Vai suceder ao catalão Txiki Begiristain no campeão inglês
Sporting e Manchester City oficializaram este sábado a saída Hugo Viana dos leões, para se tornar diretor desportivo do clube inglês já a partir da próxima época. O catalão Txiki Begiristain está de saída dos citizens e o antigo futebolista português, cujo trabalho em Alvalade tem sido muito elogiado, acabou por ser o escolhido pelo clube campeão inglês para o suceder.
No comunicado divulgado pelo Sporting, os leões anunciam também que Bernardo Palmeiro assumirá "a função de diretor-geral do futebol". Esteve em Alvalade entre 2020 e 2023, prestando assessoria executiva à SAD e ao departamento de futebol", saindo em maio daquele ano, para assinar em julho pelo Rio Ave.
Relacionadas
Já o City informa que Hugo Viana vai iniciar as funções no clube no verão de 2025, mas que irá colaborar com Txiki Begiristain nos meses anteriores para se assegurar "uma transição suave".
Leia o comunicado do Sporting na íntegra:
"A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que Hugo Viana irá desempenhar funções no Manchester City FC a partir da temporada 2025/2026.
Este processo teve início há meses e conheceu desenvolvimentos importantes nas últimas semanas, tendo sido acompanhado desde o começo pela administração do Sporting CP.
Durante este período o Sporting CP foi planeando e preparando uma nova estrutura organizacional no futebol profissional, deixando de existir a figura de director desportivo.
Bernardo Palmeiro, que entre 2020 e 2023 prestou assessoria executiva à administração e ao departamento de futebol do Sporting CP, assumirá, na próxima época, a função de director-geral do futebol e juntamente com o actual director de scouting, Flávio Costa, vão reportar directamente ao presidente, Frederico Varandas.
O Sporting CP continuará a contar com o empenho e total compromisso de Hugo Viana até ao último minuto de jogo desta época, estando o mesmo envolvido no processo de transição para o futuro modelo organizacional.
O Sporting CP reconhece o papel central que Hugo Viana teve na criação de uma estrutura profissional de alto nível no futebol do Clube e está determinado em continuar o caminho de crescimento e sucesso verificado nas últimas temporadas."
Club Statement: Director of Football
— Manchester City (@ManCity) October 12, 2024
A motivação gerada pelo golo ao Marselha aliada à necessidade do técnico em gerir o grupo justifica opção
Tubarões europeus – com rivais de Manchester e Tottenham à cabeça – preparam investida em janeiro. Varandas e companhia confiam no pacto selado com o médio no verão
Criativo de 27 anos assinalou marca de 53 assistências pelo clube de Alvalade
Comportamento dos adeptos custou caro aos leões
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Estava desempregado desde 2024
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus