O desfile dos campeões, as reações e as melhores imagens: tudo sobre a festa do título do Sporting em Alvalade
Após o jogo com o Chaves, os leões desfilaram no relvado em nova celebração pela conquista do campeonato
1/x
Luís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel Neves
Terminou a festa de campeão do Sporting em Alvalade
Terminou a festa do título do Sporting. Depois da vitória sobre o Chaves, por 3-0, o plantel subiu ao relvado um a um e Coates levantou a taça perante um Alvalade cheio e que vibrou numa tarde/noite inesquecível.
22:4218.05.2024
Francisco Silva: «Só consegui pensar na minha avó, porque era uma das pessoas que queria que estivesse aqui a ver-me»
Francisco Silva:
"Sinto-me lisonjeado e feliz por estar aqui ao lado dos meus colegas e a festejar. O que fica é que somos campeões nacionais e pensar já no próximo ano para sermos novamente. Sinceramente só consegui pensar na minha avó, porque era uma das pessoas que queria que estivesse aqui a ver-me, mas infelizmente não conseguiu. Está lá em cima a olhar por mim. O meu avô também. Passa pela cabeça todos estes anos em que estive no Sporting."
Hjulmand: «Esta temporada significou muito para mim»
Hjulmand também prestou declarações durante a festa do Sporting: "Esta temporada significou muito para mim, tal como para o resto da equipa. Espero que estejamos prontos no próximo jogo", disse o médio dinamarquês, em alusão ao jogo da Taça de Portugal frente ao FC Porto.
Luís Manuel Neves
Pub
22:2818.05.2024
João Muniz: «Gosto sempre de ganhar, ainda mais num clube que aprendi a amar»
"Sabe sempre muito bem. Fico sempre muito feliz. Este grupo sempre me acolheu como nunca. Gosto sempre de ganhar, ainda mais num clube que aprendi a amar. Conseguir estar presente neste plantel é um feito enorme", disse João Muniz, em declarações à Sport TV no relvado do Estádio José Alvalade.
22:2718.05.2024
Edwards sobre o futuro: «Estou muito feliz aqui, vou descansar no verão e voltar para a pré-temporada»
Edwards assumiu o desejo de continuar de leão ao peito. "Futuro? Estou muito feliz aqui, vou descansar no verão e voltar para a pré-temporada", disse o extremo inglês, em declarações na Sport TV durante as celebrações do título de campeão do Sporting hoje no Estádio José Alvalade.
"Sabe muito bem este título. Foi uma época longa e acreditámos toda a época. Sabíamos como a equipa era bom e estivemos bem até ao fim.Sonhámos com este título e agora estamos prontos para a final da Taça", continuou, assumindo ainda a vontade de ver Rúben Amorim por "muitos mais anos" no clube: "Espero que ele fique, porque é incrível e vê-se o que fez pelo clube. Espero que fique muitos mais anos."
Pote sobre relação com Amorim: «Não é qualquer jogador que consegue ter esta ligação com o míster»
Pote deixou vários elogios a Rúben Amorim, salientando a relação que tem com o treinador. "Filho de Amorim? Bem, é uma ligação especial, mas também porque fiz por isso. Não é qualquer jogador que consegue ter esta ligação com o míster. Mostrei que mereço a confiança dele e ele a minha", começou por dizer o médio goleador dos leões.
Título
"É um título muito gratificante para mim por todo o trabalho que fiz ao longo da época e pelo que a equipa fez. Agradecer aos adeptos que estiveram sempre connosco. Depois de uma época complicada, isto é o mínimo que lhes podemos dar."
Segredo do título
"Esteve no dia a dia, na Academia. É difícil trabalhar todos os dias sem folgas, mas estivemos a um alto nível. Agradecer a quem nos apoiou, não seriamos capazes deste título sem eles."
Adán e Neto
"São super importantes e demonstrámos hoje aqui que foram excelentes profissionais. Ajudaram-nos muito, o futebol é mesmo assim, têm de acabar os ciclos. Fico contente por ter partilhado estes momentos com eles e por nos terem ajudado."
Taça de Portugal
"Pensar primeiro na final da taça, será um jogo muito exigente. Agora é descansar, ir à Câmara e depois preparar o grande jogo", terminou.
Luís Manuel Neves
Pub
22:1918.05.2024
Pontelo: «Os adeptos ajudaram-nos bastante. É uma alegria imensa.»
"Isto é incrível. Tenho de agradecer a Deus, a toda a equipa técnica, todos os sportinguistas, minha família e a minha namorada. Os adeptos ajudaram-nos bastante. É uma alegria imensa", disse Pontelo, em palavras aos microfones da Sport TV no relvado do Estádio José Alvalade.
Luís Manuel Neves
22:1618.05.2024
Gonçalo Inácio: «É um orgulho enorme ser campeão pelo meu clube do coração»
Gonçalo Inácio reforçou o sentimento de "orgulho" pela conquista do título: "É um orgulho enorme ser campeão pelo meu clube do coração. Agora é aproveitar, que estes momentos passam rápido, e para o ano ganhar outra vez. Trabalhámos arduamente, temos um grupo fantástico, é desfrutar e vamos para cima deles. Agora é ganhar a Taça", disse o defesa-central internacional português.
Adán e Neto
"Ajudaram-me muito ao longo destes anos. Tenho que agradecer muito a eles os dois."
Europeu
"Espero estar lá. Vamos esperar pela convocatória", concluiu.
Daniel Bragança: «Vivi um momento super difícil e acabar desta maneira... foi o melhor»
Daniel Bragança assume que a conquista do campeonato foi a "melhor" forma de superar um momento "super difícil" que viveu durante a última época com lesões. "Vivi um momento super difícil e acabar desta maneira... foi o melhor. Estou muito feliz depois de tudo o que passei. Agora é festejar e preparar uma final que será muito importante para nós", disse o médio esquerdino, em declarações na Sport TV.
E continuou: "Eu cresci e o míster cresceu ao longo destes quatro anos. Foi o ponto mais importante do crescimento e perceber como pode usar os pontos fortes. Foi essa evolução dos jogadores e do míster. Temos grandes jogadores e concorrência boa e forte, que nos ajuda a evoluir. É uma competição saudável. Fomos campeões, porque temos um grupo forte e ninguém se dá mal."
Paulinho
"É uma pessoa muito importante para este grupo. Especialmente gosto muito dele como jogador e pessoa. Merece este momento pelo que fez pelo Sporting. É uma pessoa muito importante. Merece tudo o que está a viver", terminou.
Luís Manuel Neves
Pub
22:1018.05.2024
St. Juste: «Senti muito apoio dos adeptos, companheiros e staff, mesmo nas lesões que tive»
St. Juste confessou ter sentido muito apoio de todos os sportinguistas ao longo de toda a temporada, apesar dos momentos em que esteve afastado dos relvados devido a lesão.
"É muito especial este momento. Foi uma época dura, mas a recompensa está aqui. Senti muito apoio dos adeptos, companheiros e staff, mesmo nas lesões que tive. Só posso estar agradecido e estou muito feliz por isto", começou por dizer o defesa holandês, continuando: "O trabalho está feito: vencedores da Liga. Agora temos outro trabalho por terminar, que é vencer a Taça. Dobradinha! Penso que estamos preparados."
Luís Manuel Neves
22:0218.05.2024
Morita: «Ainda temos mais um título para conquistar»
Morita apontou já à conquista da Taça de Portugal: "Estou muito contente por ser campeão no Sporting. Foi incrível. Os adeptos merecem este título. Ainda temos mais um título para conquistar e vamos dar tudo por isso", frisou, em declarações na Sport TV.
