Antigo treinador da equipa B do Sporting deixou elogios
Filipe Çelikkaya, treinador que anunciou a saída da equipa B do Sporting, conhece bem Rúben Amorim. O técnico foi convidado a assumir a formação secundária dos leões quando Amorim chegou a Alvalade em 2020.
"Pensamos da mesma maneira, comportamo-nos da mesma maneira, entendemo-nos muito bem. Ele convidou-me para fazer parte de algo que pensámos que poderia ser fantástico. Não nos enganámos", afirmou em entrevista à Sky Sports. "Penso que o Rúben será bem sucedido onde quer que esteja porque tem os conhecimentos necessários e é também uma pessoa muito boa. Essas duas coisas são os passos para ter uma carreira muito boa. Ele cria um ambiente muito bom. É fantástico. Esse é um dos seus segredos", confessou quando foi questionado sobre o futuro do treinador do Sporting.
Filipe Çelikkaya falou ainda sobre a chegada de vários jovens à equipa principal leonina: "Em quatro anos, 25 jogadores da equipa B jogaram na equipa principal. Estar tão ligado à equipa principal não é habitual. Poucos clubes fazem isso, mas o Sporting é conhecido pela educação dos jovens e pela formação de jogadores. Quiseram esforçar-se mais nesse sentido. Trabalhámos nisso todos os dias". O técnico realçou a forma como o Sporting forma os jovens: "Quando se treina crianças, é preciso ensiná-las - e não apenas sobre futebol. É sobre a vida, sobre o ser humano. Se fores uma boa pessoa, provavelmente estarás mais aberto a ouvir e a aprender. E assim é mais fácil trabalhar com eles"
"A sociedade mudou por causa dos telemóveis, mas nós certificamo-nos de que os nossos jogadores apertam a mão a todos, olham nos olhos e perguntam como estão. Não se pode permitir que essas coisas desapareçam porque o futebol é um desporto coletivo. Todos dependem uns dos outros", acrescentou, realçando depois o trabalho tático realizado na Academia: "O sistema não é assim tão importante. Isso virá quando chegarem à equipa principal. Ensinamos-lhes os princípios. Profundidade atrás das linhas defensivas, como conseguir o um contra um, como ir para a área de forma agressiva para marcar, pressionar depois de perder a bola, ficar atrás da bola quando rompem a primeira linha. Esses conceitos mantêm-se".
Filipe Çelikkaya abordou também a saída do Sporting, revelando o desejo de treinar uma equipa principal: "Vai ser um desafio, mas é o que eu quero. A oportunidade pode ser em qualquer parte do mundo, mas quero uma equipa principal". O técnico não tem dúvidas de qual é o seu estilo de jogo: "A minha filosofia de jogo é dominar. Quero ter a bola e criar oportunidades. Preciso de marcar mais golos e não quero sofrer, por isso quero ter um jogo posicional, ocupando o campo com largura e profundidade. É essa a minha formação. Não consigo ver o jogo de outra forma. Mas posso construir com quatro e também com três, depende do adversário. Quando perco a bola, quero reagir muito rapidamente para a recuperar o mais depressa possível. Caso contrário, tenho de defender a minha baliza".
Com Trincão recuperado e certo no onze, o Sporting deve apresentar algumas alterações
Em causa o incidente que feriu 17 adeptos do Sporting no clássico da 4.ª jornada. SAD do FC Porto vai recorrer
Processo estava em fila de espera, mas conheceu desenvolvimentos nas últimas horas. Jovem de 18 anos deve ficar protegido por uma cláusula de 80 M€
Guarda-redes feliz com o "sinal de confiança" que recebeu da SAD leonina
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam