classificado do último campeonato francês. O contrato, de acordo com as informações recolhidas pelo nosso jornal, tem a duração de cinco anos.
A SAD do Sporting tem tentado garantir o regresso do futebolista, o último dos nove a rescindir, mas a concretização desse objetivo tem sido complicada. E o que preocupa verdadeiramente os leões é a possibilidade de o acordo com o Lille ser uma cortina de fumo que esconde, realmente, o futuro do avançado, de 19 anos, que inclusive já esteve em França a negociar com o clube.
O Sporting desconfia que o real objetivo passa por transferir Rafael Leão para o... Benfica, na época 2019/20. Ao que foi possível saber, a SAD tem razões para crer na possibilidade de o internacional sub-21 acabar na Luz, apesar de os cinco anos de contrato que está em vias de assinar com o Lille, formação que garantiu a manutenção no principal campeonato francês.
Os verdes e brancos desconfiam que este é o cenário que está em cima da mesa e entendem que as boas relações entre Luís Campos, diretor desportivo dos gauleses, e Benfica podem ter alguma influência em todo o processo.
O português já admitiu publicamente que esteve perto de treinar o Benfica. Este ano, os encarnados equacionaram recorrer à empresa de Luís Campos, a Brandit, para colmatar a saída de José Boto para o Shakhtar Donetsk, na prospeção. No entanto, Luís Filipe Vieira e seus pares optariam por uma solução interna. De qualquer forma, têm sido recorrentes os elogios de Campos às águias. Os leões estão atentos e prometem agir em conformidade.
Acordo originará queixa na FIFA
A SAD do Sporting vai recorrer à FIFA, caso Rafael Leão assine pelo Lille . Neste momento, o avançado é um jogador livre após ter rescindido contrato na sequência dos acontecimentos na Academia de Alcochete, mas os leões não vão deixar de tentar ser compensados pela sua saída. Este é um processo em muito semelhante ao de Gelson Martins, que assinou pelo At. Madrid sem que os colchoneros tenham chegado a acordo com os leões. Na altura, a SAD verde e branca recorreu para a FIFA, solicitando uma indemnização ao internacional português e ao clube espanhol, assim como sanções desportivas para ambos.
NÚMEROS
9 jogadores rescindiram unilateralmente contrato com o Sporting na sequência dos acontecimentos em Alcochete, em maio. Rafael Leão foi o último a romper com os leões, no mesmo dia de Battaglia e Rúben Ribeiro
5 jogos realizou o internacional sub-21 na temporada passada, a de estreia na equipa principal. Problemas musculares condicionaram a sua afirmação. O avançado marcou dois golos
Depois dos cafeteros já terem garantido o apuramento para o Mundial'2026, Néstor Lorenzo perspetiva mudanças no onze contra a Venezuela
Estádio Aurélio Pereira vai ter novo tapete verde. UEFA oficializou jogo com o Kairat Almaty na casa das seleções nacionais
Médio somou 167 minutos pela seleção antes de voltar ao trabalho no Sporting
Esquerdino do Sporting foi utilizado ao longo de 69 minutos no último jogo desta pausa FIFA
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Insólito aconteceu no último dia do mercado de transferências