Diogo Pinto: «Sou feliz aqui e é aqui que quero estar»
O jovem Diogo Pinto não escondeu a felicidade pela conquista do título: "É incrível ser campeão. Ainda para mais um miúdo que veio tantos anos da formação. Agora é desfrutar e a seguir trabalhar", começou por dizer o guardião.
Sobre a titularidade na Taça de Portugal atirou: "Não sei de nada. São decisões do míster e é esperar até ver. Sim, se não me sentisse preparado, o míster não me metia a jogar", frisou, antes de confessar que gostava de continuar em Alvalade: "Sou feliz aqui e é aqui que quero estar."
Luís Manuel Neves
Pub
21:5518.05.2024
Koba: «Claro que não joguei muito mas estive sempre pronto para ajudar»
Koba afirma que o título de campeão dá-lhe "confiança para o futuro", apesar de não ter jogado muito de leão ao peito. "Os adeptos apoiaram-nos sempre por este título. E fizemos isto também por eles. Claro que não joguei muito mas estive sempre pronto para ajudar a equipa. Seis meses depois, ganho um título no Sporting e dá-me confiança para o futuro", começou por dizer o médio contratado ao Estoril no último mercado de transferências.
"Taça? Somos o Sporting e vamos tentar ganhar por todos os adeptos. Estamos muito felizes por isto", terminou.
Luís Manuel Neves
21:4618.05.2024
Esgaio deixa elogios a Rúben Amorim: «Em todos os jogos ele não facilita»
Realçando que o momento é para celebrar, Esgaio aproveitou para deixar vários elogios ao treinador Rúben Amorim durante a festa de campeão do Sporting no relvado do Estádio José Alvalade.
"Não é preciso apresentá-lo. Tem as provas dadas. É muito completo, jovem ainda mas com muita bagagem de futebol que ajuda em todos os momentos da época. Em todos os jogos ele não facilita, independentemente do adversário. E isso ajuda muito", disse o lateral-direito, em declarações à Sport TV.
Título
"Foi muito importante para nós este troféu. Aproveitar com a família e adeptos em nossa casa. Estamos de parabéns. Não restam dúvidas de que merecemos. Começámos no ano passado a preparação desta época e vem daí essa consistência. Não é de agora. Conseguimos ser a equipa mais regular e tirámos proveito disso."
União do grupo
"Senti-me muito bem. Cada um tem a sua mentalidade e maneira de estar. Isso é o mais importante. Daí fazermos deste clube fantástico. Somos todos diferentes. É notória a nossa união dentro de campo."
Críticas
"É verdade mas faz parte. Todos os jogadores estão sujeitos à crítica. Isso é ponto assente. Mas há que ter confiança nas capacidades de cada um, o que tem de fazer, trabalhar para melhorar e, quando assim o é, felizmente as coisas mudaram para mim. Mas também porque consegui trabalhar no máximo e dar o melhor pela equipa. Somos campeões e hoje é para falar disso", terminou.
Gyökeres: «Futuro? Posso dizer que tenho treino amanhã e que vou aparecer»
Apesar do "sentimento incrível" pela conquista do título de campeão, Viktor Gyökeres não quis alongar-se sobre o seu futuro no Sporting: "Posso dizer que tenho treino amanhã e que vou aparecer aqui, claro. Não sei o que vai acontecer e estou muito feliz aqui. Tudo pode acontecer no futebol. É difícil dizer agora o que irá acontecer comigo...", começou por dizer o avançado sueco, em declarações na Sport TV.
Sobre o título
"Um sentimento incrível, claro. Finalmente podemos celebrar e é bom levantar o troféu. São momentos para desfrutar. É incrível fazer parte da equipa que venceu o título e contribuir com golos e assistências. Tem sido um ano muito bom para mim e para a equipa. Estou muito contente."
Taça de Portugal
"O foco estará na Taça daqui umas horas. Agora é aproveitar o momento e ter um bom momento todos juntos."
Celebração
"Digo-vos em breve, mas não hoje. Prometi e vou cumpri-lo. Pode ser num momento mais adequado do que este", concluiu.
Adélio Cândido, treinador-adjunto de Rúben Amorim, deixou vários elogios ao técnico do Sporting, sublinhando o espírito de "galhofa" que existe entre os membros da equipa técnica.
"O título sabe bem. É para isto que trabalhamos. Agora é aproveitar, que para a semana temos a Taça e temos de aproveitar o momento. É um bocado diferente viver isto no banco de suplentes. Sentimos a tensão. Mas trabalhamos todos para o mesmo, os adeptos estiveram cá todo o ano, e agora é aproveitar", começou por dizer, frisando que "é muito fácil trabalhar com Rúben Amorim": "É mesmo muito fácil. Deve ser difícil encontrar um treinador tão fácil com quem trabalhar. Porque é um grande amigo e uma pessoa muito próxima. Somos muito chegados já desde que nos conhecemos. As coisas acabam por se desenvolver muito rapidamente e já nos conhecemos bem."
E terminou: "Ele é diferente, porque em termos humanos, os treinadores tentam ser mais duros, e o Rúben não é bem assim. É uma pessoa de bom trato, dá-se bem connosco, o nosso dia a dia é muito alegre, as dinâmicas são muito boas e fazemos o nosso trabalho na mesma. Vivemos em família e passamos a maior parte dos dias na galhofa. Se alguém filmasse aquele escritório, ninguém acreditava. Há coisas que não dá para explicar. Onde o homem estiver, eu estou. Cá estaremos no Sporting."
Luís Manuel Neves
21:3518.05.2024
Gyökeres correu com o troféu de campeão pelo relvado e levou-o até junto dos adeptos
Nuno Santos: «Neto é um irmão para mim. Tenho uma ligação muito grande e carinho muito especial por ele»
"Muito feliz" pela conquista de mais um título ao serviço do Sporting, Nuno Santos disse querer continuar a ajudar a equipa com "golos e assistências". O extremo dos leões falou ainda sobre as celebrações nos Paços do Concelho e das despedidas de Adán e de Luís Neto. Sobre o último, disse esperar que "não acabe a carreira porque ainda tem muito pela frente".
"Muito feliz, mais um título no Sporting e temos a final da Taça no fim-de-semana e vamos dar tudo para ganhar. Sinto-me feliz, mas o mais importante é a equipa. Ajudar a equipa é o que me compete, mas fazendo golos e assistências fico feliz também", disse o esquerdino, em declarações na Sport TV: "Taça? Hoje é o último dia para desfrutar, temos a ida à Câmara para estarmos com os adeptos e depois a partir daí preparar e focar porque temos um jogo muito importante contra uma equipa muito forte. Para acabarmos a época em beleza."
Adán e Neto
"Foram duas peças muito importantes para nós nestas quatro épocas. Capitães de equipa e jogadores muito importantes e com maturidade. Vamos ter muita falta deles. O Neto é um irmão para mim. Tenho uma ligação muito grande e carinho muito especial por ele. Sei que não se vai desligar do futebol. Espero que não acabe a carreira porque ainda tem muito pela frente. Mas eles foram muito importantes para nós e vão estar nos nossos corações porque foram peças importantes."
Luís Manuel Neves
Pub
21:2918.05.2024
Amorim tem 'sede' por mais: «Dois campeonatos em quatro anos é bom mas ainda é escasso»
Apesar de conquistar dois campeonatos em quatro anos ser "bom", Rúben Amorim assumiu, em declarações na Sporting TV, que tem vontade de conquistar mais títulos.
Agora é pensar na Taça..."Acho que já estamos todos em modo Taça, mas foi um dia bonito. Tínhamos de o fazer depois da excelente exibição dos nossos adeptos esta época. Contamos com todos mais uma vez. Mas acho que temos de ganhar a Taça para fechar com chave de ouro e fazer jus ao que a equipa fez".
Diferenças das épocas passadas..."Lembro-me do primeiro jogo que fiz aqui contra o Aves, com o ambiente muito difícil. Notava-se pelo caminhar dos jogadores para o aquecimento. O ano passado estivemos em 4.º lugar e os jogadores nunca se sentiram mal por jogar em casa mesmo estando a desiludir os adeptos. Acho que aí começou a nossa vitória este ano. Mas da mesma forma que mudou, também pode mudar agora. É não descansar".
No fim do jogo com o Vizela na época passada, adeptos começaram a cantar pela próxima época. Foi aí que começaram a sentir o que tinham de fazer?"Também falámos disso no balneário. Lembro-me que nesse último jogo houve um lance com o Seba e o avançado do Vizela, e a forma como o Seba o agarrou... Transmitimos que tínhamos de ser assim para vencermos o campeonato e acho que fizemos um excelente trabalho. Diz-se que o ambiente dos clubes é quando há bons resultados e eles provaram o contrário. É olhar e ver um caminho e eles viram o caminho".
Sporting provou que consegue ganhar com adeptos?
"Sim, e com competições europeias. É este o caminho. Dois campeonatos em quatro anos é bom mas ainda é escasso".
É um treinador e uma pessoa feliz?"Sem dúvida, feliz por tudo. Foi difícil para jogadores como o Adán e o Neto, eles viverem isto no último dia se calhar é mais especial para mim do que para eles. Sinto-me muito feliz hoje. Mas quando começar a Taça, nada disto conta".
Luís Manuel Neves
21:2218.05.2024
O levantar da taça e o desfile dos campeões em Alvalade: as imagens que não pode perder da festa do Sporting
1/x
Luís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel NevesLuís Manuel Neves
Fresneda: «Nunca pensei que pudesse ser campeão nacional no primeiro ano no Sporting. Estou muito feliz»
Fresneda mostrou-se "muito feliz" pela conquista do seu primeiro título na carreira e logo no primeiro ano de Sporting. "É incrível e um orgulho estar hoje aqui. E ganhar o primeiro título na carreira. É muito importante, porque sempre sonhei com isto. Nunca pensei que pudesse ser campeão nacional no primeiro ano no Sporting. Estou muito feliz", começou por dizer o lateral direito espanhol, em declarações na Sport TV.
"Sempre disse que estava muito feliz no Valladolid e estive bem lá. Depois, escolhi o Sporting porque é uma grande oportunidade. Este primeiro ano foi difícil pela lesão, tive de recuperar muito tempo e a equipa estava muito bem. Faz parte do futebol. Foi uma grande lição, estou muito feliz e vamos já a pensar no próximo ano", continuou, falando de seguida de... Pedro Porro e do legado que o compatriota deixou para trás: "Óbvio que quero chegar ao nível [dele]. Haverá sempre comparações mas não me posso comparar com Porro. Fez três grandes épocas e tem um legado muito grande. Ainda falta tempo para mostrar isso e vamos por mais."
Luís Manuel Neves
Pub
21:1818.05.2024
Trincão: «Evolução deve-se aos meus colegas e ao treinador por confiarem sempre em mim»
Trincão mostrou-se muito agradecido aos companheiros de equipa e a Rúben Amorim pela confiança que depositaram em si ao longo da temporada. "Esta evolução deve-se aos meus colegas e ao treinador por confiarem sempre em mim. Jogar nesta equipa é fácil, portanto acaba por correr bem e estou muito feliz. O objetivo é sempre ganhar, temos de preparar a final da Taça e fazer de tudo para dar mais uma alegria a estes adeptos", disse o extremo, assumindo que não estará preocupado com a convocatória para o Europeu: "Não, agora é concentrar-me no trabalho, vou estar com a minha família, tranquilo, e o que tiver de ser, será."
Luís Manuel Neves
21:1518.05.2024
Coates e as despedidas de Neto e Adán: «É difícil expressar. Já falei com eles e, para todos nós, vai ser uma perda»
Coates não escondeu que as saídas de Neto e Adán são uma grande "perda" para o Sporting. "Obrigado a todos. Foi um ano muito bom para todos nós no campeonato e ainda falta um jogo como sabemos. Agora é festejarmos todos juntos", começou por dizer o capitão leonino.
Está no Sporting há nove anos. O que mudou?
"Primeiro, a estabilidade. Encontrámos, depois de tanto tempo, algo que não se via no clube. Depois vieram os títulos, que também são bons para toda a gente".
Hoje despedem-se de dois jogadores muito queridos. O que significam para si?
"Muito, muito. É difícil expressar. Já falei com eles e, para todos nós, vai ser uma perda. Vão continuar com a sua vida e claro que desejamos o melhor para eles".
Diomande: «Agora vamos festejar um pouco e depois pensar na Taça»
Diomande sublinhou a importância da conquista do título de campeão: "É um momento muito importante para todos vencer este campeonato. Merecemos vencer, porque trabalhámos muito e estamos contentes com a conquista. É um momento especial. É como um sonho concretizado. Estou apenas a desfrutar. Agora vamos festejar um pouco e depois pensar na Taça", disse o defesa, em declarações à Sport TV.
Luís Manuel Neves
Pub
21:1218.05.2024
O momento alto da festa do Sporting: o momento em que Coates levanta a taça de campeão
21:1218.05.2024
Eduardo Quaresma: «O primeiro já foi muito bom, este foi melhor e espero conquistar muitos mais»
Eduardo Quaresma sublinhou a "sensação indescritível" ao levantar novamente o troféu de campeão pelo Sporting.
"É uma sensação indescritível. É o meu segundo. O primeiro já foi muito bom, este foi melhor e espero conquistar muitos mais. Não tenho palavras", começou por dizer o defesa-central dos leões, em declarações à Sport TV.
Depois dos empréstimos, esta foi a sua melhor resposta?
"Acho que foram empréstimos importantes para o meu crescimento, foi importante. Acho que a resposta que dei este ano foi a prova disso".
Os jogadores são chamados um a um para subirem ao palco
Os jogadores são chamados um a um para subirem ao palco para, juntos, levantarem o troféu de campeão que já se encontra no centro do relvado.
Luís Manuel Neves
Pub
20:5418.05.2024
Amorim emocionado no adeus a Neto e Adán: «É difícil explicar tudo o que nos deram»
Rúben Amorim analisou este sábado a vitória do Sporting sobre o Chaves em Alvalade, por 3-0, naquele que foi o último jogo das duas equipas na presente edição da Liga Betclic.
Era importante terminar com uma vitória e fazer o pleno? Como se sente? "Feliz. Obviamente o primeiro impacto já passou, era importante vencer todos os jogos em casa. Marcámos três golos e devíamos ter marcado mais. Não deu para preparar muito bem a Taça porque houve muitas paragens, depois começaram as substituições, muita emoção... O dia ia ser sempre assim. Voltámos a não sofrer, a marcar, 90 pontos, 29 vitórias. Acho que completámos bem o campeonato", começou por dizer, na 'flash' da Sport TV.
Palavra para o Neto e para o Adán...
"É difícil. É a parte mais difícil de ser treinador. Nunca o tive de fazer, mas tudo o que eles nos deram é difícil de explicar em poucos segundos. Relembrar o momento em que chegámos e como passámos por muitas dificuldades, pelo LASK... Tudo o que construímos com os adeptos, com o presidente, vai ficar para sempre. Vai ser difícil voltar a ter o sentimento que temos com este grupo".
Disse que não abdicava de Neto e sublinhou a importância dele no balneário... E agora?
"Agora terão outros de ter a última palavra. Todos sentiram o exemplo dele estes anos todos e agora teremos outros a fazer esse papel".
Agora que o futuro se vai encaminhando, é para si mais claro o caminho de ficar em Alvalade?
