A Sporting SAD encerrou a temporada 2023/24 com um resultado líquido de 12,1 milhões de euros, pelo que, pela primeira vez na sua história, apresenta contas positivas em três exercícios seguidos.
De acordo com o relatório e contas, comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, foram também reforçados os capitais próprios positivos pelo segundo ano consecutivo - fixados nos 21 milhões de euros - e o volume de negócios é de 246,7 milhões de euros. A propósito deste último número, valor recorde, a administração justifica-o com a "evolução positiva das receitas operacionais e rendimentos de transacções de jogadores, apesar da ausência das receitas da UEFA Champions League". Em relação às referidas transações, que totalizam 143,5 milhões de euros, as vendas de Ugarte ao PSG (60 milhões de euros) e Pedro Porro ao Tottenham (40 milhões de euros, mais a valorização da aquisição de 15% dos direitos de Edwards por 3 milhões) representam a maior fatia do bolo.
Por sua vez, o ativo da sociedade registou um aumento de 56,5 milhões de euros, passando de 317,9 milhões de euros em 2022/2023 para 374,4 milhões de euros em 2023/2024, "subida resultante sobretudo da variação positiva do activo corrente, em particular na rúbrica Clientes, por consequência das vendas de jogadores efectuadas neste período". Por outro lado, verifica-se um aumento do passivo em 44,4 milhões de euros, "nomeadamente por efeito do aumento do passivo corrente, sobretudo a rúbrica de fornecedores, devido a compras de jogadores, em particular dos atletas Victor Gyökeres e Morten Hjulmand".
Em linha ascendente está o negócio de merchandising, que engloba vendas, licenciamentos, estampagem e porte, tanto que os 15,2 milhões de euros amealhados são o valor mais alto de sempre registado pela Sporting SAD. Também foi registada uma subida no valor do plantel, hoje assente em 108,4 milhões de euros.
Em função dos resultados apresentados e da "melhoria significativa da solvabilidade da Sporting SAD", os leões informam, ainda, que "pela primeira vez em mais de 20 anos" a auditora responsável pela certificação legal das contas e relatório de auditoria "removeu do seu parecer a incerteza material relacionada com a continuidade da Sporting SAD".
Por Ricardo GranadaNuma altura em que a polémica com arbitragens de Sporting e Benfica está no auge
Erica Cancelinha, Rafael Nel, Chris Grombahi e Konstantin Nikitenko conviveram com os mais jovens
Problemas de Pote e Ioannidis abrem uma vaga no trio que apoia o ponta-de-lança, que neste caso terá de ser - quase em exclusivo - o colombiano
Internacional colombiano destaca a confiança que tem ganho
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher
Avançado do Fulham fez vídeo enigmático nas redes sociais. Mais tarde, disse ter feito apenas "um olhar"
Conquistou, novamente, a Bota de Ouro no México e tornou-se o primeiro jogador na história do Toluca a conseguir este feito três vezes consecutivas
Antigo técnico do Gil Vicente 'inventou-o' como ponta-de-lança... em Barcelos
Craque argentino do Inter Miami regressou recentemente a Camp Nou e, em entrevista, revelou o desejo de voltar à cidade
Julián Alvarez, Nahuel Molina e Giuliano Simeone foram substituídos por Kevin Mac Alliser e Emiliano Buendía