_
Paulinho trocou o Sporting pelo Toluca em julho de 2024, num negócio que colocou um ponto final na trajetória do avançado português nos leões, clube pelo qual conquistou um campeonato, duas Allianz Cup e uma Supertaça ao cabo de três épocas e meia. Na altura, a mudança deu-se pela mão do treinador Renato Paiva, o qual, agora em entrevista ao diário 'AS' mexicano, recordou a transferência.
"É uma história muito bonita, muito curiosa. Estou um dia em casa e o representante do Paulinho liga-me a perguntar se eu precisava de um 9. Nós estávamos com um 9 mais ou menos adiantado para contratar. Disse-lhe: "Temos aqui um jogador quase fechado, mas diz-me quem é, por curiosidade". Ele disse-me que era o Paulinho. E eu: "Paulinho?". "Sim, Paulinho do Sporting", disse. E eu: "Ups... Paulinho do Sporting?". E ele: "Sim, Paulinho do Sporting. Ele quer sair porque o Gyökeres é titular indiscutível, está a marcar muitos golos e o Paulinho não está a jogar tanto, está com idade de começar a pensar em terminar a carreira…"", começou por explicar o técnico de 55 anos, antes de sublinhar como necessitou de convencer a estrutura do Toluca.
"A primeira reação deles foi que não, que já era um pouco mais velho e tinham receio em relação à adaptação de um jogador europeu ao futebol mexicano, um jogador que nunca tinha saído da Europa...", apontou o timoneiro português que depois entrou em contacto com o próprio Paulinho, alimentando a esperança num desfecho positivo.
"Saquei do telemóvel e, sozinho, falei com o Paulinho. Ele estava em Cancún e eu não sabia. Ele pediu algum dinheiro que, para a sua idade, metia medo a quem o contratasse. Ele disse-me "estou em Cancún, posso fazer as malas e já vou direto ao Toluca". Disse-lhe: "Deixa ver o que clube diz". Na última reunião, o Santiago San Román [vice-presidente do Toluca] disse-me: "Por nós ok, a decisão é tua, estás 100% seguro que é o homem que precisamos?". E eu respondi: "Não estou 100, estou 200% seguro"", concluiu Renato Paiva.
Na altura, já Paulinho tinha regressado ao trabalho no Sporting, mas a verdade é que a transferência pelo jogador entre leões e Toluca acabou por ser consumada. No fim de contas, o internacional português de 33 anos custou 7,75 milhões de euros aos cofres do emblema mexicano, num negócio com outros 250 mil euros mediante objetivos.
Ao serviço do Toluca, o antigo avançado dos verdes e brancos já leva 47 golos e 10 assistências em 68 jogos, isto além de ter conquistado uma Liga mexicana clausura, outra Liga mexicana apertura e uma taça dos campeões do país.
Rui Borges orientou habitual treino de recuperação já de olho na visita ao FC Porto
Técnico foi peça chave na mudança do avançado para o futebol mexicano
Ultras leoninos apelam à presença dos sportinguistas na saída do autocarro no Estádio José Alvalade, no próximo domingo
Pode haver dérbi... mas só na final
Informação lançada pelo ‘The Sun’ está a agitar Ibrox
Segundo avança o 'Jornal de Notícias'
Avançado colombiano ficou de mãos na cabeça
Juristas admitem ao 'Expresso' que há lugar a pedido de responsabilidade civil ao antigo presidente da Federação
Tomás Cruz motivou recolha de informações nas últimas semanas
Ex-internacional belga em entrevista à 'Gazzetta dello Sport'