"Sem dúvida, essa é a ideia. Não consigo explicar tudo o que se passou este ano, mas já estamos a preparar a próxima época. A exigência diferente, mas vamos lutar para ganhar".
E agora vem a Taça de Portugal...
"Será muito importante e tornará a equipa mais especial na história do Sporting".
Neto revela a conversa que teve com Amorim: «Nunca me iria perdoar se não tivesse dado tudo e chegar a maio sem conseguirmos ser campeões»
Luís Neto revelou, em declarações aos microfones da Sport TV depois do discurso aos adeptos sportinguistas no relvado, a conversa que teve com o treinador Rúben Amorim e o caminho que escolheu percorrer em prol do clube para uma despedida 'à campeão'.
Alvalade parou para o homenagear no momento da substituição, os companheiros também. O que sentiu?"Senti muito orgulho naquilo que foi feito desde o primeiro dia em que cá cheguei. É perceber que algo de mim ficará aqui no Sporting. O legado e a mentalidade que se respiram na academia, num clube que, na minha opinião, hoje está estruturado e direcionado para ganhar vezes consecutivas relativamente ao que tem acontecido historicamente. Ficam as boas memórias, os momentos bons e maus, os títulos, os momentos menos positivos. Fui sempre abraçado pela família sportinguista e isso não tem preço. Foi uma aventura feliz e uma jornada incrível, nunca conseguiria colocar nos meus sonhos algo parecido com o que aconteceu. Estou feliz por termos conquistado o título e estamos prontos para tentarmos trazer mais um na próxima semana".
Amorim disse, recentemente, que para os jogadores nunca é fácil não jogar, mas disse que nunca abdicava de o levar junto do grupo. Como é que um jogador entende isso?"Quando não jogamos temos dois caminhos: todo o jogador vai rever-se no que vou dizer. Somos todos melhores pessoas e jogadores quando jogamos. Mas a partir de um certo momento, e eu sabia muito do que podia acontecer porque tive uma conversa com o mister, pude escolher um de dois caminhos: não ser uma influência tão positiva pela minha situação, mas eu optei pela segundo. Nunca me iria perdoar se não tivesse dado tudo e chegar a maio sem conseguirmos ser campeões. Optei por ser cheio de energia, contactar sempre com as pessoas da academia, ser boa influência na academia... Acho que fui esse pêndulo no seio do grupo e um bocadinho do que aconteceu quando saí espero que tenha sido o respeito do que representei todo o ano".
E o futuro?"Ainda não é claro e eu preciso de tomar pequenas decisões familiares e pessoais para conseguir projetar o meu pós-Sporting".
20:3818.05.2024
Adán e o adeus ao Sporting: «É uma etapa que acaba e agora vai começar outra»
Depois de falar aos adeptos no estádio, Adán prestou também declarações aos microfones da Sport TV, assumindo a saída do clube de Alvalade, sublinhando que a passagem pelo Sporting "foi uma das etapas mais importantes" da sua carreira.
Como se sente depois da homenagem?
"É uma mistura de sentimentos. Maioritariamente, de felicidade. A satisfação do bom trabalho que fizemos ao longo destes quatro anos deixa-me feliz, grato pelo reconhecimento do clube, dos nossos adeptos e, sobretudo, pelos títulos que conquistámos. Fica o respeito que toda a gente demonstrou por mim ao longo destes anos, que é o mais importante. Por isso, fico com uma sensação de enorme felicidade".
Como se sente depois da homenagem?
As lesões são momentos complicados, quão difícil foi passar por isto?"Foi difícil e continua a ser difícil. Sei o que as pessoas pensam, mas uma lesão importante, com uma pequena recaída na altura de recuperação fez com que tudo atrasasse. Nunca é um bom momento para ter uma lesão. Ficaria encantado por estar nas decisões finais deste clube antes de sair, mas não deu. Que o Diogo Pinto, o Franco e o Francisco sejam muito felizes".
