O Benfica venceu os azeris do Araz Naxçivan na segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões de futsal, por 4-2, marcando confronto contra o Sporting nos quartos de final da prova.
Higor de Souza, aos 10 minutos, André Coelho, aos 29, e Pany Varela, aos 35 e 36, marcaram os golos das águias, com Luiggi Longo, aos 37, e Adalt Alakbarov, aos 40, a 'faturarem' para a equipa azeri.
Após a vitória por 9-0 em Baku, os campeões nacionais geriram a vantagem e confirmaram, com novo triunfo, a sua presença nos 'quartos' da prova, nos quais irão defrontar o rival Sporting, que eliminou na quinta-feira os gregos do AEK com um resultado agregado de 19-3 (11-0 fora e 8-3 em casa).
O dérbi de Lisboa será jogado entre 23 de fevereiro e 06 de março de 2026, com a primeira mão a ser disputada no Estádio da Luz e a segunda no reduto dos 'leões'. Com isto, é garantida a presença de um representante português na 'final four' da prova, que está agendada para Pesaro, em Itália.
O Benfica procurou mostrar a sua superioridade na primeira parte com uma pressão asfixiante que impedia o Araz de sair com a bola, mas teve dificuldade em criar oportunidades de golo. Foi apenas aos 10 minutos que o marcador mexeu, com Higor de Souza a recuperar a bola no meio-campo, correr para a baliza e tirar o guarda-redes da frente antes de marcar, trazendo um momento de festa numa primeira parte sem grandes destaques.
O segundo tempo foi em tudo semelhante ao primeiro, sem grandes oportunidades de golo, mas com eficácia ligeiramente superior.
Aos 26 minutos, Kutchy não conseguiu aproveitar a ausência de guarda-redes da baliza para fazer o segundo, nem Peleh que, no minuto seguinte, após a defesa do guardião azeri a remate de Afonso Mourinha, atirou à barra.
O Araz ficou reduzido a quatro elementos aos 28 minutos, com a expulsão por duplo amarelo de Jean Perruzo, e o Benfica aproveitou para dobrar a vantagem, com um golo de André Coelho.
Quando a formação do Azerbaijão já apostava no guarda-redes avançado, foi o Benfica que aproveitou para marcar, por intermédio de Pany Varela, por duas vezes, sendo que a resposta dos visitantes foi imediata e Luiggi Longo assinou o primeiro golo do Araz nesta eliminatória.
O Benfica poderia ter marcado o quinto golo, não fosse Arthur acertar um livre direto sem barreira em cheio no poste esquerdo da baliza de Huseynli. Mesmo em cima da 'buzina' final, foram os azeri a marcar novamente, com Adalt Alakbarov a 'fuzilar' as redes de André Correia.
A ficha do jogo
Jogo realizado no Pavilhão Fidelidade, em Lisboa.
Benfica-Araz Naxçivan, 4-2.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Higor de Souza, 10 minutos.
2-0, André Coelho, 29.
3-0, Pany Varela, 35.
4-0, Pany Varela, 36.
4-1, Luiggi Longo, 37.
4-2, Adalt Alakbarov, 40.
Equipas:
- Benfica: André Correia, Raul Moreira, Higor de Souza, Carlos Monteiro e Peleh. Jogaram ainda Léo Gugiel, Afonso Jesus, André Coelho, Arthur, Eduardo Tchuda, Pany Varela, Kuchy, Diego Nunes, Afonso Mourinha.
Treinador: Cassiano Klein.
- Araz Naxçivan: Rovshan Huseynli, Allex Resende, Jean Perruzo, Filipe Avila e Giovanni Valerio. Jogaram ainda Emin Kurdov, Gudrat Gasimzade, Ulvi Aliyev, Alex Mineiro, Adalt Alakbarov, Luiggi Longo, Carlos Bertuola.
Treinador: Evgenii Kuksevich.
Árbitros: Petar Radojcic (Sérvia) e Nicola Rabrenovic (Sérvia).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Filipe Avila (24), Jean Perruzo (24), Diego Nunes (24). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Jean Perruzo (28).
Assistência: 916 espectadores.