Fica sentimento agridoce na despedida?"Não há muito para pensar nem fazer. As lesões nunca aparecem nos momentos certos".
Queria continuar no Sporting?"Sempre disse que fui muito feliz aqui. É uma etapa que acaba e agora vai começar outra. Foi uma das etapas mais importantes da minha carreira. Muito feliz e agradecido".
Sai com muitos títulos e o reconhecimento dos adeptos. É o mais importante?"Sim, mais do que os títulos é o respeito que as pessoas demonstraram por mim e pela minha família desde que chegámos. O carinho que recebo na rua. Isso é mais importante para mim do que os títulos. Mas acaba uma etapa, estou muito feliz pelo que fiz aqui. Oxalá consigamos dia 26 a Taça, para conseguir todos os títulos em Portugal. Espero que não voltem a passar tantos anos para conseguirmos títulos tão importantes".
Adán despede-se do Sporting: «Que não deixem cair este clube, que não deixem cair a história deste clube»
Tal como Luís Neto, Adán também não escondeu a emoção no adeus ao Sporting."Boa tarde, sportinguistas. Em primeiro lugar, parabéns a todos pelo nosso título, isto também é vosso. Em segundo lugar, uma palavra de agradecimento a todos vós por estes quatro anos, onde eu e a minha família fomos muito felizes. Foram quatro anos de êxito, de muitos títulos, de grandes momentos, e espero e desejo que continue assim, que não deixem cair este clube, que não deixem cair a história deste clube, e que continue com um futuro cheio de títulos. Dia 26 temos uma prova importante e espero poder despedir-me deste clube como cheguei: ganhando todos os títulos possíveis em Portugal".
Luís Manuel Neves
20:3018.05.2024
Neto: «Costumo ter muitas palavras mas hoje está mais complicado»
Emocionado na despedida de Alvalade, Luís Neto deixou elogios à estrutura do clube e ainda ao apoio que recebeu por parte dos adeptos sportinguistas desde a sua chegada.
"Boa tarde, costumo ter muitas palavras mas hoje está mais complicado. Vesti a camisola do Sporting, vivi muito este clube, senti por dentro como é especial. Hoje o Sporting está estruturado e talhado para continuar a ganhar. Faz parte do Sporting grandes recursos humanos, jogadores, staff, escritórios aqui na SAD, a academia também. Temos o mister (risos)... Sei que pela cultura do Sporting, e fui-me apercebendo disso, costuma-se dizer que é um clube zero ídolos, mas quero agradecer-vos aqui por me terem feito sentir parte do Sporting. Dizer-vos que o Sporting não é só o maior de Portugal porque assim nós o queremos, mas hoje o Sporting também ganha e ganha de forma incontestável como nós fizemos este ano. Obrigado".
Com um vídeo dos seus melhores momentos nos ecrãs gigantes do estádio, Adán foi coroado com aplausos dos milhares de adeptos e dos seus companheiros de equipa no adeus ao Sporting.
20:1618.05.2024
Amorim foi 'buscar' Israel e puxou-o pela camisola
Franco Israel estava a dar toques na bola e Rúben Amorim foi de imediato buscar o guarda-redes, puxando pela camisola e 'arrastando' o guarda-redes, de forma a prevenir qualquer agravamento da lesão no menisco no jogador uruguaio...
Jogadores já fazem a festa no relvado com Paulinho
Os jogadores do Sporting começam a concentrar-se no relvado, depois de terem enviado várias bolas para os adeptos nas bancadas.
Luís Manuel Neves
Pub
20:0418.05.2024
Sporting fecha campeonato com nova vitória
O Sporting terminou da melhor forma a Liga Betclic 2023/24, batendo o Chaves por 3-0 com bis de Gyökeres, que terminou com 29 golos. Os novos campeões nacionais terminaram com 90 pontos e 96 golos, num desempenho fenomenal. Segue-se nova festa em Alvalade, com apresentação dos campeões e entrega da taça. Acompanhe aqui!
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris